Está chegando a melhor época do ano para visitar Bonito, no Mato Grosso do Sul. Por isso, escrevemos esse post atualizado com as informações sobre o turismo durante a pandemia de Covid em Bonito. A cidade se preparou para receber os turistas com segurança, respeitando todas as regras de higiene e saúde.
SOBRE BONITO/MS DURANTE COVID-19
CORONAVÍRUS NO MATO GROSSO DO SUL
Com quase 409 mil casos confirmados e mais de 9 mil mortes (atualizado em 26/01/2022) o Mato Grosso do Sul está entre os 10 estados mais afetados pelo surto de Covid-19 (por 100 mil habitantes).
MAPA PROSSEGIR DE COVID NO MATO GROSSO DO SUL
O Estado do Mato Grosso do Sul também está trabalhando com boletim diário indicando a evolução de casos, óbitos e esquema vacinal da Covid-19.
É possível acompanhar o painel através do site oficial sobre Covid no Mato Grosso do Sul ou pelo twitter do Governo do Estado de MS.
Na última atualização, em 26/01/2022, o estado já alcançou 75% da população com esquema vacinal completo.
AEROPORTOS EM BONITO E CAMPO GRANDE
O principal aeroporto do estado em Campo Grande opera normalmente. Entretanto, só encontramos voos diretos a partir de Guarulhos e Brasília.
Por outro lado, os preços das passagens continuam convidativos. Encontramos passagens do Rio de Janeiro para Campo Grande por apenas R$429,00 em Julho.
O aeroporto de Bonito também está aberto porém com apenas um voo diário pela Azul saindo de Viracopos.
ABERTURA DE BONITO PARA O TURISMO (COVID-19)
Bonito é uma cidade de pouco mais de 21 mil habitantes e por isso teve um baixo número de casos e óbitos devido ao Covid. Foram, até o momento 4032 casos confirmados desde o início da pandemia (atualizado em 28/01/2022).
Para informações mais atualizadas confira o boletim da Prefeitura de Bonito.
O grande problema de cidades como Bonito é a concentração de turísticas nos atrativos e passeios.
Mas Bonito e o estado tem se preparado para receber turistas nesse período de pandemia. Inclusive, o estado do Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado brasileiro a receber o selo ‘Safe Travels’ criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council).
Isso significa que os atrativos estão seguindo corretamente os protocolos de biossegurança para receber os turistas e preservar a saúde de seus colaboradores.
FUNCIONAMENTO DE HOTÉIS E POUSADAS EM BONITO/MS
A rede hoteleira de Bonito está operando em capacidade reduzida tanto na disponibilidade dos quartos quanto no distanciamento de mesas nos restaurantes e cafés da manhã.
Além disso, como de costume, o uso de mascaras dentro das áreas comuns dos hotéis e pousadas é obrigatório.
O governo brasileiro desenvolveu o Selo de Turismo Responsável para premiar estabelecimentos comerciais e turísticos que seguem determinadas regras de higiene e segurança. Portanto, pesquise hospedagens em Bonito que possuam esse selo.
Dica de Viajante: Mais do que nunca é importante estar preparado para mudanças de planos em uma eventual viagem. Por isso, é fundamental procurar por hospedagens que permitam cancelamento gratuito e pagamento apenas no momento do check-in.
O QUE ESTÁ ABERTO EM BONITO/MS
Todos os atrativos estão funcionando em Bonito, alguns com capacidade reduzida. De moro geral, todos devem seguir as seguintes regras de saúde e higiene:
-
- Uso obrigatório de máscara por clientes e colaboradores em atividades não aquáticas;
- Higienização de equipamento oferecido ao cliente com álcool 70% antes e imediatamente depois do uso;
- Distanciamento de 1,5 metros quando possível durante as atividades;
- Medição de temperatura;
FLUTUAÇÕES
Todos os passeios de flutuação (Rio da Praia, Sucuri, Aquário Natural, Nascente Azul e Lagoa Misteriosa) estão funcionando normalmente.
