Confira as últimas informações e atualizações das companhias aéreas brasileiras sobre alteração, remarcação e cancelamento de passagem aérea durante esse período de pandemia de Covid-19!
REGRAS PARA REMARCAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA
IMPACTO DO CORONAVÍRUS NO BRASIL
Passados quase 2 anos do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, o setor aérea começa a retomar os níveis pré-pandemia em quantidade de voos e rotas.
Atualmente, a maioria das rotas nacionais já foram reestabelecidas. Mas ainda assim, imprevistos e alterações podem ocorrer.
Depois de um período inicial de caos, as principais empresas que voam no Brasil, LATAM, GOL e AZUL, passaram a oferecer possibilidades de cancelamento e remarcação de passagens aéreas.
Porém, a lei que permitia a flexibilização sem custo para o passageiro venceu no último dia 31 de Dezembro de 2021.
Abaixo, segue o posicionamento (atualizado em 06/01/22) das principais companhias aéreas brasileiras para remarcação de voos nacionais e internacionais.
REGRAS DE REMARCAÇÃO PELA LATAM
A LATAM é a companhia aérea que ofereceu as melhores opções de remarcação, desde o início da pandemia e até 31/12/2021 oferecia passagens com remarcação flexível gratuita.
Porém, a partir de 2022, caso o passageiro deseje alterar a data da viagem, deverá consultar as condições de remarcações e reembolsos de cada passagem, que podem incluir multas e diferenças tarifárias.
A boa notícia é a facilidade para realizar as alterações, já que é possível remarcar ou solicitar reembolso através do site da LATAM (Minhas Viagens).
Consulte todas as regras detalhadas das políticas da Latam no site oficial.
VOOS CANCELADOS PELA LATAM
Se você teve um voo a cancelado ou reprogramado pela Latam a sua passagem ficará em aberto para alterações sem custo. Por isso, você não precisa ter uma nova data definida de imediato.
Você poderá alterar a data do seu voo (apenas uma vez sem multa ou pagamento pela diferença de tarifa) ou mudar o destino, mas terá que pagar a diferença de tarifa, se ela existir.
Ou então, solicitar um reembolso, recebendo assim um Travel Voucher para uso futuro. Caso não use o voucher, você será reembolsado em até 12 meses (conforme a legislação brasileira determinou).
PASSAGEIRO DIAGNOSTICADO COM COVID-19
Por fim, se o passageiro tem viagem marcada mas foi diagnosticado com Covid, deverá entrar em contato com a Latam munido de atestado médico ou teste PCR positivo. Assim, a viagem deverá ser remarcada para pelo menos 14 dias depois do teste.
REMARCAÇÃO DE VOOS PELA GOL
Desde o primeiro semestre de 2021 que a GOL não oferece opção de remarcação gratuita para os passageiros. Sua política de isenção incluía apenas em caso de cancelamento ou remarcação pela companhia aérea.
Assim, tanto para voos nacionais como internacionais há custo para remarcação, dependendo da tarifa escolhida na hora da compra da passagem.
A GOL também tirou do ar a página com regras específicas para cancelamentos devido a Covid-19. Dando a entender, portanto, que a partir de agora a política de remarcação e cancelamento voltam a normalidade.
O cliente ainda poderá optar pelos créditos, ao invés do reembolso. Entretanto, essa escolhe não impedirá a cobrança das taxas e multas, como ocorreu até final de 2021.
REITINERAÇÃO
A GOL também permite realizar a mudança de rota de alguns passagens, podendo haver cobrança de diferença tarifária. É uma excelente opção para quem tinha voo marcado para um destino que ainda não está recebendo turistas.
Confira todas as informações no site oficial da Gol.
REMARCAÇÃO DE VOOS PELA AZUL
Sem dúvida a Azul é tem sido a companhia aérea com a política de remarcação mais inflexível. Foi a única das aéreas brasileiras a não oferecer remarcação sem custo de voos durante a pandemia.
Sendo assim, as regras abaixo valem apenas para voos que sofreram alteração pela própria Azul.
Alterações: alterar a data do voo uma única vez, sem qualquer custo (sem taxa, tampouco diferença tarifária);
Crédito: solicitar que o valor pago seja mantido como crédito, o qual será processado sem qualquer custo. Assim, o crédito será válido no período de 18 meses a partir da data de solicitação, para futuras compras;
Pedido de Reembolso: solicitar reembolso da tarifa, o qual será processado de forma integral e realizado em até 7 dias pela companhia aérea;
Para alterações por conta do passageiro, incidem as multas normais da tarifa contratada.
REMARCAÇÃO EM CASO DE TESTE POSITIVO DE COVID-19
Além disso, a AZUL também está aceitando a remarcação e cancelamento de passagens em casos especiais, caso o passageiro esteja com suspeita ou confirmação de Covid-19.
Nesse caso é preciso enviar o atestado ou resultado do exame e preencher um formulário, conforme orientação do site oficial da Azul.
REEMBOLSO DE PASSAGEM CANCELADA
Em 19 de Março de 2020 o Governo Federal publicou uma medida provisória nº 925 estabelecendo regras para alteração, remarcação e cancelamento de passagens durante a pandemia com validade até 31/12/2021.
Com o fim dessa medida, voltam a valer as regras da lei nº 14.174/2021, sendo que as principais mudanças são:
-
- Cobrança de multa em caso de remarcação e cancelamento por parte do cliente;
- Opção por créditos não isentam pagamento de multas;
- Créditos não poderão ser usados por terceiros;
- Reembolso pela companhia aérea passa a ocorrer em até 7 dias e não mais até 12 meses;
- Não haverá mais correção monetária pelo INPC em caso de reembolso;
RESTRIÇÃO VIAGEM INTERNACIONAL
Se viajar dentro do Brasil já está complicado, imagina pra fora?
Confira esse post falando sobre as condições das fronteiras dos países com o Brasil.
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4 comments
Boa noite!estou com viagem marcada pra 17 de junho ,será minha primeira viagem com meu esposo a gramado pode nos informar o que está aberto ,será que vale a pena ? Melhor comprar ingresso pelo site ou no local,coisas do tipo.
oi Érica boa tarde!
Atualmente praticamente todas as atrações estão abertas em Gramado e Canela. Mas eu sugiro que você só reserve passeios que tem reembolso integral em caso de desistência ou cancelamento gratuito até pelo menos 48 horas antes da viagem. As atrações mais concorridas geralmente são passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, Snowland, SkyGlass em Canela.
Abs!
Felipe
Eu comprei um.passagem em abril 2020 mas a pandemia nao permitiu a viagem. Ja solicitei o.reembolso mas ate agora nao recebi nada nem atenção da Azul. Nenhuma satisfação. Espero receber ate mes q vem. Se nao vou ter q processar
oi Edna! Que pena!
Olha só, a companhia aérea tem que realizar o reembolso até 12 meses da DATA DA SOLICITAÇÃO, e não necessariamente da data do voo. Você tem algum protocolo do reembolso?
Eu recomendo você fazer uma reclamação no site Reclame Aqui e também no Twitter. Sim, no Twitter! Por incrivel que pareça é onde eu consigo e retorno mais rápido e eficiente de várias empresas. Além disso, voce pode considerar utilizar esse valor para emitir outra passagem. Eu fiz isso com a Azul. Eu tinha um voo cancelado pro Rio que ja tinha solicitado o reembolso, mas liguei no 0800 deles e pedi pra transformar em crédito e emiti uma passagem pra Fernando de Noronha.
Depois conta se conseguiu resolver! Boa sorte!
Abs, Felipe