Nesse post vamos dar todas as dicas de viagem para quem quer organizar uma viagem para as Filipinas, no Sudeste Asiático. Também vamos mostrar o nosso roteiro do que fazer nas Filipinas, passando pelas cidades de Moalboal, El Nido, Coron e Siargao.
DICAS E ROTEIRO PARA AS FILIPINAS
PORQUE CONHECER AS FILIPINAS
As Filipinas são um pais composto por mais de 7 mil ilhas e que fica a leste no Mar da China.
Justamente por sua geografia tão peculiar que as Filipinas é um famoso destino turístico para quem curte praias paradisíacas, passeios de barco e muita fauna e flora marinha.
De fato, o que encontramos nas Filipinas foi algo surreal. Apesar de alguns destinos, como a ilha de Palawan, já contarem com muitos turistas e barcos lotados, ainda é possível explorar praias paradisíacas desertas e com natureza intocável.
Organizar uma viagem pelas Filipinas pode parecer uma tarefa complicado. Em primeiro lugar pela dificuldade logística para se deslocar entre as ilhas. E em segundo lugar para escolher dentre as diversas ilhas para conhecer.
Mas fique tranquilo, pois nesse post vamos explicar tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem inesquecível pelas Filipinas.
Nós visitamos as Filipinas durante a nossa viagem de mais de 100 dias pela Ásia! O país foi o quinto país da lista depois de passarmos pela Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã e antes de visitar a Indonésia.
Nesse post você vai encontrar todas as dicas e o nosso roteiro pelas Filipinas!
COMO IR DO BRASIL PARA AS FILIPINAS
Não existem voos diretos de nenhuma cidade brasileira para as Filipinas. Assim, as rotas mais rápidas para o país saem de Guarulhos em São Paulo e Galeão no Rio de Janeiro com destino ao aeroporto da Manila.
Os voos mais curtos tem em média duração de 30 horas de duração e uma escala, geralmente na Europa, no Qatar ou Emirados Árabes.
Nós chegamos na Ásia por Bangkok, pela Qatar Airways e nossa entrada nas Filipinas foi em um voo de Hanói no Vietnã para Manila.
COMO SE DESLOCAR NAS FILIPINAS
Sem dúvida a maior dificuldade para montar um roteiro para as Filipinas é organizar a logística dentro do país. Cada ilha ou conjunto de arquipélagos tem suas características e peculiaridades e é fácil se perder nas opções de roteiros possíveis.
AÉREO
Os principais aeroportos nas Filipinas são:
-
-
- Manila (capital)
- Cebu
- El Nido (ilha de Palawan)
- Puerto Princesa (ilha de Palawan)
- Coron (ilha de Busuanga)
- Del Carmen (ilha de Siargao)
-
POR MAR
Dá pra viajar pelas ilhas das Filipinas de barco? Essa é uma pergunta muito comum e que gera muitas dúvidas na hora de organizar o roteiro mas a resposta não é tão simples.
Sim, é possível viajar entre várias ilhas das Filipinas de barco ou balsa, porém temos que levar em consideração a qualidade das embarcações.
As Filipinas são um país de subdesenvolvido e com uma estrutura ainda bem precária para o turismo. Assim, é preciso tomar muito cuidado na hora de embarcar (literalmente) em um transporte marítimo.
O melhor nesse caso é pesquisar os trechos em que é possível fazer de barco e ver as avaliações de quem já viajou assim. Um site muito bom que eu utilizo é o da 12 Go Asia que mostra opções de transporte marítimo, terrestre e aéreo.
Outro ponto importante é considerar as condições do mar e o clima. Dependendo da época do ano as condições pra viajar de barco podem não ser bem ruins.
Uma rota muito comum de barco é a que faz o trecho El Nido – Coron sendo que a viagem leva em torno de 5 horas.
VISTOS E DOCUMENTOS PARA AS FILIPINAS
Não há exigência de visto antecipado para brasileiros que viajam a turismo para as Filipinas e que ficam no país até 59 dias. Mas é preciso apresentar um passaporte válido até 6 meses após da data do seu retorno.
SEGURO VIAGEM
Quando vamos viajar queremos aproveitar ao máximo a viagem, curtir o destino, a comida e as companhias. Justamente por isso temos que estar preparados e seguros para qualquer imprevisto.
Sendo assim, é imprescindível fazer um seguro viagem internacional para viajar para as Filipinas. A Real Seguro Viagem é um site que vende seguros de diversas empresas e foi a nossa escolha para emitir o nosso seguro viagem para a Ásia.
Inclusive, durante nossa passagem pelas Filipinas eu precisei fazer uma consulta virtual porque estava me sentindo mal e o atendimento foi excelente. Eles inclusive me passaram as receitas dos remédios (que eu pude reembolsar depois pelo próprio seguro).
