Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo para aproveitar a viagem. Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, neste post vamos te explicar melhor como funciona e como fazer um seguro viagem.
SOBRE SEGURO VIAGEM
PORQUE FAZER UM SEGURO VIAGEM
Viajar é um momento de lazer e diversão mas devemos estar preparados para imprevistos. Por isso, é fundamental contratar um seguro para cobrir problemas de saúde que possam acontecer durante a sua viagem.
É claro que você pode torcer para que nada aconteça de errado e que, caso aconteça, você irá contar com o serviço de saúde do país local. Mas nem preciso dizer o quanto isso não parece uma boa ideia.
A principal vantagem de adquirir um seguro de viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem.
Caso precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, o seguro cobrirá despesas médicas hospitalares previstas na cobertura do plano. Dessa forma, você não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.
O que é Seguro Viagem Internacional
Seguro Viagem é a melhor forma de se prevenir de problemas de saúde durante uma viagem. Existem vários planos e seguros, sendo que cada plano um oferece uma cobertura diferente.
Algumas das opções de seguro cobrem assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.
Seguro Viagem é obrigatório para Europa?
O Tratado de Schengen foi firmado por 26 países europeus e visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.
Nesse tratado, foi estabelecido a obrigatoriedade da contratação de um seguro no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.
O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive, em caso de óbito.
Os seguintes países participam do tratado são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Liechtenstein e Chipre.
Os únicos países europeus que não participam do Tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.
Seguro viagem para os Estados Unidos
Apesar de não ser obrigatório, é fundamental fazer um Seguro Viagem para os Estados Unidos. Não existe serviço público de saúde por lá, e uma diária hospitalar pode custar até U$ 3 mil dependendo do estado!
Por isso, escolha bem a cobertura de despesas hospitalares quando for ao EUA. Isso porque os custos de qualquer atendimento médico por lá serão maiores do que outros lugares do mundo.
Seguro viagem para viajar pelo Brasil
Mesmo em viagens nacionais pode fazer sentido contratar um seguro. Alguns planos de saúde brasileiros não cobrem assistência fora do estado de residência. Nesses casos, os viajantes perdem a cobertura do plano de saúde e contam apenas com o sistema público.
Se esse é o seu caso, avalie os planos de seguro dentro do Brasil, principalmente quando viajar para lugares mais distantes e sem muita estrutura.
COBERTURA SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL
As principais coberturas oferecem seguro em caso de morte acidental e assistência médica, mas os seguros mais completos chegam a fornecer outras coberturas importantes, como para cancelamento de viagem e extravio e atraso de bagagem.
Outros benefícios que podem fazer parte do seguro são:
-
- medicamentos;
- assistência odontológica;
- repatriação;
- extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis;
- passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica, entre outros;
Como acionar a cobertura de despesas médicas hospitalares?
Em caso de alguma eventualidade, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na apólice.
A ligação pode ser feita à cobrar (Collect Call) de qualquer telefone fixo no exterior. Algumas seguradoras oferecem o atendimento até mesmo por Skype, Whatsapp ou aplicativo próprio.
Ao entrar em contato, o segurado deve informar a necessidade do atendimento. Em seguida, a seguradora o encaminhará ao hospital e/ ou rede credenciada mais próxima.
Dica de Viajante: Imprima todos os dados do seguro, incluindo telefone, Whatsapp, e-mail da seguradora e deixe cópia com cada companhia de viagem. Assim as pessoas que estão viajando com você saberão quem acionar em caso de emergência.
Como é realizada o pagamento das despesas médicas hospitalares?
O pagamento das despesas médicas pode ser realizado de duas formas:
-
- Através da seguradora: neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito pela seguradora diretamente com o hospital e/ou rede credenciada;
- Através do reembolso das despesas: neste caso, o segurado arca com as despesas médicas em um primeiro momento. Depois, solicita o reembolso à seguradora, mediante toda documentação apresentada e de acordo com as condições gerais das mesmas.
Dica de Viajante: Opte sempre por acionar a segurada antes de dar entrada em um hospital. Caso isso não seja possível (em caso de acidentes mais graves), acione a segurada logo que a situação permitir.
Cobertura de Seguro cobre Covid-19?
