Visitamos os templos de Ayutthaya na Tailândia, os fascinantes pontos turísticos históricos e religiosos que já foram parte do Reino de Ayutthaya! Ayutthaya é uma cidade rica em cultura e história, e é famosa por seus templos antigos da antiga capital. Confira nesse post todas as dicas para conhecer a cidade de Ayutthaya na Tailândia!
SOBRE OS TEMPLOS DE AYUTTHAYA
PORQUE VISITAR OS TEMPLOS DE AYUTTHAYA
Existem várias razões para visitar os templos de Ayutthaya na Tailândia. Para começar, esses templos antigos são um testemunho da grandeza e riqueza cultural da cidade durante o Reino de Ayutthaya.
Apesar de estarem em condições piores que os templos de Bangkok, cada templo de Ayutthaya possui uma história única e arquitetura impressionante.
Com a visita, também é possível aprender mais sobre a religião budista. Além disso, o passeio serve como um complemento histórico dos eventos que levaram a queda da cidade e posterior transferência da capital para Bangkok.
SOBRE A CIDADE DE AYUTTHAYA
A cidade de Ayutthaya, localizada na Tailândia, foi fundada no ano de 1350 pelo Rei U-Thong. Durante os quatro séculos seguintes, Ayutthaya tornou-se um dos centros culturais e comerciais mais importantes do sudeste asiático, governando um vasto território que abrangia a maior parte da Tailândia moderna, bem como partes do Laos, Birmânia e Camboja.
Durante este período, a cidade cresceu, construindo um grande número de templos, palácios, mosteiros e fortificações que testemunham a grandeza e riqueza cultural da época.
No entanto, em 1767, a cidade foi invadida e saqueada pelos birmaneses, levando à queda do Reino de Ayutthaya e um período de declínio e destruição.
Roteiro de 100 dias pela Ásia: Lembrando que esse post faz parte da nossa viagem de 100 dias pela Ásia e de quase um mês pela Tailândia!
GUIA DE VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
O Guia de Viagem do Mapa de Viajante para a Tailândia vai te ajudar a organizar a sua viagem por completo.
O Guia tem mostra de forma detalhada o que fazer nos principais destinos no país, com sugestões de roteiro para diferentes durações. Além disso, o guia dá dicas sobre quando ir, como se comunicar, levar dinheiro, como se deslocar e muito mais!
OS PRINCIPAIS TEMPLOS DE AYUTTHAYA
Originalmente, haviam mais de 400 templos em Ayutthaya, durante o período em que a cidade era a capital do reino. No entanto, muitos deles foram destruídos durante a invasão do exército birmanês em 1767.
Hoje, existem cerca de 20 templos e ruínas importantes que foram parcialmente restaurados e estão abertos para visitação. Alguns dos principais templos em Ayutthaya são:
-
- Wat Mahathat
- Wat Phra Si Sanphet
- The Old Royal Palace
- Wat Ratchaburana
- Wat Chaiwatthanaram
- Wat Yai Chai Mongkhon
- Wat Phra Ram
- Wat Lokayasutharam (Buddha Sai Yat)
- Wat Na Phra Meru
Nós visitamos os templos em negrito com um passeio de ida e volta saindo de Bangkok, mas também é possível visitar os templos por conta própria.
WAT CHAIWATTHANARAM
O Wat Chaiwatthanaram foi nossa primeira parada e é um dos templos mais imponentes e bem preservados de Ayutthaya. Foi construído no século XVII pelo rei Prasat Thong para homenagear sua mãe, a rainha Srisuriyenthirat, e é considerado um exemplo notável da arquitetura Khmer.
O templo está localizado em uma área isolada ao longo do rio e é cercado por jardins. A atmosfera do templo é incrivelmente serena e tranquila, tornando-o um local popular para meditação e contemplação.
O horário de funcionamento do Wat Chaiwatthanaram é das 8h às 18h todos os dias. O valor do ingresso é de 50 bahts tailandeses (equivalente a cerca de R$ 8,00) por pessoa para visitar o templo OU 220 bahts para acessar todo o Parque Histórico de Ayutthaya.
O ingresso ao parque também dá acesso a outros templos e atrações em Ayutthaya, então é uma excelente maneira de economizar dinheiro e aproveitar ao máximo a sua visita à cidade.
