O Parque Nacional de Torres del Paine é uma reserva de mais de 220 mil hectares localizado no sul do Chile, mais especificamente na região de Magalhães e Antártica Chilena. O parque oferece diversas atividades como trilhas, camping, caiaque, passeios de barco e pesca. Tudo isso cercado por montanhas, lagos, glaciares e cachoeiras. Nessa publicação vou contar tudo o que tem pra fazer pelo parque!
O que você vai ler nesse post
Antes de mais nada, o parque Torres del Paine fez parte da nossa viagem pela Patagônia argentina e chilena. O roteiro completo está nesse post Roteiro pela Patagônia – O que fazer em 10 dias. Também escrevi um post específico sobre a famosa Trilha até a base das Torres del Paine.
Sendo assim, seguimos viagem de El Calafate até a pequena cidade de Cerro Castillo, onde ficamos hospedados por duas noites (leia aqui sobre onde ficar quando for a Torres del Paine).
Depois de passeios fantásticos pelo Glaciar Perito Moreno e Estância Cristina achávamos difícil encontrar outro destino que pudesse superar a patagônia argentina, mas estávamos enganados.
COMO CHEGAR AO PARQUE NACIONAL DE TORRES DEL PAINE
O acesso ao parque Torres del Paine não é dos mais fáceis. Isso porque além de estar a aproximadamente 250 km de El Calafate, a cidade mais próxima e com melhores estrutura é Puerto Natales a 80 km do parque.
Além disso, são pouquíssimos postos de gasolina no trajeto e nenhum dentro do parque. Sendo assim, é preciso ter muita atenção ao se deslocar pela região com carro alugado.
Mas para saber todos os detalhes de como fizemos a logística entre El Calafate e Torres del Paine, leia o post sobre Dicas Essenciais sobre a Patagônia.
Em resumo, nós alugamos um carro em El Calafate e atravessamos a fronteira da Argentina com o Chile. Logo que atravessamos a fronteira ficamos hospedados em um vilarejo chamado Cerro Castillo, para ficar o mais perto possível da entrada do parque. A vila não tem muito a oferecer, além de alguns pares de hotéis e uma lanchonete.
Mas se preferir fazer o passeio guiado com transporte pode reservar essa opção saindo tanto de Puerto Natales quanto de Punta Arenas.
QUANTO CUSTA ENTRAR NO PARQUE TORRES DEL PAINE
Para acessar o parque é preciso pagar uma taxa de U$ 35,00 na alta temporada (a partir de Outubro). A vantagem é que essa entrada concede acesso por três dias seguidos dentro do parque.
Consulte o preço e reserve com antecedência no site da CONAF.
O QUE FAZER EM TORRES DEL PAINE
O parque é gigantesco e tem uma série de atividades e pontos turísticos. Sendo assim, segue abaixo os principais pontos de interesse com uma breve descrição do que você vai encontrar em cada um deles. Nós percorremos de carro por todos esses pontos em um único dia (exceto a trilha até a base das torres que foi feita no segundo dia outro dia).
LAGUNA AMARGA
Primeira parada é fora dos limites do Parque, antes de passar pela entrada. É uma lagoa onde é possível enxergar as torres del Paine ao fundo.
MIRADOR BASE LAS TORRES
Esse é o famoso mirador final da famosa trilha até a base das Torres. A trilha faz parte do Circuito W e pode ser feita em um dia (aprox. 10 horas de caminhada). Para saber tudo sobre essa trilha leia o post sobre o Trekking até a base das Torres.
Reserve a atividade de trilha guiada incluindo transporte de Puerto Natales até o parque.
MIRADOR CUERNOS
Em uma breve parada a beira da estrada e é possível contemplar um dos lugares mais incríveis de todo o parque. Ao fundo é possível ver o Salto Grande com lagoas de diversos tons de azul completando a paisagem.
MIRADOR SALTO GRANDE
Em seguida, uma pequena caminhada de uns 15 minutos separam a estrada de um dos mais belos lugares do Parque de Torres del Paine.
O visual se completa com uma queda d’água azul turquesa, responsável por desembocar a água do degelo no Lago Pehoe.
LAGO PEHOE
Seguindo adiante encontramos o lugar ideal para uma parada para almoço. O lago Pehoe também tem uma visão privilegiada do Salto Grande. Atravessando a ponte é possível chegar ao restaurante Pehoe. Naquela ilha também é possível encontrar a hosteria Pehoe.
LAGO GREY
O Lago Grey tem um pouco de tudo: trilhas, mirantes, icebergs, glaciares, passeio de barco e até hospedagem. É ponto de parada obrigatório para quem passa pelo Parque. Aliás, escrevemos um post falando só sobres as atividades do Lago Grey.
Reserve um passeio incluindo transporte de Puerto Natales até Torres del Paine e o passeio de barco pelo Lago Gray!
MIRADOR RIO SERRADO
Por fim, chegamos ao Mirador Rio Serrano, localizado bem mais ao sul do parque e mais próximo de quem vem por Puerto Natales. O mirador também fica próximo de algumas opções de hotéis como o Hotel Rio Serrado e o Pampa Hostel.
CONCLUSÃO SOBRE O PARQUE TORRES DEL PAINE
O Parque Nacional de Torres del Paine agrada a qualquer tipo de viajante. Tem trilhas de 15 minutos e percursos que podem levar mais de uma semana para serem completados. Tem rios e cachoeiras, glaciares e icebergs.
Lagos de diversos tons de azul e uma rica fauna e flora. Você vai encontrar guanacos e diversos pássaros por todos os lados, mas também pode ver animais raros como pumas e cervos.
Por fim, você também pode fazer um passeio de barco ou de caiaque até um glaciar, comer em bons restaurantes, andar a cavalo ou descansar em dos diversos hotéis do parque.
O Chile possui uma série de parques nacionais espalhados pelo seu território, afinal é um dos países mais extensos do continente. A Blenda do Blog Lugares Lindos visitou outros parques em outras regiões do país, como por exemplo o Parque Nacional Vicente Pérez!
6 comments
[…] Não dá pra falar de Patagônia sem citar essas torres incríveis, no Parque Nacional Torres del Paine, mas sobre este você pode se deliciar lendo o post do Felipe Carvalho em O que fazer no Parque Nacional Torres del Paine. […]
[…] No puedes hablar de Patagonia sin mencionar estas increíbles torres en el Parque Nacional Torres del Paine, pero puedes deleitarte con esto leyendo la publicación de Felipe Tavares sobre qué hacer en el Parque Nacional Torres del Paine . […]
[…] Não dá pra falar de Patagônia sem citar essas torres incríveis, no Parque Nacional Torres del Paine, mas sobre este você pode se deliciar lendo o post do Felipe Tavares em o que fazer no Parque Nacional Torres del Paine. […]
Mto bom o artigo. Planejo ir para a patagonia em marco de 2023. Gostaria de receber a planilhas com os custos de viagem. Obrigado
Que bom que gostou José! Veja se recebeu a planilha. Abs.
[…] Não dá pra falar de Patagônia sem citar essas torres incríveis, no Parque Nacional Torres del Paine, mas sobre este você pode se deliciar lendo o post do Felipe Tavares em o que fazer no Parque Nacional Torres del Paine. […]