Eu sempre digo que pra passar frio e dormir pouco em uma viagem tem que ser pra valer a pena. O passeio até os Gêiseres de Tatio, no Deserto do Atacama, exige as duas coisas. Acordar de madrugada e encarar um frio que pode passar dos 10º negativos. Nesse post vamos ver se vale a pena o esforço!
RESUMO DO PASSEIO
- Duração: Aproximadamente 5 horas;
- Principais atividades: Transporte e acesso aos Geisers, café-da-manhã, uma piscina termal;
- Valores: Passeio com a FlaviaBia USD 125,00 (aprox. R$ 540,00) com café da manhã incluído; Entrada do parque custa CLP 10000,00 (aprox. R$ 58,00);
COMO É O PASSEIO ATÉ OS GÊISERES DE TATIO
O passeio até o complexo conhecido como Gêiseres de Tatio (ou Geisers del Tatio) é o mais remoto e complicado de ser realizado no Atacama.
Em primeiro lugar porque os gêiseres estão localizados a 1h30 de carro de San Pedro de Atacama e a mais de 4 mil metros de altitude do nível do mar. Só como comparação, San Pedro do Atacama está a 2300 metros de altitude.
Além disso, para apreciar a beleza dos gêiseres é preciso chegar muito cedo ao local. O horário de saída pode variar de acordo com a época do ano, mas no nosso caso, saímos as 04 da manhã do hotel em San Pedro.
O momento em que os geyseres estão mais ativos é pena manhã, visto que quanto menor a temperatura externa maior é a concentração de vapor de água formado pelas fendas, tornando o visual ainda mais espetacular.
Dica de Viajante: Veja nossas dicas de Roteiros no Atacama para 3, 5, 7 e 11 dias e um post com todas as dicas para organizar uma viagem pro Deserto!
ENFRENTANDO A ALTITUDE E O FRIO
Se você sofre com altitude ou se nunca teve essa experiência é importante se preparar para os mais de 4300 metros acima do nível do mar. Por isso, evite ingerir bebidas alcoólicas na noite anterior e se mantenha hidratado durante todo o passeio.
Ao chegar nos gêiseres as temperaturas podem estar abaixo dos -10º C. Portanto vá preparado para passar muito frio! Durante o dia a temperatura vai subindo e chega um nível tolerável, mas ainda assim muito frio.
COMO SÃO FORMADOS OS GÊISERES
Dito isso, vamos aos motivos para você enfrentar um passeio longo desses! Um gêiser é uma formação de água quente, geralmente oriunda de regiões com forte atividade vulcânica. A água armazenada pela chuva ou degelo se acumula nos lençóis subterrâneos. Posteriormente, o aquecimento e pressão causam a saída da água.
O Gêiser de Tatio é o maior complexo de gêiseres do hemisfério sul e corresponde a 8% dos gêiseres existentes no mundo todo. Nos gêiseres do Atacama, os jatos de água podem chegar a 10 metros de altura.
A formação dos gêiseres e visualização do seu vapor é rara pois exige a combinação da água subterrânea sendo expelida em alta temperatura e um clima externo/solo muito frio.
OS GÊISERES DE TATIO
Chegamos no local com uma temperatura de -7 graus Celsius. O lugar é fantástico e a impressão é a de estar em um filme de ficção.
A água que sai das fendas entra em ebulição a aproximadamente 86 graus (graças ao efeito da altitude). É fundamental ter atenção ao caminhar pelos gêiseres.
A sinalização e demarcação das trilhas onde é permitido caminhar é feita com pedras. A presença do vapor de água às vezes pode atrapalhar a visualização do caminho. Portanto, todo cuidado é pouco!
Ao final, é possível entrar em uma piscina natural com a água que sai das fendas. Nem preciso dizer que passei um baita frio pra trocar de roupa e entrar na água, mas não poderia deixar passar a oportunidade. Além disso a água não estava tão quente assim.
E por fim, não poderia faltar o café da manhã preparado na hora pela equipe da FlaviaBia.
POVOADO MACHUCA
No retorno, fizemos uma parada na vila de Machuca, um pequeno povoado perto de San Pedro. Machuca é bem pequeno, tem duas ou três ruas de chão batido e construções de adobe. Do alto de uma escadaria, uma minúscula igreja/capela e nada mais.
Se não fosse o movimento de turistas na entrada da vila e alguns moradores vendendo empanadas e espetinho de lhama (provei e não achei nada demais) poderíamos dizer que era uma vila fantasma.
Ainda assim, há pouquíssimos moradores locais vivendo do turismo e da criação de lhamas. Mas uma boa parte das pessoas vivem em outras comunidades.
É sem dúvida um dos principais passeios no Atacama e ainda dá tempo de combinar com outro passeio na parte da tarde, se o seu pique permitir!
Eai curtiu o post sobre o deserto do Atacama? Então comenta ai embaixo e compartilha nas redes sociais! E sempre que puder, ajude esse blog reservando passagens, hotéis, seguros e passeios pelos links dos nossos parceiros!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE O DESERTO DO ATACAMA
-
- Todas as dicas sobre o Deserto do Atacama
- Roteiros pelo Atacama de 3, 5, 7 e 11 dias
- Quanto Custa viajar para Deserto do Atacama
- Passeio pelas Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
- Lagunas Cejar (que não afunda) e Tebinquiche
- Passeio pelos Gêiseres de Tatio
- Conheça o Valle de La Luna e Valle de la Muerte
- Passeio pelas águas termais das Termas de Puritama
- As Melhores Fotos do Deserto do Atacama no Chile