Desde o início da pandemia a cobertura dos seguros viagens para Covid foi um assunto polêmico. Mas já faz algum tempo que praticamente todas as seguradoras criaram planos que cobrem atendimento para a Covid-19.
Atualmente, existem planos com coberturas diferentes específicos para a doença. Isso é importante pois muitos países exigem um seguro viagem que cubra atendimento em caso de Covid.
ONDE FAZER SEGURO VIAGEM
A melhor forma de pesquisar o melhor seguro para sua viagem é utilizar uma das plataformas online que apresentam vários produtos de diferentes empresas e coberturas.
Eu, particularmente, gosto do site da Seguros Promo. O site consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem!
Existem outras opções no mercado, como por exemplo a Real Seguro Viagem. Se preferir, também pode fazer o seguro direto com a empresa seguradora.
Como pesquisar o melhor seguro
No site do Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.
Cada plano apresenta diferentes coberturas e benefícios e por isso é importante ficar atendo na hora de comparar os planos.
No exemplo abaixo, fiz uma comparativo entre as seguradoras Assist Card, ITA Seguro Viagem, Intermac Assistance e Travel Ace Assistance em uma viagem de 15 dias pela Europa. Comparei os planos mais baratos das 4 seguradoras, conforme os valores abaixo.
Os principais critérios que utilizo para escolher o plano são:
-
- Despesas Médicas Totais;
- Cobrança de Franquia DMH (ideal que não cobre);
- Regresso Sanitário (caso não consiga voltar em um voo normal);
Outros benefícios complementares interessantes de se avaliar:
- Hospedagem de Acompanhante;
- Cancelamento de viagem;
- Bagagem extraviada;
Dica de Viajante: É imprescindível considerar doenças pré existentes na hora de contratar os seguros. Alguns seguros podem ter diferentes coberturas para doenças crônicas. Também leve em consideração a idade dos viajantes na hora de escolher o melhor plano. Pessoas de idade precisam de uma cobertura melhor.
Seguro Viagem de Cartão de Crédito
Algumas bandeiras de cartão de crédito oferecem a cobertura de seguro viagem. Porém, existem algumas condições específicas para receber esse benefício.
Em primeiro lugar, você precisa ter o cartão com categoria superior da bandeira, como é o caso do Visa Infinity, Mastercard Black e Elo Nanquim.
É obrigatório que você tenha comprado a passagem aérea utilizando o próprio cartão de crédito. Além disso, a viagem não pode ter duração maior do que 30 dias.
Além disso, é preciso considerar que a cobertura desses planos é determinada pela bandeira do cartão. Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas.
Portanto, pesquise bem os benefícios desse tipo de seguro antes de solicitar ao seu cartão de crédito.
COMO FAZER SEGURO VIAGEM
A contratação do seguro viagem é rápida e pode ser feita inteiramente online. Ao escolher o plano desejado é só realizar o cadastro e o pagamento. Você irá receber a confirmação do seguro e os dados em caso de assistência por e-mail.
Utilize um Cupom de Desconto
Como eu já disse, é importante pesquisar bastante antes de fazer um Seguro Viagem. Além de pesquisar um plano com cobertura adequada, é importante ficar de olhos em descontos e promoções.
Aqui no blog Mapa de Viajante temos um desconto de 5% para todos os planos contratados pelo Seguros Promo. Basta usar um dos links que estão no blog ou informar o cupom de desconto MAPADEVIAJANTE5.
QUAL MELHOR SEGURO VIAGEM
O melhor Seguro Viagem e cobertura vai depender muito do seu destino. Mas a melhor seguradora de viagem é, na minha opinião, a Assist Card.
Além de oferecer coberturas mais completas e preços mais acessíveis também possuem uma excelente rede credenciada pelo mundo.
Abaixo um gráfico com as principais seguradoras contratadas (fonte Seguros Promo 2019).
Abaixo um gráfico com o percentual dos planos mais utilizados (fonte Seguros Promo 2019).
Se ficou com dúvidas sobre como fazer um Seguro Viagem pode perguntar ai nos comentários.
E receba no seu e-mail a Planilha de Viagem do Mapa de Viajante para organizar o roteiro e os custos da sua viagem!