Fazer um roteiro de viagem para uma grande cidade não é uma tarefa fácil. Bogotá é a capital colombiana e oferece várias atrações culturais, gastronômicas e históricas e o roteiro depende muito dos interesses de cada um. Mesmo assim, vou me arriscar e um roteiro de até três dias explorando o que Bogotá o que eu acredito que ela tenha de melhor!
Nós ficamos dois dias inteiros em Bogotá mas acredito que três dias é o tempo ideal para conhecer a cidade e os principais pontos turísticos.
RESUMO DO ROTEIRO EM BOGOTÁ
SOBRE BOGOTÁ NA COLÔMBIA
Bogotá fica a mais de 2600 metros acima do nível do mar. A cidade foi fundada oficialmente em 1538 porém existem registros de que grupos de humanos já habitavam a região desde 10 mil anos A.C.
A capital possui uma população de aproximadamente 7,5 milhões de pessoas o que lhe confere o status de quarta maior cidade da América do Sul.
Apesar de ser uma grande metrópole, me surpreendi com a quantidade de parques e áreas verdes na cidade sendo o maior e mais famoso o Parque Metropolitano Simón Bolivar.
CLIMA EM BOGOTÁ
O clima em Bogotá é ameno durante todo o ano com pouca variação entre os meses. Dessa forma, as temperaturas ficam entre mínimas de 8 graus até médias máximas de 20 graus.
Além disso, os períodos de chuvas ficam entre os meses de Março a Maio no primeiro semestre e de Outubro a Dezembro no segundo semestre.
COMO CHEGAR EM BOGOTÁ
A Avianca tem voos diretos a partir de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e a LATAM opera voos diários sem escala a partir de São Paulo. O tempo de voo a partir dessas capitais gira entre 6 e 7 horas.
O aeroporto internacional El Dorado é o único da cidade e fica a aproximadamente 15 km do centro da cidade. Para chegar no centro turístico da cidade existem algumas opções:
Alugue um carro em Bogotá
É a opção mais recomendada se você está viajando com até 4 pessoas e vai ficar vários dias pela cidade. Pode retirar o carro já no aeroporto e praticamente seguir em linha reta pela Av. El Dorado.
Geralmente eu pesquiso os preços e reservo antecipadamente pelo site da Rent Cars.
Mas lembre-se que Bogotá é uma metrópole e o trânsito é intenso em determinados horários do dia. Além disso, verifique se o seu hotel tem estacionamento e se cobra pelo mesmo!
Reserve um transfer
Recomendo essa opção se você vai ficar poucos dias na cidade e se vai ficar hospedado nos bairros mais turísticos como La Candelaria e Vera Cruz (foi o nosso caso). Você pode fazer a reserva online pelo site da Civitatis e o carro estará te esperando no desembarque do aeroporto.
Transporte Público na capital colombiana
Decerto a opção mais econômica é ir do aeroporto até o centro de transporte público. A opção mais rápida é pegando o ônibus M86 (C.C. Hacienda Santa Barbara) que tem paradas bem próximas ao Parque da Independência.
Consulte o site da empresa Transmilenio para verificar as rotas ao passo que elas podem mudar com o tempo.
Andar de Táxi em Bogotá
Com toda certeza é a opção mais cara e também a mais prática. Se for usar táxi em Bogotá recomendo seguir as seguintes regrinhas:
- Sempre que possível peça para o hotel ou restaurante chamar o táxi;
- Pergunte o valor aproximado da corrida ou negocie o valor antes uma vez que muitos taxistas não ligam o taxímetros;
- Sempre tenha dinheiro trocado para pagar o táxi o fique atento ao entregar e receber o troco;
Além disso, tenha em mente que na Colômbia não existem aplicativos de transporte como Uber ou Cabify.
BOGOTÁ É SEGURO?
Como eu disse no post com dicas da Colômbia, os índices de violência na Colômbia já não são mais os mesmos que há 20 anos atrás. Apesar disso, a Colômbia ainda é um país de terceiro mundo e a preocupação com segurança deve ser real durante a viagem.
