A ilha de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, está aberta para turismo durante a pandemia de Covid-19. Porém, antes de reservar sua passagem, é importante saber de todas as restrições e procedimentos obrigatórios para entrar na ilha!
FERNANDO DE NORONHA DURANTE A PANDEMIA
CORONAVÍRUS EM FERNANDO DE NORONHA
A ilha de Fernando de Noronha adotou medidas restritivas desde o início da pandemia para controlar a disseminação do Covid.
O protocolo atual consiste em restrições de serviços não essenciais, das 22 as 05 horas, proibição de festas, shows e eventos.
Além disso, é obrigatório apresentar comprovante de vacinação com pelo menos duas doses.
Com essas medidas, a ilha tem conseguido manter o número de casos próximos a zero nos últimos meses. Para acompanhar o boletim da ilha confira o site da administração de Fernando de Noronha.
AEROPORTO EM RECIFE
Único com voos diretos diários para Fernando de Noronha, o Aeroporto Internacional de Recife está operando normalmente.
Entretanto, a disponibilidade de voos de outras capitais ainda é inferior ao normal, devido aos ajustes da malha realizados pelas companhias aéreas.
Salvo possíveis mudanças, são atualmente 3 voos diretos da Azul e 1 da Gol saindo de Recife para Fernando de Noronha.
Encontre Voos para Fernando de Noronha
FERNANDO DE NORONHA ABERTA PARA TURISMO (COVID)
A ilha de Fernando de Noronha passou por fortes medidas restritivas e lockdown durante a pandemia do Coronavírus. Enquanto a reabertura aconteceu a partir de Outubro de 2020, a administração da ilha estabeleceu controle rígido no acesso de turistas.
Sendo assim, a ilha de Fernando de Noronha está aberta ao turismo durante a pandemia de Covid.
Com o novo protocolo que entrou em vigor em 15 de Abril de 2022, turistas e viajantes podem entrar na ilha desde que apresentem o comprovante de vacinação com pelo menos duas doses (e uma dose para adolescentes entre 12 e 17 anos).
COMPROVANTE DE VACINAÇÃO
Desde 01 de Outubro de 2021 é obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação completo contra Covid-19 para entrar em Fernando de Noronha.
Segundo o novo protocolo, é válido para entrada na ilha “certificado de vacinação eletrônico, por meio de aplicativos oficiais tais como, Conect SUS, Conecta Recife ou outros credenciados pelo Governo do Estado de Pernambuco através do Passe Seguro PE.”
Na Carteira de Vacinação Digital deve constar as duas doses de vacina, sendo a última a mais de 21 dias ou vacina de dose única (Janssen).
Atenção: A partir de 15 de Abril de 2022, só será aceita a apresentação do Certificado de Vacinação completo, com pelo menos duas doses. Para crianças de 12 a 17 anos é necessário pelo menos uma dose.
TESTE RT-PCR PARA ENTRAR EM FERNANDO DE NORONHA
Desde de 15 de Abril de 2022 não é mais necessário apresentar RT-PCR negativo para entrar no arquipélago de Fernando de Noronha.
Entretanto, é preciso apresentar o comprovante de vacina com pelo menos duas doses.
BAIXAR APLICATIVO DYCOVID
Também é necessário baixar o aplicativo DyCovid (baixar Apple Store ou Play Store). A ferramenta serve para que os usuários sinalizem se estão contaminados com a Covid-19.
Dessa forma, outros usuários do aplicativo que estiveram próximos da pessoa são notificados que, em algum momento, podem ter sido expostos ao vírus. Tudo é feito de forma anônima.
TERMO DE CONDUTA
O termo de conduta pode ser assinado online através do site Sou Noronha (depois de pagar as taxas TPA) ou então, ao ingressar na ilha.
TESTE RT-PCR ANTES DE SAIR DA ILHA
No embarque de retorno, o passageiro poderá ser sorteado para realizar novo teste de PCR. Todavia, o número de testes selecionados caiu de 30% para 20%. Nesse caso, o teste será custeado pelo governo do estado.
Assim que você desembarcar no Aeroporto, será avisado se foi ou não sorteado para realizar o teste na data de retorno.
Assim, a administração da ilha poderá rastrear possíveis contágios ocorridos durante a estadia na ilha e avisar outros viajantes.
