O Norte da Tailândia é uma região encantadora que abriga as cidades de Chiang Mai e Chiang Rai. Essa região oferece uma experiência única e autêntica para os viajantes. Nesse post vamos mostrar o nosso roteiro por Chiang Mai e dar dicas para você organizar sua viagem pra lá!
O QUE FAZER EM CHIANG MAI
PORQUE CONHECER CHIANG MAI
Chiang Mai é um destino imperdível para os viajantes que desejam explorar uma combinação perfeita de cultura, história e natureza deslumbrante. Alguns motivos para visitar Chiang Mai:
-
- Templos magníficos: Chiang Mai é conhecida como a “Cidade dos Templos” e abriga mais de 300 templos.
- Mercados coloridos: O famoso Mercado Noturno de Chiang Mai é uma atração imperdível, com suas barracas repletas de artesanato local, roupas, acessórios e uma infinidade de deliciosas iguarias tailandesas.
- Experiências culturais autênticas: Passeios para visitar as aldeias tribais, participar de aulas de culinária tailandesa, aprender a meditar em um mosteiro budista ou participar de festivais tradicionais são apenas algumas das muitas experiências culturais autênticas disponíveis.
- Natureza deslumbrante: Faça uma trilha até o Parque Nacional Doi Inthanon, o pico mais alto da Tailândia, visite o Elephant Nature Park para um encontro ético com elefantes ou explore as incríveis cavernas de Chiang Dao.
- Massagens tradicionais tailandesas: As massagens tradicionais tailandesas são famosas em todo o mundo.
Chiang Mai é um destino que cativa os visitantes com sua combinação única de história, cultura, natureza e hospitalidade calorosa. Seja você um amante de aventura, um entusiasta da cultura ou alguém em busca de tranquilidade, Chiang Mai tem tudo para oferecer uma experiência inesquecível.
Nós visitamos a Chiang Mai durante a nossa viagem de 27 dias pela Tailândia e 100 dias pela Ásia! A cidade foi nossa segunda parada no país depois de fazer um desvio de alguns dias pelo Laos.
Nesse post você vai encontrar todas as dicas para organizar uma viagem pra Chiang Mai, e as atividades que fizemos pela cidade.
GUIA DE VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
O Guia de Viagem do Mapa de Viajante para a Tailândia vai te ajudar a organizar a sua viagem por completo.
O Guia tem mostra de forma detalhada o que fazer nos principais destinos no país, com sugestões de roteiro para diferentes durações. Além disso, o guia dá dicas sobre quando ir, como se comunicar, levar dinheiro, como se deslocar e muito mais!
COMO CHEGAR EM CHIANG MAI
DE AVIÃO
Chiang Mai fica ao norte da Tailândia a cerca de 700 km de Bangkok e existem algumas opções de voos diretos saindo de Bangkok, Phuket e Koh Samui (na Tailândia) e de outras cidades asiáticas como Luang Prabang (Laos), Hanói, Da Nang e Ho Chi Minh (Vietnã) e Singapura.
O trajeto mais barato de avião sem dúvida é o de Bangkok para Chiang Mai. No nosso caso fez mais sentido ir de Bangkok para Luang Prabang no Laos, depois retornar para Chiang Mai e seguir viagem para Phuket.
Vale a pena simular diferentes logísticas para encontrar o melhor custo benefício nas passagens aéreas. As principais companhias aéreas que fazem esse trajeto são Thai Airways, AirAsia e Bangkok Airways.
DE TREM
Também é possível viajar de trem de Bangkok até Chiang Mai e vice-versa. A Estação de Trem de Bangkok e o Aeroporto Due Mueang são os pontos de partida mais comum, com vários trens diurnos e noturnos para Chiang Mai.
Porém é importante ressaltar que os trens oferecem diferentes classes, desde assentos econômicos até cabines privativas e leitos.
Embora seja uma opção mais lenta em comparação com o avião (entre 10 e 13 horas de viagem), muitos viajantes curtem a paisagem que pode ser admirada durante a viagem.
DE ÔNIBUS
Os ônibus noturnos saindo de Bangkok também são populares entre mochileiros e quem quer economizar mas eu particularmente não curti muito a ideia considerando o longo tempo de viagem.