Bogotá é uma metrópole e a capital do país portanto é natural que tenha os problemas de segurança de toda grande cidade. Evite andar sozinho(a) à noite e sempre que possível prefira se deslocar de táxi de um lugar a outro. Nada diferente do que já fazemos aqui pelo Brasil.
Dica de Viajante: Para ver todas as dicas para viajar para Colômbia como por exemplo que moeda levar, vistos e vacinas e quando ir, veja nosso post específico com todas essas dicas.
O QUE FAZER EM BOGOTÁ
DIA 1 – CITY TOUR
Acho o City Tour uma boa forma de começar a conhecer grandes cidades. Dessa forma, você visita os principais pontos turísticos e pode pegar dicas e escolher o que fazer nos outros dicas.
O City Tour panorâmico tem a vantagem de percorrer distâncias maiores e conhecer lugares como o Estádio Nemesio Camacho El Campín, o Jardim Botânico e os bairros de La Candelaria e Zona Rosa. O tour tem duração de 4 horas e pode ser feito em Espanhol ou Inglês.
Contudo, nós optamos por fazer o Free Walking Tour, oferecido pela Civitatis e realizado pela Beyond Colômbia.
O tour começa no Parque Santander e percorre a pé os principais pontos turísticos do centro de Bogotá como o Museu Botero, Bairro La Candelaria, praça Chorro Quevedo e praça Simón Bolivar.
O tour pode ser reservado gratuitamente no site da Civitatis.
O que é um Free Walking tour? Esse tipo de tour é feito a pé, passando pelos principais pontos turísticos da cidade com um guia explicando sobre a história, cultura e gastronomia local. O pagamento é feito ao final do tour e cada um contribui com o valor que achou justo. Nós, por exemplo, contribuímos com 35 mil pesos por pessoa.
É provável que o tour se encerre perto das 13 horas na Praça Bolívar. Sem dúvida é um ótimo lugar para achar um restaurante para almoçar.
Nós paramos no La Puerta de La Catedral e gostamos muito da comida!
DIA 1 – CERRO DE MONSERRATE
Atividade ideal para o período da tarde, o Cerro de Monserrate é um dos cartões postais da cidade de Bogotá! Recomendo ir no fim do dia para poder assistir a um impressionante pôr-do-sol (se o tempo permitir) e ainda poder desfrutar da vista noturna da cidade.
Nesse post eu conto todos os detalhes da visita ao Cerro Monserrate. Em seguida, ainda dá tempo de jantar na Casa San Isidro, um dos restaurantes mais famosos de Bogotá.
- Horários: Funicular e teleférico das 06h30 as 22h30;
- Ingresso: 12 mil o trecho ou 21 mil ida e volta;
DIA 2 – VISITA AOS MUSEUS
Bogotá é uma capital rica em história e cultura de tal forma que encontramos vários museus abertos para visitação. Sendo assim, escolha aquele que mais te agrada e divirta-se!
MUSEU DO OURO
Eleito pela National Geographic como um dos melhores museus do mundo, o Museu do Ouro de Bogotá possui mais de 30 mil peças de ouro. O museu oferece visitas guiadas de terça a sábado.
- Horários: Terça a sábado das 09 as 18 horas, domingo das 10 as 16 horas e fechado segunda-feira;
- Ingresso: Terça a sábado 4 mil pesos colombianos. Domingo a entrada é gratuita;
MUSEU BOTERO
O museu tem seu nome em homenagem ao artista plástico colombiano Fernando Botero, responsável pela doação (e criação) de boa parte das peças do museu.
O museu faz parte do City Tour realizado no primeiro dia, entretanto, dá pra voltar para conhecer todas as obras com mais calma. Além disso, a entrada é gratuita!
- Horários: Segunda a sábado das 09 as 19 horas, domingo das 10 as 17 horas e fechado de terça-feira;
- Ingresso: Gratuito;
OUTROS MUSEUS
Curte visitar museus? Então saiba que Bogotá possui excelentes opções! Aqui vai uma lista com os principais museus da capital colombiana (localização está no mapa ao final do post):
- Museu Nacional da Colômbia;
- Casa da Moeda;
- Quinta de Bolivar;
- Museu de Arte Moderna de Bogotá (MAMBO);
DIA 2 – TOURS GASTRONÔMICOS
Se tem duas coisas que Bogotá é famosa são a boa comida e os bons cafés! Portanto, nada melhor que fazer um tour gastronômico ou um tour do café pelo bairro La Candelária.