CHIP DE INTERNET
Quando chegamos em Moalboal nas Filipinas eu comprei um chip da GigaLife Smart para usar internet.
A vantagem desse chip é que você encontra em qualquer lojinha (dá pra ver os cartazes). Além disso, dá pra ir colocando crédito pelo aplicativo conforme a necessidade e ir acompanhando os gastos.
Por outro lado, eu tive dificuldade pra me cadastrar e tive que voltar na loja de conveniência pra pedir ajuda pra ativar o chip.
Uma opção bem mais prática é comprar um e-Sim para ter acesso a internet e telefone. É uma opção bem prática para quem tem essa funcionalidade ativa no celular. Nós usamos no Vietnã e funcionou perfeitamente.
Os planos de internet da GigaGo para as Filipinas custam a partir de U$ 10.50 para 5 dias.
VOUCHER ONE HEALTH PASS
Pra entrar no país também precisa emitir um voucher saúde chamado de One Health Pass. Esse documento surgiu na época da pandemia e ainda é mantido pelo governo Filipino. Você pode gerar o voucher alguns dias antes da sua viagem ou até mesmo ao chegar no aeroporto.
🛂 One Health Pass:
COMO LEVAR DINHEIRO PARA AS FILIPINAS
A moeda oficial das Filipinas é o peso Filipino. A moeda é bem desvalorizada em relação ao Real e por isso o país é um atrativo maior ainda para turistas brasileiros.
Hoje em dia existem diversas formas práticas de levar dinheiro durante a viagem para as Filipinas. Nós utilizamos, sempre que possível, os cartões de débito internacionais da C6, BS2 e Wise. Cada um tem suas vantagens e desvantagens mas funcionaram super bem para pagar hotéis, passeios e outros gastos.
De qualquer forma, é sempre bom levar um pouco de papel moeda. No nosso caso, nós levamos Euros e Dólares aqui do Brasil.
Outra alternativa é utilizar as remessas internacionais da Western Union. A vantagem é poder fazer pequenas transferências durante a viagem sem ter que se preocupar com taxas abusivas (dos cartões) ou ficar carregando papel moeda (dólar). O ponto negativo é encontrar os lugares que façam essa remessa, principalmente em cidades menores.
O Real não é aceito em nenhuma casa de câmbio nas Filipinas portanto não vale a pena levar do Brasil.
O QUE COMER NAS FILIPINAS
É normal ficar apreensivo quando viajamos para a Ásia com relação a alimentação. De fato, nós passamos algum trabalho em países como o Camboja e o Vietnã. Mas de todos os países que visitamos na Ásia as Filipinas foi onde comemos melhor.
Nem tanto pelos pratos típicos, que geralmente incluem carne de porco e temperos fortes, mas muito por conta dos peixes e frutos do mar.
Todos os passeios de barco, por exemplo, incluem refeições fartas com saladas, verduras, arroz (famoso filipino power), peixes e frutos do mar.
Outra vantagem das Filipinas é a presenta de muitos restaurantes com comidas ocidentais.
É comum encontrar hamburguerias, pizzarias e restaurantes de comida italiana por exemplo.
CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO E ÁGUA
Outra preocupação relevante durante a viagem pra Ásia é com a alimentação e possíveis contaminações. De fato, é bom ficar atento a higiene dos lugares, principalmente restaurantes de rua.
Em algumas ilhas, como El Nido e Siargao, sentimos um cheiro forte vindo a água dos chuveiros (acredito que é por que água sai aquecida e o cheiro se potencializa).
Por isso, é fundamental evitar ao máximo ingerir água que não seja engarrafada. Nós inclusive evitamos tomar água servida em copos pelos restaurantes.
Outra dica que vimos em outros blogs é evitar inclusive drinks ou outras bebidas com gelo, já que o gelo pode ter sido feito com água não potável.
SAÚDE E REMÉDIOS
Nós levamos uma mini farmácia daqui do Brasil mas no final pouco utilizamos os remédios. Exceto pela Neosaldina pra dor de cabeça e alguns Lisador para minha dor nas costas, o resto dos remédios voltou intacto.
Em praticamente todas as cidades nós encontramos farmácias com o básico para essas pequenas emergências.
Claro que se você toma algum remédio controlado ai vale a pena levar aqui no Brasil. Nesse caso não esqueça de pedir uma receita (preferencialmente em inglês) para o seu médico.
QUANDO VIAJAR PARA AS FILIPINAS
A melhor época para viajar para as Filipinas é entre Janeiro a Abril que é o período de menos chuvas no país.