ATRAVESSANDO A FRONTEIRA ENTRE TAILÂNDIA E LAOS
Outra logística comum para quem visita Chiang Mai é atravessar a fronteira entre a Tailândia e o Laos. A cidade fica a 630 km de Luang Prabang e 608 km de Vienciana.
Além da opção de voos entre essas cidades também é possível fazer o trajeto de ônibus.
SLOW BOAT ATÉ LUANG PRABANG
Por fim, uma opção pra quem gosta de explorar o turismo raiz: fazer o trajeto da fronteira da Tailândia com o Laos até Luang Prabang de barco.
O barco parte de Huay Xai, Laos, na divisa entre os 2 países e leva 2 dias para chegar no destino final. Com certeza não é uma viagem pra qualquer tipo de viajante. Existem pacotes que incluem o ônibus até a Huay Xai e a hospedagem em Pak Beng.
Abaixo um mapa de Chiang Mai com os principais pontos de interesse da cidade. Você pode salvar esse mapa no seu celular clicando no ícone do lado direito superior.
ONDE FICAR HOSPEDADO EM CHIANG MAI
Nós ficamos hospedados em um AirBnb fora do quadrado central onde fica a cidade antiga. A ideia era economizar um pouco e cozinhar nossas refeições. Mas na prática não curtimos muito ficar fora do centro.
A Cidade Antiga (Old City) é frequentemente considerada a melhor localização para se hospedar em Chiang Mai. Rodeada por uma muralha, é onde ficam vários templos históricos, restaurantes, cafés, lojas e vida noturna.
Além disso, essa área central permite fácil acesso a pé às principais atrações, como o Templo Wat Phra Singh e o Bazar Noturno.
Assim, eu recomendo procurar por uma hospedagem dentro das muralhas, preferencialmente mais para o lado da muralha leste.
DICAS DE HOTÉIS
Algumas dicas de hospedagem dentro e fora da muralha:
99 The Gallery Hotel: Localizado na Cidade Antiga, o 99 The Gallery Hotel é conhecido por sua atmosfera acolhedora e design contemporâneo. Os quartos são elegantes e confortáveis, e o hotel possui um café-charmoso que serve café da manhã e outras refeições leves.
Somwang Boutique Hotel: Situado dentro das muralhas, o Somwang Boutique Hotel oferece quartos bem decorados e espaçosos. O hotel possui uma piscina ao ar livre, um terraço no último andar com vista para a cidade e um restaurante que serve pratos tailandeses e internacionais.
H Hotel Phrasing: Localizado na área de Nimmanhaemin, dentro da cidade antiga, o hotel oferece quartos confortáveis, café no local, academia e está cercado por uma variedade de restaurantes, cafés e lojas da moda.
Goldenbell Hotel Chiangmai: O hotel fica um pouco mais ao sul das muralhas e combina elementos tradicionais tailandeses com toques modernos. Os quartos são elegantes e bem equipados, e o hotel oferece um terraço no último andar com vista panorâmica da cidade.
Tamarind Village: Situado no coração da Cidade Antiga, o Tamarind Village é um hotel encantador que combina perfeitamente a atmosfera tradicional tailandesa com conforto contemporâneo. Seus quartos espaçosos e bem decorados estão situados em torno de um tranquilo jardim interno.
Le Méridien Chiang Mai: Localizado perto do famoso Mercado Noturno, este hotel de luxo oferece quartos elegantes com vistas panorâmicas da cidade. O Le Méridien Chiang Mai possui uma piscina no terraço, spa, restaurantes e fácil acesso a diversas atrações da cidade.
RatiLanna Riverside Spa Resort: Localizado às margens do Rio Ping, este resort de luxo oferece uma experiência relaxante e exuberante. Com quartos elegantes, piscinas, spa e um restaurante com vista para o rio, o RatiLanna Riverside Spa Resort é perfeito para quem busca tranquilidade e beleza natural.
Nós ficamos hospedados no North Moat by Emm & Emm´s mas como eu disse achei que a localização não foi tão boa. Porém eles tem um outro AirBnb, também fora da muralha, mas do lado leste, mais bem localizado. Se chama East Moat by Emm & Emm’s.