WAT PHRA SI SANPHET
O Wat Phra Si Sanphet é um templo icônico em Ayutthaya que foi construído no século XV como parte do Palácio Real, e foi usado para realizar cerimônias religiosas e funerárias.
O templo é famoso por suas três chedis imponentes, que abrigavam as cinzas de três reis antigos. O Wat Phra Si Sanphet é considerado um dos mais importantes e sagrados templos budistas em Ayutthaya e é frequentemente visitado por turistas de todo o mundo.
O horário de funcionamento do Wat Phra Si Sanphet é das 8h às 18h todos os dias.
O complexo também conta com um Buddha gigante dentro de um templo restaurado.
WAT LOKAYASUTHARAM
O Wat Lokaayasutharam é uma atração única em Ayutthaya que apresenta a gigantesca estátua reclinada do Buda. A estátua mede cerca de 37 metros de comprimento e é considerada uma das maiores estátuas de Buda do mundo.
A estátua do Buddha é a atração principal do templo, já que o templo em si está bastante deteriorado.
O horário de funcionamento do Lokaayasutharam é das 8h às 18h todos os dias e a entrada nesse templo é gratuita. Na nossa visita encontramos tailandeses rezando e fazendo oferendas ao Buddha.
WAT MAHATHAT
O Wat Mahathat é um complexo de templos muito conhecido por abrigar a icônica cabeça de Buda enraizada em uma árvore. Foi construído durante o reinado do rei Borommaracha I no século XIV e é considerado um dos templos mais importantes da cidade.
Acredita-se que a cabeça de Buda tenha sido colocada na árvore durante a queda do Reino de Ayutthaya em 1767, quando a cidade foi invadida pelo exército birmanês. Além da famosa cabeça de Buda, o Wat Mahathat abriga muitos outros tesouros, incluindo uma grande estupa, vários prangs (torres) e muitas estátuas de Buda.
O horário de funcionamento do Wat Mahathat em Ayutthaya é das 8h às 18h todos os dias e o templo faz parte do Parque Histórico de Ayutthaya.
TERMOS UTILIZADOS NOS TEMPLOS BUDISTAS
Durante as visitas ao templos nos deparamos com termos repetidos a respeito das estruturas e da histórica dos templos budistas. Para ajudar, seguem alguns termos mais utilizados:
-
- Wat: Templo budista
- Buddha: Buda
- Phra: Referência sagrada ou título honorífico
- Chedi ou Stupa: Torre de relíquias budistas
- Prang: Torres em estilo Khmer
- Ubosot: Salão principal do templo
- Sala: Salão de reuniões
- Viharn/Wihan: Salão de orações
- Phra Ubosot: Salão principal onde se realizam as cerimônias de ordenação de monges
- Bot ou Ho Trai: Biblioteca de manuscritos budistas
- Mondop: Estrutura de mármore onde se guarda os manuscritos
COMO CHEGAR EM AYUTTHAYA
Existem diversas formas de visitar a cidade e os templos de Ayutthaya, sendo que cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
POR CONTA PRÓPRIA
Visitar os templos por conta própria tem como grande vantagem a flexibilidade de horário tanto na saída de Bangkok quanto na duração da visita em cada templo. Além disso, é possível escolher quais templos visitar.
Por outro lado, indo por conta própria você não vai ter as explicações que um guia pode oferecer. Nesse caso, pode tentar contratar um guia na entrada dos templos mas a qualidade e nível de inglês do guia pode não ser tão bom.
Além disso, você deve considerar o templo e custo de deslocamento entre os templos. Muitos são próximos uns dos outros mas alguns como o Chaiwatthanaram por exemplo são mais distantes.
-
- Trem: Pegue um trem na Estação de Trem de Hua Lamphong (Estação de trem de Bangkok). Os trens partem regularmente ao longo do dia e a viagem dura cerca de 1h a 1h30, dependendo do tipo de trem. Os bilhetes podem ser comprados na estação ou online no 12 Go Asia.
- Ônibus: Existem vários ônibus que partem regularmente da Estação de Ônibus do Norte de Bangkok para Ayutthaya. A viagem leva cerca de 1,5 a 2 horas, dependendo do tráfego.
- Minivan: As minivans são uma opção mais rápida e conveniente para chegar a Ayutthaya. Eles partem regularmente de vários pontos em Bangkok, incluindo a Estação de Ônibus de Mo Chit e o Victory Monument. A viagem leva cerca de 1,5 horas e os bilhetes podem ser comprados no local.