Todos os ambientes do atrativo devem ser higienizados diariamente, assim como todos os equipamentos utilizados durante a flutuação devem ser higienizados entre as utilizações.
Lembrando que esses passeios devem ser reservados antecipadamente. Principalmente nesse momento em que a capacidade de cada atrativo está reduzida.
GRUTAS E CAVERNAS
Passeios em grutas e cavernas como a Gruta Azul e Gruta São Miguel também estão abertos. Sendo obrigatório uso de máscaras durante o passeio e dentro do possível distanciamento de 1,5 metros.
Uso de equipamentos de segurança (capacete) com touca higiênica sempre foi obrigatório.
PARQUES E TRILHAS
Parques como a Estância Mimosa, Boca da Onça, Estância Municipal estão abertos, respeitando as regras de medição de temperatura, distanciamento e higienização e equipamentos.
PISCINAS
Atividades em piscina estão vetadas por enquanto. Dessa forma, os treinamentos para as atividades de flutuação devem ser realizados no inicio da atividade.
RESTAURANTES
Bares, quiosques e restaurantes funcionando com no máximo 30% da capacidade com distância mínima de 2 metros entre as mesas. Música ao vivo segue proibida.
Dica de Viajante: Devido ao limite de capacidade, recomendo reservar antecipadamente os jantares para não perder a viagem. Alguns restaurantes como o Aipim Cozinha de Raízes são pequenos e concorridos.
COMO SE PREVENIR DURANTE A VIAGEM
Não adianta, a partir de agora vivemos em um novo mundo e temos que nos adaptar a essa realidade se queremos voltar a viajar. O mundo não será mais o mesmo mas continua firme e forte esperando para ser visitado e desbravado!
Enfim, algumas medidas de higiene são bem vindas em qualquer lugar. Seja para proteger você e a sua família, seja em respeito as demais pessoas ao seu redor.
Algumas delas são:
-
- usar máscara sempre que estiver em um local público ou quando o estabelecimento exigir;
- lavar as mãos com água e sabão com frequência ou então usar álcool gel;
- não compartilhar objetos pessoais;
- se estiver sem máscara, cobrir o nariz e a boca em caso de tosse ou espirro;
- se estiver com sintomas de gripe ou Covid, evite sair de casa e aglomerações;
SEGURO VIAGEM NACIONAL
Fundamental em viagens internacionais, o seguro viagem passou a ser importante também para viagens nacionais, uma vez que muitos planos de saúde tem cobertura regional.
O Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem. Para melhorar ainda mais temos um cupom de 5% de desconto usando o código MAPADEVIAJANTE5.
QUANDO IR E O QUE FAZER EM BONITO
Os meses de Maio a Setembro são a melhor época para visitar Bonito!
Confira nossos posts com dicas para organizar sua viagem para Bonito, sobre as flutuações, a Gruta do Lago Azul e sobre o rapel no Abismo Anhumas.
E também temos um roteiro completo de 7 dias por Bonito com todas as informações dos passeios!
CONCLUSÃO: VIAJAR OU NÃO VIAJAR PARA BONITO/MS
Apesar do novo pico de casos de Covid-19 causados pela nova variante parece que a gravidade dos sintomas está cada vez menor.
Com isso, e com o avanço da vacinação, a tendência é que o ano de 2022 seja um ano de retomada do turismo. Principalmente para viagens nacionais.
Para aqueles que ainda preferem manter certo isolamento, recomendamos escolher destinos com foco no ecoturismo.
Isso porque destinos assim, como Bonito, trabalham com grupos menores, com atividades em lugares abertos e ventilados e com possibilidade de distanciamento social.
PLANILHA DE GASTOS DE VIAGEM PARA BONITO/MS
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar.
Por isso, estamos compartilhando uma planilha com os gastos da nossa viagem para Bonito! Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos do nosso roteiro de 7 dias!
Gostou do nosso post sobre o turismo em Bonito durante o Covid? Então deixa sua mensagem nos comentários aí embaixo e segue o Mapa de Viajante nas redes sociais.