Todos os hotéis mencionados aqui estão marcados no mapa no início desse post.
COMO SE DESLOCAR NA CIDADE
Além da possibilidade de utilizar o Grab outra forma muito comum de se deslocar em Chiang é usando os Red-tuc e Yellow-tucs que circulam pela cidade.
Você vai ver vários desses carrinhos coloridos por toda a cidade. Basta fazer sinal que eles param e você pode negociar pra onde está indo e qual o valor da corrida.
Importante saber que os Red-tuc podem circular dentro das muralhas e os Yellow-tuc fora delas.
QUANTOS DIAS FICAR EM CHIANG MAI
Nós ficamos 4 dias inteiros (5 noites) em Chiang Mai, incluindo uma noite (2 dias) para fazer o retiro de meditação.
Com 3 dias inteiros na cidade foi possível conhecer os principais templos de Chiang Mai e explorar outros lugares próximo, como veremos abaixo!
MELHOR ÉPOCA PARA IR A CHIANG MAI
Os melhores meses pra visitar Chiang Mai são de Dezembro a Março, quando o clima é mais fresco e agradável. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas, variando entre 15°C e 25°C, e há menos chuvas.
Já de Agosto a Novembro é o período das monções asiáticas, com muita chuva durante o período.
No entanto, é importante mencionar que a cidade pode ficar bastante movimentada durante o Festival de Água Songkran, que acontece em meados de abril. Essa é uma das celebrações mais importantes da Tailândia e atrai muitos turistas para Chiang Mai. Durante o Songkran, as pessoas participam de uma grande batalha de água nas ruas, marcando o Ano Novo tailandês.
Além disso, a cidade também abriga outros festivais e datas comemorativas ao longo do ano, como:
-
- Yi Peng Lantern Festival: Realizado em novembro, este é um dos festivais mais famosos de Chiang Mai. Durante o Yi Peng, as pessoas soltam lanternas de papel no ar, criando um espetáculo visual impressionante.
- Loi Krathong: Também conhecido como Festival das Luzes, o Loi Krathong é celebrado em novembro. Durante o festival, as pessoas soltam pequenos barcos feitos de folhas de bananeira e decorados com velas e flores nos rios para fazer oferendas e desejar sorte.
- Festival das Flores de Chiang Mai: Realizado em fevereiro, o Festival das Flores é uma celebração anual que envolve desfiles de flores, exposições de jardins, competições de arranjos florais e outros eventos relacionados à beleza das flores.
NOSSO ROTEIRO EM CHIANG MAI
Abaixo está o nosso roteiro pela cidade, contendo os links para reservar algumas atividades online.
WAT SI SUPHAN (TEMPLO DE PRATA)
No primeiro dia em Chiang Mai optamos por explorar a região da cidade antiga. Um dos principais pontos turísticos é o Templo de Prata.
O Templo de Prata, conhecido como Wat Sri Suphan, foi construído originalmente há mais de 500 anos. No entanto, o templo passou por várias renovações ao longo dos séculos e o atual edifício de prata que vemos hoje foi concluído em 2004.
Por ser tão recente, o templo possui caraterística e referências contemporâneas, incluindo imagens dos super heróis dos vingadores.
Outra polêmica sobre o Templo de Prata é a proibição de mulheres entrarem dentro do templo. Essa proibição faz parte de uma restrição controversa do budismo que geralmente não é levada ao pé da letra nos outros templos que visitamos pela Tailândia.
Depois da visita ao templo fomos caminhando até a Cidade Antiga para almoçar. Vale a pena explorar a região da Old City visitando os comércios, templos e cafés.
Também indico aproveitar o início da tarde para fazer uma massagem tipicamente tailandesa já que Chiang Mai tem vários spas e com um dos melhores preços da Tailândia!
TEMPLOS E PÔR-DO-SOL: DOI SUTHEP
No fim da tarde do primeiro dia fizemos um passeio guiado com pôr-do-sol por outros templos de Chiang Mai.
