O famoso mar de sete cores de San Andrés é o lugar perfeito para a prática de mergulho tanto para mergulhadores experientes como para iniciantes. Mergulhamos 4 vezes nos principais pontos da ilha e nesse post está meu relato sobre como foi nosso mergulho nas águas cristalinas de San Andrés.
SOBRE O MERGULHO EM SAN ANDRÉS
A expectativa era alta para os mergulhos de cilindro em San Andrés pois além das águas cristalinas tinha ouvido falar muito bem sobre a agradável temperatura da água. San Andrés tem vários pontos de mergulho, sendo que a grande maioria está do lado oeste da ilha.
Além disso, a maior parte dos pontos de mergulho podem ser feitos a partir da costa ou a uma pequena distância de barco. Isso é ótimo para quem tem enjoo em barcos.
COM QUEM FAZER O MERGULHO
Reservamos nossos mergulhos na marina Portofino. Fizemos nossos 4 mergulhos com a San Andrés Divers e foi tudo excelente mas existem várias outras agências em San Andrés. Se preferir, também pode comprar online o mergulho de batismo pela Civitatis nesse link aqui.
Outras agências certificadas de mergulho em San Andrés:
QUANTO CUSTA O MERGULHO
Cada mergulho custou COP 160 mil e incluiu 2 mergulhos e aluguel de todo o equipamento (2 cilindros, regulador, colete, lastro, nadadeiras e máscara). O minicurso de mergulho (batismo) custa COP 140 mil e o Snuba (aquele que você coloca o capacete) custa COP 65 mil.
MERGULHO PARA INICIANTES EM SAN ANDRÉS
Se você é iniciante e quer mergulhar pela primeira vez, San Andrés é uma excelente escolha. Em primeiro lugar pelo clima agradável tanto dentro quanto fora da água. Acredite em mim: exige muita força de vontade para mergulhar em um mar mexido e com água gelada!
Em segundo lugar, porque a maioria dos mergulhos são feitos a partir da costa. Nada de pegar barco e sofrer com o balanço do mar! Por fim, a estupidamente alta visibilidade e rica vida marinha completam o cenário perfeito para um primeiro mergulho.
PRIMEIRO DIA DE MERGULHO
Como eu disse, boa parte dos pontos de mergulho estão localizados a oeste da ilha. Isso significa que mesmo que você contrate um passeio no centro de San Andrés a saída do mergulho provavelmente será do outro lado da ilha.
Sendo assim, saímos as 14 horas da marina Portofino em direção a agência San Andrés Divers (o transporte estava incluído no valor).
Nossos dois primeiros mergulhos foram no Nirvana e no West View point. Sendo que ambos os mergulhos foram feitos a partir da costa.
No primeiro mergulho caímos na água em um ponto chamado Nirvana. Foi a primeira vez que mergulhamos a partir da costa e ao final do mergulho tivemos bastante dificuldade para retirar o equipamento e subir nas pedras.
Como era esperado o mergulho foi excelente. Com a água morna e cristalina não vimos o tempo passar. Vimos muita variedade de peixes e corais, embora poucos cardumes.
CAÇA AO PEIXE LEÃO
O guia nos acompanhou em todo o trajeto, sumindo algumas vezes por entre as pedras e corais. Em certo ponto ele trouxe um peixe leão preso na vara.
De início, esse fato pode parecer estranho mas a verdade é que esse tipo de peixe é considerado uma ameaça a fauna marinha de San Andrés.
Na verdade, o peixe leão não é nativo de águas caribenhas. Soma se a isso o fato de não ter um predador natural e ele se tornou persona non grata em praticamente qualquer paraíso caribenho.
Apesar de muito bonito, o peixe-leão tem um veneno perigoso e se prolifera rapidamente. Em San Andrés e em outras região do caribe, a caça desse tipo de animal é estimulada, inclusive com competições e festivais.
WEST POINT VIEW
O segundo mergulho caímos na água a apenas alguns metros da agência San Andrés Divers. O ponto de mergulho, como o próprio nome já diz, é próximo de onde se localiza o Eco Parque West View.
Porém, diferente do eco parque, pudemos mergulhar até a famosa estátua do Poseidon. Menos cardumes e peixes nesse segundo mergulho mas a estátua valeu a pena.
SEGUNDO DIA DE MERGULHO EM SAN ANDRÉS
No dia seguinte fizemos nossos terceiro e quarto mergulhos. Dessa vez, negociamos com com o pessoal da San Andrés Divers para mergulhar em outros dois pontos famosos em San Andrés: Naufrágio e Punta Padi (estátuas).
O naufrágio, apesar de bastante deteriorado, estava bem visível no fundo mar. Outra vantagem era a baixa profundidade do naufrágio, em torno de 12 metros, e alta visibilidade que nos proporcionou enxergar o navio quase que inteiro.
O segundo mergulho foi num local chamado Punta Padi, também famoso por ter diversas estátuas afundadas. Contudo, o local também é ponto de mergulho para iniciantes e para praticantes do Snuba (aquele que você mergulha só com o capacete).
Infelizmente esse tipo de mergulho de Snuba levanta muito sedimento o que prejudica um pouco a visibilidade. Mas nada que afete a qualidade do mergulho e a presença de vários tipos de peixes e corais.
Não perca a oportunidade de mergulhar em San Andrés principalmente se você é iniciante! Não vai se arrepender! Aproveita e confere os outros posts sobre San Andrés e deixe seu comentário ou pergunta nos comentários ai embaixo!
RESUMO DO MERGULHO EM SAN ANDRÉS
-
- Horários: Saídas as 8:00 e 14:00 da Marina Portofino;
- Valores: 160 mil pesos
- Onde reservar: Em contato com San Andrés Divers ou reservar online pela Civitatis;
- O que levar: Roupa de banho e câmera a prova d’água (verifique profundidade);
- Dica de Viajante: Pergunte os pontos de mergulho antes e negocie para escolher onde mergulhar;
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA COLÔMBIA
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para San Andrés, Bogotá e Cartagena das Índias. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos nossos 12 dias de roteiro!!
Se gostou do post sobre o Mergulho em San Andrés então segue o Mapa de Viajante nas redes sociais pra muitas outras dicas de viagem!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A COLÔMBIA
-
- Guia de Viagem: Dicas para viajar para Colômbia;
- Roteiro de viagem para San Andrés;
- Roteiro de viagem para Bogotá;
- Roteiro de viagem para Cartagena das Índias;
- Passeio até a ilha de Johnny Cay;
- Passeio até as ilhas de El Acuario;
- Ande de Caiaque pelos Mangues de San Andrés;
- Como dar a volta a ilha em um carrinho de Golfe;
- Mergulhando em San Andrés;
- Passeio de Barco e Snorkel em San Andrés
- Bogotá: Conhecendo o Cerro Monserrate;
- Bogotá: A Catedral de Sal de Zipaquirá;