O tour gastronômico inclui paradas em diversos estabelecimentos para degustação de empanadas, pandebono, buñuelos e arepas além do café colombiano. Além disso, o tour gastronômico é realizado em Português.
- Horários: todos os dias as 10 horas;
- Ingresso: R$ 162,00 reservando online com a Civitatis;
TOURS DO CAFÉ
Já para a experiência com o café colombiano você pode realizar o tour do café pelo Bairro da Candelária. Esse tour tem duração de 2h30 e inclui visitação em estabelecimentos para degustação de dois cafés, apresentação das formas de preparo e zonas produtoras na Colômbia. Só que esse tour só é realizado em Inglês ou Espanhol.
- Horários: todos os dias as 10 horas;
- Ingresso: R$ 162,00 reservando online com a Civitatis;
Entretanto, se você quer ter uma experiência mais completa na cafeicultura colombiana eu recomendo fazer o tour até uma fazenda de café.
Nesse tour, está incluído a o transporte até a fazenda, um tradicional café da manhã e almoço colombiano e um saco de café de 125 gramas pra levar pra casa.
- Horários: todos os dias as 10 horas (duração de 5 horas);
- Ingresso: U$ 65,00 reservando online com a Get Your Guide;
DIA 3 – CATEDRAL DE SAL EM ZIPAQUIRÁ
A Catedral de Sal está localizada a 42 km de Bogotá e é considerada a principal maravilha da Colômbia.
A Catedral foi construído em uma mina de sal e faz parte de um complexo turístico que vale a pena ser visitado. Aqui eu contei todos os detalhes do nosso passeio até a Catedral de Zipaquirá.
- Horários: Das 09h00 as 17h40;
- Valores: ingresso a Catedral custa 59 mil pesos e passeios podem ser reservados pela Civitatis e pela Get Your Guide;
TORRE COLPATRIA
Sobrou tempo em algum dia? Então fica a dica de subir na Torre Colpatria, símbolo da capital colombiana. Quando visitamos Bogotá essa era a torre que ficava iluminada com a bandeira Colômbia a noite.
Os horários de visita são bem restritos, apenas as sextas feiras e fins de semana.
- Horários: Sexta das 18 as 21, sábados das 14 as 20 e domingo das 11 as 17 horas;
- Valores: ingresso custa COP 8 mil;
MAPA DE BOGOTÁ
Embora seja uma grande metrópole e capital da Colômbia, Bogotá concentra boa parte dos pontos turísticos nos bairros La Candelária e Vera Cruz e Santa Fé. Veja no mapa abaixo os principais pontos de interesse mencionados nesse post!
Se gostou do nosso roteiro por Bogotá então deixa um comentário, pergunta ou sugestão aí embaixo! Além disso, nos siga nas redes sociais!
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA SAN ANDRÉS E COLÔMBIA
Sem dúvida uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem por conta própria é saber quanto a viagem vai custar.
Por isso, estamos compartilhando a nossa planilha de viagem para San Andrés, Bogotá e Cartagena das Índias. Informe seus dados abaixo e receba por e-mail a planilha com todos os gastos dos nossos 12 dias de roteiro!!
Se gostou do post sobre o Roteiro em Bogotá então segue o Mapa de Viajante nas redes sociais pra muitas outras dicas de viagem!
OUTRAS PUBLICAÇÕES SOBRE A COLÔMBIA
-
- Guia de Viagem: Dicas para viajar para Colômbia;
- Roteiro de viagem para San Andrés;
- Roteiro de viagem para Bogotá;
- Roteiro de viagem para Cartagena das Índias;
- Passeio até a ilha de Johnny Cay;
- Passeio até as ilhas de El Acuario;
- Ande de Caiaque pelos Mangues de San Andrés;
- Como dar a volta a ilha em um carrinho de Golfe;
- Mergulhando em San Andrés;
- Passeio de Barco e Snorkel em San Andrés
- Bogotá: Conhecendo o Cerro Monserrate;
- Bogotá: A Catedral de Sal de Zipaquirá;