É claro que por ser um país bem extenso, as Filipinas possui microclimas principalmente entre as ilhas do norte e do sul do país.
QUANTOS DIAS DEVO FICAR NAS FILIPINAS
Nós ficamos 21 noites no total nas Filipinas, passando por Moalboal, El Nido, Coron e Siargao. Foi um tempo bem legal pra conhecer esses destinos com calma.
Mas o país é um paraíso de ilhas paradisíacas para serem exploradas e é possível passar muito mais tempo por la.
Por outro lado, se você pretende ficar menos tempo, o ideal é escolher menos ilhas (focando em El Nido e Coron por exemplo).
NOSSO ROTEIRO RESUMIDO NAS FILIPINAS
Abaixo está o nosso roteiro pelas Filipinas.
MOALBOAL (3 NOITES)
Moalboal é um destino que fica a 3 horas de carro de Cebu (por onde chegamos) e é muito famoso pelas suas praias, trilhas e cachoeiras. A região é forte no turismo local, principalmente nos fins de semana. Foi bem legal começar a conhecer as Filipinas a partir de um destino com poucos estrangeiros.
Praias de Moalboal e cardume de sardinhas
Passamos dois dias explorando as praias ao norte e ao sul de Moalboal. Algumas são praias mais familiares e ficam lotadas de filipinos nos fins de semana e outras são mais tranquilas.
Nós alugamos uma motinho para se deslocar entre as praias. As estradas são pouco movimentadas, com outras motos e vans de passeio e foi bem tranquilo.
Ficamos hospedados em uma pousada próxima a praia das sardinhas (Sardines Run) onde pudemos nadar com um cardume gigante de sardinhas. Nessa mesma praia também tem um recife com belos corais, alguns peixes e até tartarudas.
Cachoeiras de Kawasan
A Kawasan Falls é uma das muitas cachoeiras na região de Moalboal e é sem dúvida a mais famosa. Apesar de ter sido bem afetada pelo tufão que passou pela ilha em 2021, hoje é possível fazer uma atividade por dentro dos cânions até a cachoeira.
Todos esses lugares estão marcados no mapa abaixo:
EL NIDO (5 NOITES)
Depois de Moalboal voamos para a ilha de Palawan e ficamos hospedados no norte da ilha na pequena cidade de El Nido.
El Nido é famosa pelos passeios de barco que navegam por diversas ilhotas, praias, grutas onde podemos explorar a riquíssima e (quase) intocável vida marinha local.
Passeios de Barcos (Tour A e Tour C)
Existem 4 principais roteiros aquáticos em El Nido conhecidos como Tour A, B, C e D. Nós fizemos os tours A e C que são os mais famosos. No tour A nós ainda alugamos um caiaque para explorar ainda mais algumas das paradas.
Foram atividades bem legais e divertidas, com lugares cada vez mais impressionantes. Todos os passeios são feitos nos barquinho de madeira típicos do país.
Dica: guarde o ticket de ingresso ao parque marinho pois vale por 10 dias e você só paga uma vez.
Mergulho de Cilindro
É claro que não dá pra passar pelas Filipinas sem usar e abusar das experiências de mergulho. Cada mergulho trás uma novidade, um animal diferente ou formações de corais mais coloridas.
Pra quem nunca mergulho, pode procurar por uma das empresas para fazer o mergulho de batismo ou até mesmo para tirar a certificação.
EXPEDIÇÃO EL NIDO – CORON (2 NOITES)
Ao invés de voar de El Nido para Coron (que era o planejado) nós fizemos uma expedição de barco de madeira atravessando diversas ilhas no caminho entre as duas ilhas.
Foi sem sombra de dúvidas o momento mais memorável de toda nossa viagem pela Ásia. A experiência incluiu dormir duas noites em pequenas cabanas, tomar banho de caneca e cantar karaokê com a tripulação do barco tomando rum com Coca-Cola quente.
Pra saber mais sobre essa expedição confere o post que vai sair em breve com todos os detalhes ou o vídeo que vou publicar no YouTube.
CORON (5 NOITES)
Depois da experiência inesquecível da expedição, tiramos alguns dias para descansar em Coron. Mas ainda tivemos tempo de curtir as belezas da região fazendo mais alguns passeios de barco.
Mergulho nos naufrágios
A região de Coron conta com dezenas de naufrágios, sendo que a grande maioria é de embarcações japonesas que foram afundadas durante a segunda guerra mundial.
É um ótimo lugar pra mergulhar em naufrágios e o melhor de tudo é que muitos deles ficam a menos de 20 metros de profundidade, permitindo o mergulho de certificados Open Water.
Ultimate Highlight Tour
Também fizemos um passeio de barco explorando os principais pontos turísticos da costa de Coron. É um passeio longo, mas que vale muito a pena e inclui a parada na Barracuda Lake.
