O Cânion Malacara fica no Parque Nacional das Serras Gerais. Fizemos a trilha por dentro do cânion, passando pelas piscinas naturais e conhecendo os paredões formados pelo rio!
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE POST
COMO CHEGAR NO CÂNION MALACARA
O Cânion do Malacara fica pertinho da cidade de Praia Grande em Santa Catarina.
São aproximadamente 1h30 de carro pra quem quiser fazer um bate e volta de Cambará do Sul e 55 minutos pra quem estiver na cidade de Torres.
Infelizmente a condição da RS-247 que leva de Cambará até Praia Grande é péssima! Boa parte da estrada é de chão esburacado e sem nenhuma sinalização. É uma aventura dirigir pela estrada principalmente em dias de neblina forte e serração.
Atualização em 01/12/2021: Desde Setembro de 2021 a Urbia Cânions Verdes passou a cobrar pela entrada no Parque Nacional Aparados da Serra, que compreende os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho e a trilha do Rio do Boi. A trilha do Cânion Malacara fica fora da área de responsabilidade da Urbia e portanto segue sendo de acesso gratuito.
QUANDO IR E O CLIMA NO CÂNION MALACARA
O acesso ao Cânion do Malacara está aberto o ano todo.
Durante o verão, o clima é mais quente com temperaturas que variam entre 20º e 30º. Mas nessa época a umidade é maior, assim como as nuvens, neblina e chuvas. É a melhor época para quem quer curtir as cachoeiras e a água gelada do rio!
Já no inverno as temperaturas caem e ficam entre 9º e 19º em média. Mas a chance de encontrar um dia ensolarado e sem nuvens é maior.
É muito comum a ocorrência de neblina e cerração na região dos cânions. Principalmente durante o verão, quando a umidade é mais alta. Mas muitas vezes essa neblina é passageira e pode ir e vir várias vezes ao dia.
A TRILHA DO CÂNION MALACARA
De fato a trilha do cânion Malacara é uma das mais procuradas em Praia Grande, ficando atrás apenas da Trilha do Rio do Boi!
É possível fazer a trilha por conta própria mas nós recomendamos contratar um guia. Nós fizemos a trilha com a Daniela (@dani_guia_canyons), guia experiente da região, que nos levou pelos 3,5 km da trilha, passando pelos mirantes e piscinas naturais do cânion.
O percurso é bem tranquilo, mas foi necessário usar as caneleiras para proteção. As travessias pelo rio são bem tranquilas. Durante o verão, quando o rio está com o fluxo mais alto, não tem como passar sem se molhar.
Porém se fizer a trilha no inverno dá pra completar o percurso sem molhar os pés.
O mais importante é utilizar calçados confortáveis e firmes para não escorregar.
Apesar de estar bem quente, o dia estava nublado e chegamos a pegar chuva em uma parte do percurso. São duas paradas para banho no rio. A água é gelada, mas a trilha aquece o corpo e ajuda a tomar coragem pra entrar.
Sem dúvida é uma trilha mais tranquila que a do Rio do Boi. Levamos em torno de 3 horas pra completar o percurso num ritmo bem tranquilo.
Recomendo bastante essa trilha pra qualquer um que visitar Praia Grande e principalmente para aqueles que não quiserem fazer a do Rio do Boi.
RESUMO TRILHA PELO CÂNION MALACARA
-
- Horário: Saídas na parte da manhã e da tarde (dura umas 3 horas);
- Valores: R$ 75,00 a contratação da guia + R$ 10,00 estacionamento;
- O que levar: protetor solar, chapéu/boné, repelente, capa de chuva e lanche;
- Dica de Viajante: use calçados confortáveis e firmes para não escorregar;
ROTEIRO POR CAMBARÁ DO SUL/RS E PRAIA GRANDE/SC
Essa trilha pelo Cânion de Malacara fez parte do nosso roteiro pelas cidades de Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul.
Passamos pelos Parques Nacional do Aparados da Serra e da Serra Geral, com direito a trilhas por dentro dos cânions, cachoeiras, passeio a cavalo e voo de balão.
Para saber mais é só conferir esse post completo com o nosso roteiro pela região dos cânions.