O Grand Canyon é considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e por isso atrai milhares durante todo o ano! Mas uma dúvida muito comum de quem quer conhecer o Grand Canyon é sobre qual é a melhor forma de chegar até ele. Portanto, nesse post vou contar como foi minha experiência e dar todas as dicas para conhecer o Grand Canyon de perto!
SOBRE O GRAND CANYON NOS EUA
O QUE É O GRAND CANYON
O Grand Canyon é um imenso desfiladeiro que fica no estado do Arizona nos Estados Unidos e que faz parte do Parque Nacional do Grand Canyon.
Sua formação data de mais de 2 bilhões de anos atrás causada pelo rio Colorado e outros afluentes. Além disso, o Canyon formado tem mais de 400 km de extensão, pode chegar até 29 km de largura e impressionantes 1,8 km de profundidade.
É sem dúvida alguma uma das grandes maravilhas naturais do mundo, fazendo jus ao seu título!
O parque foi criado em 1919 e desde então segue sendo um dos lugares mais visitados em todos os Estados Unidos.
Foi uma área muito habitada por nativos norte americanos e ainda hoje é possível encontrar comunidades nativas na região.
PORQUE CONHECER O GRAND CANYON
Eu recomendo visitar o Grand Canyon em primeiro lugar por ser uma formação única em todo o mundo. Os imensos cânions formam muralhas coloridas espalhada por quilômetros a perder de vista!
Pode ser uma atividade contemplativa ou um pouco mais aventureira, uma vez que o parque oferece vários mirantes e trilhas para o visitante.
O fundo cânion é acessível a pé, de mula ou de barco e existem outras atividades como museus, trilhas e passeios de barco.
Também é possível acampar no cânion, mas somente com autorização prévia!
QUAL É O CLIMA
Durante o verão as temperaturas no cânion são elevadas durante o dia podendo chegar a quase 30 graus Celsius. Mas durante a noite é bom estar preparado pra uma queda drástica no clima podendo chegar a 8 graus.
Já no inverno faz muito frio com temperaturas médias entre 10 positivo e 9 negativos!
Nesse período que vai de Outubro a Abril o Cânion e toda a região ficam cobertos de neve, com um visual bem diferente.
Ah, e faz bastante diferença visitar os cânions em um dia ensolarado e um dia com muitas nuvens, como dá pra ver nas fotos abaixo. A gente passou dois dias na South Rim e no primeiro estava nublado.
COMO CHEGAR NO GRAND CANYON
Nós visitamos o Grand Canyon South Rim saindo de Las Vegas, em Nevada. Alugamos um carro e dirigimos as 280 milhas que separam a capital do entretenimento adulto e uma das maravilhas da natureza!
Mas existem três lugares para acessar o Grand Canyon: South Rim, North Rim e Grand Cayon West.
Vou falar um pouco mais sobre cada um deles mais a abaixo e cada um dos lugares vai estar marcado no mapa.
GRAND CANYON SOUTH RIM
Sabe aquelas fotos fantásticas do Grand Canyon e sua imensidão? Muito provavelmente foram tiradas por quem visitou o South Rim.
Pra quem está em Las Vegas a melhor forma é ir de carro, atravessando a divisa do estado de Nevada com o Arizona e dirigindo por pouco mais de 4 horas. Como bônus, ainda dá pra conhecer a Hoover Dam.
A represa é presença frequente em filmes de Hollywood, principalmente aqueles que envolvem destruição do mundo. Por exemplo: Falha de San Andrés (2015), Transformers (2007) e Superman (1978).
Outra forma de chegar a borda sul é pelo aeroporto de Flagstaff que fica a 1h50 mais ou menos da entrada do parque e recebe voos diretos e diários de várias cidades americanas.
Pra quem vai conhecer a borda sul eu sugiro pernoitar por uma noite na cidade de Flagstaff (que fica a 1h40 do parque) ou então na pequena Tusayan (fica a 12 minutos do parque).
GRAND CANYON NORTH RIM
O acesso ao North Rim de carro por Las Vegas também leva aproximadamente 4h30 de viagem passando pelos estados de Nevada, Utah e Arizona.
Entretanto, o acesso ao Parque pelo North Rim ocorre apenas de Junho a Setembro. Ou seja, durante o resto do ano esse acesso ao parque está fechado.
Por outro lado, pra quem vai conhecer o parque pela borda norte, pode ainda incluir no roteiro o Zion National Park que fica no estado de Utah.
Tem mais informações sobre o acesso ao parque no site oficial da NPC Grand Canyon.