O passeio tem duração de 5 horas mais ou menos e inclui o transporte, guia e a visita aos templos Wat Umong e Doi Suthep, onde assistimos ao pôr-do-sol.
ELEPHANT NATURE PARK
A Tailândia é muito famosa pelas atividades e passeios envolvendo elefantes. Mas também não é segredo que a grande maioria dessas atividades envolvem maus tratos e condicionamentos prejudiciais aos animais.
Por outro lado, existem vários santuários que prometem cuidar dos elefantes e permitir a interação saudável os humanos.
Tivemos muito cuidado ao escolher qual santuário visitar e optamos por ir no Elephant Nature Park em Chiang Mai.
Nada de dar banho, subir no elefante ou alimentá-lo. Apenas caminhamos ao lado dos pequenos grupos com o acompanhamento dos guias! Tem um relato completo do nosso passeio pelo santuário em outro post aqui no blog!
MERCADO NOTURNO
Chiang Mai é conhecida por seus mercados noturnos vibrantes, onde podemos desfrutar de uma atmosfera animada, experimentar a culinária local e fazer compras.
Tivemos sorte e nossa noite livre foi no domingo quando ocorre o Sunday Night Market no coração da cidade antiga. Foi o melhor mercado noturno que conhecemos na Tailândia e pudemos experimentar várias guloseimas locais.
Outros mercados noturnos em Chiang Mai:
Bazar Noturno de Chiang Mai (Night Bazaar): Localizado na área central da cidade, o Bazar Noturno é um dos mercados mais famosos de Chiang Mai. Ele funciona todas as noites, mas é mais movimentado nos fins de semana. Aqui, você encontrará uma grande variedade de produtos, desde roupas, artesanatos, acessórios, até alimentos de rua e entretenimento ao vivo. O Bazar Noturno é conhecido por sua atmosfera animada e barganhas.
Bazar Wualai: Localizado ao sul da Cidade Antiga, o Bazar Wualai ocorre nas noites de sábado. É famoso por sua ênfase em produtos artesanais tradicionais, como prata, esculturas em madeira, tecidos e artigos de decoração. Além das compras, o Bazar Wualai também oferece uma variedade de barracas de comida de rua e apresentações culturais.
EXCURSÃO PARA CHIANG RAI
Chiang Rai é uma cidade que fica a 180 quilômetros ao nordeste de Chiang Mai, quase na divisa com Myanmar. A cidade também é famosa pelos seus templos e por isso decidimos conhecê-la em um bate a volta de Chiang Mai.
O ideal na minha opinião é aproveitar e passar pelo menos 2 noites em Chiang Rai para poder explorar os templos com calma. Tem outro post aqui blog onde eu falo mais sobre Chiang Rai, com dicas de outras atividades pra fazer na cidade.
Durante o planejamento da viagem nós consideramos passar uns dias em Chiang Rai. Mas no final, encurtamos a estadia para um bate e volta de 3 três horas (o trecho).
Justamente por isso optamos por pegar um passeio guiado. Dessa forma, contamos com o transporte em uma van e um guia local.
Visitamos o White Temple, Blue Temple e a Casa Negra (um museu beem diferente) na nossa excursão.
PRATIQUE MEDITAÇÃO
Acredito que não vai existir melhor lugar para você se inspirar a praticar meditação do que Chiang Mai. Isso porque a cidade oferece uma atmosfera tranquila e serena, cercada por belas paisagens naturais e uma rica tradição budista.
Justamente por isso optamos por fazer um retiro de meditação de dois dias em Chiang Mai no Monk Chat. Tem o nosso relato completo sobre o retiro de meditação nesse post aqui.
Se não for através de um retiro, você pode praticar meditação em uma das várias escolas e centros de meditação, nos templos ou até mesmo baixando algum aplicativo de meditação mindfulness gratuito.
Enfim, ao final do retiro, partimos para nosso próximo destino na Tailândia: Phuket!
Se gostou do post com o nosso roteiro de 4 dias por Chiang e norte da Tailândia então comenta aí embaixo! Se quiser saber mais sobre a nossa viagem pela Tailândia então confere os outros posts aqui no blog ou os vídeos no canal do YouTube.