Está em funcionamento em Belo Horizonte o primeiro hotel no Brasil adaptado a pandemia de Coronavírus. Seguindo um inovador protocolo de higienização e convívio social, o Hotel Vivenzo Savassi no centro da capital mineira, começou a operar com rigorosas regras de segurança, tanto para os hóspedes quanto para os colaboradores.
Inegavelmente veremos mudanças significativas no atendimento à viajantes e hóspedes a partir de agora. Mas é curioso assistir aos primeiros empreendimentos sendo modelados em uma nova realidade. Parece filme de ficção científica, né?
MODELO DE HOSPEDAGEM PÓS COVID-19
O modelo seguido pelo hotel é o “Low Touch Economy“, apresentado pela Board of Innovation. Nesse modelo, que introduz um olhar para o futuro das indústrias mundiais, são apresentadas ideias e soluções para prestação de serviços com o mínimo de interação.
Assim como o home office e o delivery de comida, a ideia por trás da Low Touch Economy já existia antes da pandemia, mas tem ganhado força nos últimos meses.
Por isso, se engana quem pensa que a ideia para o hotel surgiu somente com o Covid-19. O hotel já opera a mais de um ano e sempre teve essa orientação. Entretanto, foram feitas adaptações (e investimento, claro!) para atender a situação atual.
CUIDADOS NA HOSPEDAGEM PÓS PANDEMIA
São várias ações e processos implantados para atender aos critérios de higiene, limpeza e distanciamento social. Entre as modificações estão o check-in e check-out virtual, isolamento dos colaboradores e café da manhã no quarto.
Até os ingredientes do restaurante passam por um processo de desinfecção e higienização antes de entrar o hotel. Além disso, toda produção do restaurante será feita internamente.
Todo atendimento da recepção do hotel será virtual, sem qualquer contato entre os hóspedes e os colaboradores.
Higienização dos quartos
A higienização dos quartos é um dos pilares desse novo modelo. Em primeiro lugar, durante o período da pandemia, não haverá serviço de arrumação dos quartos. Além disso, será feita a limpeza e desinfecção dos quartos. utilizando produtos específicos para atender ao protocolo.
Por fim, os quartos serão colocados em quarentena por 72 horas depois de higienizados.
Para atender a todas as normas do Protocolo Especial para Pandemia (PEP), o hotel reduziu a disponibilidade de quartos de 240 para 120.
PÚBLICO ALVO E HÓSPEDES
O público alvo do hotel são executivos e pessoas viajando a negócios. Porém, atualmente, boa parte dos hóspedes são pessoas aguardando o diagnóstico do coronavírus que preferiram aguardar o resultado em um hotel.
O hotel também conta com um andar exclusivo para profissionais de saúde e se diz preparado para receber idosos, que são considerados grupos de risco para a pandemia.
QUEM PODE SE HOSPEDAR
O hotel trabalha com reservas normalmente, como qualquer outro hotel disponível no mercado e está, inclusive, disponível para reserva no Booking. O que muda é a operação e as exigências de higiene também para os hóspedes.
Quanto custa
Fiz uma pesquisa e por enquanto, uma diária no hotel está custando R$ 310,00 pelo Booking, com café da manhã, cancelamento grátis e pagamento no hotel.
Hotel pós pandemia
No futuro, passada a pandemia, o hotel poderá descontinuar algumas das medidas tomadas, como por exemplo a redução de quartos e confinamento dos funcionários. Porém, os protocolos de higiene do modelo “Low Touch Economy” podem ter vindo para ficar.
E você, leitor-viajante, ficaria hospedado em um hotel adaptado para a pandemia?
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