Pra quem vai fazer a borda sul eu sugiro ficar uma noite pela cidade de Page em Utah.
GRAND CANYON WEST
Já o acesso ao Grand Canyon West é a melhor opção pra quem pretende fazer um bate e volta de carro a partir de Las Vegas, uma vez que a viagem dura 2 horas.
Esse ainda é o acesso onde está a plataforma de vidro que é visitada por quem faz o passeio de helicóptero.
QUANTOS DICAS FICAR
Se você for conhecer a borda sul (South Rim) ou borda norte (North Rim) eu recomendo ficar pelo menos uma noite na região.
Dessa forma dá tempo de conhecer bem o parque e não sofrer com um bate volta insano de Vegas que vai consumir praticamente 10 horas do seu dia.
Mas duas noites é o ideal, principalmente na borda sul. Aí você já pode até considerar incluir uma pequena trilha por dentro do cânion ou passeio de mula.
Já pra quem vai conhecer o Grand Canyon West (que não fica dentro do parque), não há necessidade de pernoites e dá pra fazer bate e volta de Vegas.
ONDE FICAR EM SOUTH RIM
ONDE FICAR EM FLAGSTAFF
Flagstaff é uma pequena cidade de 65 mil habitantes no estado do Arizona e serve como base para quem vai visitar o Parque Nacional do Grand Canyon pela borda sul (South Rim).
Para ficar hospedado por lá tem aqueles hotéis mais simples de beira de estrada como o Aspen Flagstaff/Grand Canyon InnSuites. Pra quem prefere um pouco mais de conforto tem hotéis como o America Hotel Flagstaff.
A cidade tem uma boa estrutura, contando inclusive com outras atrações turísticas como um observatório, parque com arvorismo e parques com trilhas.
Também tem boas opções de restaurantes, um Walmart e o aeroporto com voos diretos de outras cidades americanas.
ONDE FICAR EM TUSAYAN
Nós optamos por ficar hospedados na pequena vila de Tusayan, com 300 habitantes e que fica a apenas 12 minutos do Parque Nacional.
Não tem tanta oferta de hospedagem, mas encontramos alguns hotéis como Holiday Inn e o 5 estrelas The Grand Hotel.
TUDO SOBRE O SOUTH RIM
Acesso: A entrada ao parque funciona 24 horas, 365 dias por ano. Os serviços no parque funcionam das 7 da manhã as 6 da tarde.
Valor: A entrada custa 8 USD por pessoa em veículos de até 25 pessoas. Mas fique atento ao pagamento somente com cartão de débito ou crédito!
Acessibilidade: É possível percorrer boa parte do parque de carro e em todos os principais mirantes tem estacionamentos. Dessa forma você só precisa caminhar alguns metros para chegar a um mirante.
Estrutura: A estrutura do parque é excelente, como de costume nos Estados Unidos. No Visitor Center e nos principais mirantes também tem bastante informação sobre o Grand Canyon, banheiros e alguns cafés e lanchonetes.
PASSEIO DE HELICOPTERO
Justamente por ser um dos lugares mais visitamos dos Estados Unidos, existem diversos passeios e pacotes que partem, principalmente de Las Vegas até o cânion.
O passeio de helicóptero mais tradicional sai de Vegas e vai até o West Rim. A duração do voo é de aproximadamente 20 minutos.
Mas existem outras opções, como por exemplo um passeio de helicóptero saindo de Las Vegas que desce até a base do cânion e que inclui um café da manhã/lanche e sobrevoo sobre Las Vegas, Hoover Dam e Leake Mead.
Ou então uma saída do South Rim que, além do helicóptero inclui um passeio de barco por dentro do Rio Colorado.
PASSEIOS FECHADOS PARA O GRAND CANYON
Também tem várias opções de passeios pra quem prefere conhecer os cânions por terra mas não quer ir dirigindo por conta própria.
Saindo de Las Vegas tem uma excursão de ônibus que vai até o West Rim do cânion e inclui parada em Hoover Dam. Ou então esse passeio que inclui café da manhã, almoço e a entrada no Skywalk no West Rim!
Já pra quem está em Flagstaff pode pegar essa excursão com pôr-do-sol e jantar dos cânions.
2 comments
Eu sou doido pra conhecer e visitar o Grand Canyon! Muita dica boa aqui! Abraços.
Um dos meus sonhos é conhecer o Grand Canyon. Espero faze-lo em breve. E com toda a certeza irei guardar o seu post para essa altura.