Beach Tour Experience
No último dia de atividades em Coron nós fizemos um passeio de barco que vai para praias um pouco mais distantes da costa da cidade. É um passeio mais tranquilo com apenas 4 paradas.
SIARGAO (5 NOITES)
Nossa última parada nas Filipinas foram as ilhas de Siargao. Outro destino quase desconhecido por brasileiros, a ilha principal de Siargao é bem grande e tem lugares (adivinha?) paradisíacos.
É impressionante como mesmo depois de passar por El Nido e Coron nós ainda nos surpreendemos com lugares como as piscinas naturais de Magpopongko Rock e a ilha de Guyam.
Passeio de barco “Package A”
Visitamos as ilhas Naked, Daku e Guyam sendo que a última é quase cenográfica. O azul do mar muda de tom a cada 100 metros de navegação, passando por bancos de areia, corais e algas.
Passeio terrestre “Package D”
Fizemos essa excursão de van que visita alguns dos principais pontos turísticos da ilha. Os pontos altos foram sem dúvida as piscinas de Magpupungko e a lagoa Sugba.
Passeio de tuk-tuk pelas praias
No último dia no país contratamos um tuk-tuk para nos levar até as praias de Alegria e Pacífico no norte da ilha. Outra opção é alugar uma motinho mas eu não quis arriscar pois a previsão era de chuva e eu não manjo muito andar de novo.
Por sorte, só choveu na hora do nosso retorno e pudemos aproveitar bastante principalmente a Alegria Beach que estava bem vazia.
E enfim depois das Filipinas seguimos viagem para a Indonésia, nosso último destino nessa viagem pela Ásia!
Se gostou do post com o nossas dicas e roteiro pelas Filipinas, então comenta aí embaixo! Se quiser saber mais sobre a nossa viagem pela Ásia então confere os outros posts aqui no blog ou os vídeos no canal do YouTube.
29 comentários
Boa noite,
Estou programando para viajar de lua de mel para as Filipinas e vi seu blog. Poderia me mandar mais informações sobre a viagem (por exemplo: os gastos)?
Att,
Thais
Boa escolha Thais! Te mandei a planilha por email!
Boa noite Felipe, tudo bem?
Poderia me enviar a planilha de gastos por favor.
Estou planejando viagem para Filipinas em Abril
email patg1@hotmail.com
Enviado! Desculpa a demora!
Gostei muinto sara minha procima viagem
Parabéns pelo blog! Estamos indo pras Filipinas e Japão mês que vem e nosso roteiro está bem parecido com o de vocês:
vamos fazer em 15 dias Siargao > Cebu (Moalboal) > El Nido/Coron!
Acabei de solicitar a planilha com os gastos!
Obrigado
Demorei mas mandei Diego. Por email! Aproveitem!
Ola Felipe, tudo bem? Consegue me informar se è obrigatório a vacina amarela para entrar na Filipinas? Não vi aqui em seu blog mas em alguns lugares eu vejo, isso está me preocupando pois até onde eu sabia não era necessário!
Oi Camila! Eu não precisei apresentar comprovante pra da Febre Amarela. Mas nas Filipinas precisa o One Health Pass (https://www.onehealthpass.com.ph/).
Oi gostaria de receber a planilha
Oi Victor, foi por e-mail!
Oi, gostaria de receber a planilha.
Enviado Tamara!
Ola Felipe, poderia me enviar a planilha?
Enviado!
Gostaria de receber a planilha
Enviado Yasmin!
Oi Felipe! Gostaria de receber a planilha de gastos! Obrigada!
Enviado por e-mail Juliana.
Que relato super bem detalhado! Com certeza me ajudará bastante no meu roteiro por lá! Poderia me enviar a planilha de gastos?
Obrigado Adriana! Te mandei por email!
Olá, gostaria de receber a planilha! Obrigada
Enviado por email Fernanda!
Ola Felipe, parabens pelo conteudo! Muito obg por compartilhar conosco! Poderia me enviar a planilha por favor? Ajudaria bastante na nossa viagem! Obg
oi Raphael obrigado! Te mandei por email a planilha!
Boa tarde, irmão! Tudo na boa?
Se puder me enviar a planilha de gastos. Estou com passagem comprada pra novembro e pretendo passar 22 dias;
Abraço
Oi Guilherme mandei a planilha por email!
Boa tarde, Felipe.
Solicitei duas vezes o envio do roteiro/planilha e não recebi.
Caso seja possível, favor encaminhar-me.
Grato,
Sílvio Junqueira
Oi Silvio. Confirma se recebeu por favor. Aqui pra mim aparece como enviado.