O QUE ESTÁ ABERTO EM FERNANDO DE NORONHA
Todos os parques e atrativos estão funcionando em Fernando de Noronha, porém alguns com capacidade reduzida. De modo geral, todos devem seguir as seguintes regras de saúde e higiene:
-
- Uso obrigatório de máscara por clientes e colaboradores em atividades não aquáticas;
- Higienização de equipamentos com álcool 70% antes e imediatamente depois do uso;
- Distanciamento de 1,5 metros quando possível durante as atividades;
- Medição de temperatura;
No momento, todos os passeios estão operando normalmente em Noronha. As praias e trilhas também estão liberadas. Lembre-se de verificar os acessos as praias e se cadastrar para as trilhas. Para isso, acesse o site do Parque Nacional Marinho.
RESTAURANTES E BARES
Estão funcionando respeitando os protocolos de distanciamento e higiene. A novidade é que muitos restaurantes estão trabalhando com entrega por delivery, atividade incomum na ilha antes da pandemia.
Também vale a pena reservar horário, principalmente para o jantar, pois a procura tende a aumentar na alta temporada (a partir de Julho).
FUNCIONAMENTO DE HOTÉIS E POUSADAS EM NORONHA
As pousadas e hotéis em Fernando de Noronha seguem operando normalmente, seguindo os protocolos básicos de saúde e higiene.
Algumas hospedagens podem optar por servir o café da manhã diretamente no quarto ou entregar um kit de café da manhã. Verifique com a hospedagem quais medidas estão sendo tomadas.
O governo brasileiro desenvolveu o Selo de Turismo Responsável para premiar estabelecimentos comerciais e turísticos que seguem determinadas regras de higiene e segurança. Portanto, pesquise hospedagens em Fernando de Noronha que possuam esse selo.
Reserve hotéis em Fernando de Noronha
Dica de Viajante: Mais do que nunca é importante estar preparado para mudanças de planos em uma eventual viagem. Por isso, é fundamental procurar por hospedagens que permitam cancelamento gratuito e pagamento apenas no momento do check-in.
COMO SE PREVENIR DURANTE A VIAGEM
Não adianta, a partir de agora vivemos em um novo mundo e temos que nos adaptar a essa realidade se queremos voltar a viajar. O mundo não será mais o mesmo mas continua firme e forte esperando para ser visitado e desbravado!
Enfim, algumas medidas de higiene são bem vindas em qualquer lugar. Seja para proteger você e a sua família, seja em respeito as demais pessoas ao seu redor.
Algumas delas são:
-
- usar máscara sempre que estiver em um local público ou quando o estabelecimento exigir;
- lavar as mãos com água e sabão com frequência ou então usar álcool gel;
- não compartilhar objetos pessoais;
- se estiver sem máscara, cobrir o nariz e a boca em caso de tosse ou espirro;
- se estiver com sintomas de gripe ou Covid, evite sair de casa e aglomerações;
SEGURO VIAGEM NACIONAL
Fundamental em viagens internacionais, o seguro viagem passou a ser importante também para viagens nacionais, uma vez que muitos planos de saúde tem cobertura regional.
O Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem. Para melhorar ainda mais temos um cupom de 5% de desconto usando o código MAPADEVIAJANTE5.
VIAJAR OU NÃO VIAJAR PARA FERNANDO DE NORONHA
Certamente a atividade turística é fundamental para a retomada econômica do país. Por outro lado, é evidente que ainda temos um longo caminho a percorrer.
Por isso, recomendamos escolher destinos com foco no ecoturismo. Geralmente são grupos menores, com atividades em lugares abertos e distanciamento.
Nesse sentido, Fernando de Noronha esta aberta e preparada para a retomada do turismo nacional. Com um controle rígido dos passageiros, a ilha consegue manter o turismo funcionando e acompanhar a evolução de casos pontuais.
Gostou do nosso post sobre o turismo em Fernando de Noronha durante a pandemia de Covid? Então deixa sua mensagem nos comentários aí embaixo e segue o Mapa de Viajante nas redes sociais.
Ah, e se inscreva para receber por e-mail a planilha do Mapa de Viajante com os gastos da nossa viagem de uma semana por Fernando de Noronha!