A pandemia de Covid-19 segue afetando os planos e viagens de muita gente. Nesse post vamos manter atualizadas as políticas de cancelamento de hotel e hospedagens para os principais portais de reserva.
AIRBNB
Modificou sua política de cancelamento para reservas feita antes de 14 de Março. Permitindo o cancelamento sem custo tanto pelo cliente quanto pelo anfitrião. Em alguns casos, entretanto, serão oferecidos créditos para viagem futura.
Os hóspedes que cancelarem terão uma ampla gama de opções de cancelamento e reembolso. Os anfitriões poderão cancelar sem custos ou impacto ao seu status de Superhost.
O Airbnb reembolsará ou emitirá créditos de viagem — que incluirão todas as taxas de serviço — para os cancelamentos cobertos. Para cancelar de acordo com a política, você terá que comprovar os fatos e/ou fornecer documentos que comprovem sua causa de força maior.
Reservas feitas até 14 de março de 2020
Reservas de acomodações e experiências do Airbnb feitas até 14 de março de 2020, com data de check-in entre 14 de março de 2020 e 31 de maio de 2020, podem ser canceladas antes do check-in.
Isso significa que os hóspedes que cancelarem terão a opção de receber um reembolso integral ou créditos de viagem. Os anfitriões poderão cancelar sem custos e sem afetar seu status de Superhost, e o Airbnb reembolsará ou emitirá créditos de viagem que incluirão todas as taxas de serviço.
Reservas feitas após 14 de março de 2020
As reservas de acomodações e experiências do Airbnb feitas após 14 de março de 2020 não serão cobertas por nossa Política de Causas de Força Maior, exceto se o hóspede ou anfitrião estiver doente com a COVID-19 no momento.
Para mais informações consulte a política completa no site do AirBnb.
HOTEIS.COM
O Hoteis.com tem atualizado sua politica de cancelamento de hotel conforme a evolução da pandemia. Atualmente, os casos estão sendo resolvidos pontualmente, conforme a necessidade de cada cliente.
Se você decidir cancelar, poderá receber um reembolso integral. Em outros casos, um voucher para ser utilizado em uma nova reserva na mesma acomodação.
Não é preciso ligar para a Hoteis.com. Mas você precisa cancelar a sua reserva até 24 horas antes do check-in para ter direito às opções acima.
Confira a política completa do Hoteis.com para hospedagem durante a pandemia.
BOOKING.COM
O Booking modificou sua política de reservas. Sendo assim, a partir de Abril de 2020, a política de cancelamento escolhida será válida, independentemente do Coronavírus.
Ou seja, se o cliente optar por uma reserva sem cancelamento grátis, essa será válida mesmo em casos de lockdown ou impedimento da viagem por conta da pandemia.
O único canal de comunicação é através do Booking Assistance ou Central de Ajuda.
Em alguns casos eles informam um número de telefone do Reino Unido para contato mas também o atendimento, além de ser feito em inglês, também segue a política de cancelamento normal.
A alternativa portanto, é entrar em contato com a hospedagem e negociar diretamente com eles a alteração de reserva ou cancelamento com reembolso.
DECOLAR
A princípio a Decolar não estão trabalhando com nenhum política de cancelamento diferenciada em casos de cancelamentos devido a pandemia.
Consulte as políticas específicas para cancelamento ou remarcação de hotel, passagem aérea e pacote de viagem no site oficial da Decolar.
É possível solicitar a alteração ou cancelamento da sua reserva pelo site da Decolar. Estão recomendando esperar até 3 dias antes da reserva para fazer alteração e cancelamento mas é possível fazer alterações diretamente pelo site indo na opção Minhas Viagens.
Como altero ou cancelo meu hotel, atração ou carro?
Para alterar ou cancelar, entre em Minhas Viagens com o e-mail usado para realizar a sua compra, clique em “Administrar viagem” e escolha as opções de alteração ou cancelamento.
Lembre-se de que a flexibilidade de cada pedido de alteração ou cancelamento dependerá das políticas da hospedagem, locadora ou provedor de atrações.
Recomendamos fazer o pedido de alteração da sua reserva apenas quando faltarem 24h para o check-in, pois as opções podem mudar.
Saiba mais consulte a página com todas as informações relacionada a alteração e cancelamento de reservas de hotel durante esse período de pandemia.