Pretende viajar em um cruzeiro? Então dá uma olhada nessa nossa lista com 31 dicas da nossa viagem com a Costa Cruzeiro! Tudo aquilo que você precisa se preocupar antes, durante e ao final da viagem para ter uma experiência espetacular a bordo de um navio cruzeiro.
RESUMO DAS DICAS PARA VIAGEM DE CRUZEIRO
AO RESERVAR O CRUZEIRO
- Pesquise o navio que tenha o seu perfil. Cada companhia e navio tem uma estrutura e proposta diferente para atender um público específico. Pesquise aquele que mais se enquadra no tipo de viagem que deseja fazer.
- Também pesquise o roteiro e destino que mais lhe agrade. Certamente as praias do litoral brasileiro e caribe são os destinos mais comuns. Mas existem dezenas de opções no Brasil e no mundo. Cada roteiro apresenta uma infinidade de lugares e atividades diferentes.
- Leia outros blogs e sites de viagem além do Mapa de Viajante! Sem problemas, não vou ficar com ciúmes! 🙂
- Escolha os serviços que considera indispensáveis na viagem. Escolha entre cabines com varanda, pacotes de bebidas, jantares e excursões. Ou seja, contrate aquilo que considera essencial para sua viagem e deixe o resto para reservar na hora.
- Reserve o restaurante e o turno do seu jantar. Além disso, leve em consideração as atividades que você pretende fazer durante o dia ou noite para escolher o melhor horário.
- Se possível, escolha cabines em decks mais próximos ao nível do mar. Isso porque a sensação do balanço do navio é menor nesses andares.
ANTES DA VIAGEM
- Ative o seu cartão de crédito internacional. Mas também saque dinheiro em espécie (principalmente se vai viajar para diversos países). Isso porque em algumas cidades de parada pode ser difícil pagar com cartão.
- Imprima a reserva e os vouchers de identificação das malas. Além disso, se disponível pela sua companhia, faça um check-in online prévio, economizando tempo no embarque.
- Pesquise se o seu destino exige vacina contra febre amarela. Agora o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pode ser emitido online através do site servicos.gov.br. Mas antes você precisa se vacinar em um posto de saúde.
- Confira se você precisa de visto para algum dos pontos de parada. Principalmente se o seu roteiro passar por diversos países.
- Previna-se contra um possível enjoo e leve uma cartela de remédio (só pra garantir).
- Contrate um seguro viagem. Nunca queremos usar mas é extremamente necessário e garante uma viagem tranquila. Além disso, hoje em dia, muitos seguros oferecem serviços adicionais ao seguro saúde. Como por exemplo seguro bagagem, cancelamento em caso de morte de parentes, etc. Para contratar um seguro viagem clique aqui.
- Consulte a previsão do tempo.
- Consulte a sua reserva para relembrar tudo aquilo que está incluído. É possível alterar e incluir serviços até alguns dias antes do embarque.
O QUE LEVAR NA MALA
- Roupas adequadas para o clima e destino.
- Roupas adequadas para os jantares. Mas não esqueça de consultar se o seu navio terá o jantar da noite do comandante. E leve a roupa que achar mais adequada.
- Protetor solar, repelente e óculos de sol.
- Câmeras, celulares, drones e seus devidos carregadores.
- Adaptador para tomara três pinos. Não espere encontrar uma tomada de três pinos no navio, pois essa exclusividade é nossa, brasileiros, e ninguém no mundo tira!
NO DIA DO EMBARQUE
- Não esqueça do seu documento! Para viagens no Brasil o RG ou carteira de motorista. Países do Mercosul o RG ou passaporte válido e para demais países somente o passaporte válido.
- Chegue cedo ao embarque. Quando antes embarcar mais terá para conhecer e aproveitar o navio.
- Despache a sua mala no terminal de bagagem. Apesar de não ser muito divulgado existe um limite de 90 quilos para bagagem despachada. Mas acredito que não deve ser um problema! 🙂 Lacre a mala com um cadeado.
- Leve uma mala de mão com eletrônicos e uma muda de roupa. Isso porque a sua mala despachada pode demorar um pouco para chegar no quarto.
- Não perca a saída do navio do pier/porto. Suba até um deck externo, brinde, comemore, tire fotos! Você merece!
A BORDO DO NAVIO
- Confira a programação diária deixada na sua cabine. Alguns navios tem um aplicativo com a programação. Escolha as atividades que mais te agradam e divirta-se.
- Pegue o mapa e desbrave o navio. Reserve as primeiras horas a bordo para conhecer o navio. As vezes alguns lugares passam despercebidos pois não estão no caminho do quarto para a piscina ou restaurante.
- Procure o atendimento do navio para cadastrar o seu cartão de crédito ao cartão do navio. Assim, no dia do desembarque, não precisa se preocupara com filas para pagamento.
- Se ainda não fez, escolha as excursões que vai fazer nos portos de parada ou faça passeios por conta própria (confira aqui nossa opinião sobre se vale a pena fazer as excursões oferecidas no navio).
NO DIA DO DESEMBARQUE
- Na noite anterior deixe a sua mala no corredor. A mala será recolhida e você irá retirá-la na área de desembarque. Mas não se esqueça de guardar uma roupa para o dia do desembarque. Ninguém quer acordar de pijama no dia seguinte e descobrir que despachou toda a bagagem na noite anterior.
- Na última noite você receberá no seu quarto as despesas e consumos realizados durante o cruzeiro. Se não vinculou seu cartão de crédito ao cartão do navio, procure o local para efetuar o pagamento das despesas.
- Confira qual o seu grupo de desembarque e qual horário está previsto. Mas não tenha pressa. Nesse caso o último a desembarcar aproveita mais o navio.
Se gostou desse post então marca o Mapa de Viajante nos seus favoritos, nos siga e compartilhe das redes sociais e até uma próxima viagem.