- Táxi ou Grab: Sem dúvida a opção mais confortável e também a mais cara. Você também pode contratar um táxi ou baixar o aplicativo Grab que é o app de transporte mais utilizado na Tailândia. Nesse caso é bom combinar também o horário de retorno para não passar perrengue na volta!
TOURS ATÉ OS TEMPLOS DE AYUTTHAYA
Nós optados por contratar o passeio com guia e transporte saindo de Bangkok. Para esse tipo de passeio entendemos que valia muita a pena contar com o guia, transporte e refeição tudo incluído.
Algumas vantagens de contratar um passeio guiado para esse tipo de atividade:
-
- Conhecimento: Um guia turístico local pode fornecer informações detalhadas e interessantes sobre cada templo, desde a história e a arquitetura até as práticas religiosas e culturais associadas.
- Translado mais confortável: Sem dúvida que o trajeto de uma hora entre Bangkok e Ayutthaya fica mais confortável em uma van do que de trem ou minivan.
- Compreensão cultural: Um guia pode ajudá-lo a entender melhor a cultura tailandesa e as práticas religiosas associadas aos templos. Eles podem explicar a etiqueta e as tradições que você deve seguir ao visitar os templos, bem como responder a quaisquer perguntas que você possa ter.
- Personalização da visita: Em alguns casos o guia pode adaptar sua visita de acordo com seus interesses e necessidades individuais.
Nós reservamos o passeio pelo site da GetYourGuide, que incluía o transporte (van com ar condicionado), ingressos, guia e almoço (simples em um restaurante local). Pelo site é possível escolher se prefere incluir um pick-up no hotel, ir até um ponto de encontro ou até mesmo por um passeio privativo.
Outra vantagem de reservar os passeios online é ter a opção de cancelamento grátis até 24 horas antes da atividade.
Dica de Viajante: Geralmente optamos pelo pick-up no hotel quase de forma automática. Porém, em grandes cidades como Bangkok é importante considerar o tempo de deslocamento da van para buscar todos os passageiros nos hotéis. As vezes, faz mais sentido ir até o ponto de encontro ou agência e sair direto de lá.
EXCURSÃO TEMPLOS E MERCADO FLUTUANTE EM AYUTTHAYA
Uma das atrações mais famosas de Bangkok são os vários Mercados Flutuantes espalhados pela capital e redondezas. Existem vários mercados flutuantes e muitas vezes é difícil escolher qual melhor.
Para quem não tem muito tempo na cidade e quer aproveitar ao máximo a visita a Ayutthaya, pode aproveitar e combinar a ida aos templos com o Mercado Flutuante de Ayutthaya.
Nesse roteiro são visitados 3 templos e o Marcado Flutuante, incluindo o transporte, guia e ingressos (almoço não está incluso).
Dica de Viajante: Ayutthaya possui dezenas de templos e o roteiro das agências pode mudar (datas comemorativas, reformas, dias de funcionamento). Portanto, se você quer muito conhecer um templo específico eu recomendo confirmar na descrição do passeio e depois direto com a agência quais templos serão visitados.
Também é importante lembrar de se preparar para o clima quente e úmido da Tailândia, além de levar roupas apropriadas para visitar templos (ombros e joelhos devem estar cobertos).
No mapa estão os principais pontos de interesse do roteiro que fizemos por Bangkok incluindo os templos de Ayutthaya.
Você pode salvar o mapa no seu celular clicando no ícone do lado direito superior do mapa.
REGRAS DE CONDUTA PARA VISITAR OS TEMPLOS
Na Tailândia existe um respeito muito grande para com o budismo e os templos espalhados pelo país. Por isso, existem algumas regras e cuidados que devemos ficar atentos ao visitar os templos.
Aqui estão algumas dicas e regras para visitar templos na Tailândia:
-
- Vista-se de forma adequada e respeitosa, cobrindo os ombros e as pernas. Para os homens uma bermuda que cubra parte dos joelhos é suficiente.
- Tire os sapatos antes de entrar em uma área sagrada do templo.
- Não toque em nenhuma estátua ou objeto sagrado sem permissão.
- Fale em um tom de voz baixo e evite fazer barulho.
- Respeite os monges e não faça contato físico com eles, especialmente se você é mulher.
- Não use um flash ao tirar fotos dentro de áreas sagradas do templo.
- Seja respeitoso e siga as regras do templo para garantir uma visita agradável e sem problemas.