Salvador, a capital baiana, é um dos pilares da cultura afro-brasileira e da colonização portuguesa no Brasil. Portanto, muito do turismo gira em torno dessas referências, que mantém viva a história do povo baiano e do brasileiro. Além disso, a Bahia é um estado com muitas belezas naturais! Assim, nesse post, vou dar dicas do que fazer em Salvador, mostrando o nosso roteiro pelos principais pontos turísticos da cidade!
O QUE FAZER EM SALVADOR
Dica de Viajante: Quer aprender a planejar uma viagem do zero? Então leia no nosso post com um roteiro completo de 6 passos para organizar a sua viagem do zero!
SOBRE SALVADOR
É muito difícil falar sobre Salvador em um parágrafo, dado a sua importância histórica e cultura. Aliás, a história da cidade se mistura facilmente com a do Brasil. Principalmente durante o período de colonização dos portugueses e abolição da escravidão.
A cidade foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa e depois se tornou a primeira capital da América Portuguesa. Atualmente é o terceiro município mais populoso do Brasil e a maior cidade do nordeste com mais de 2,8 milhões de habitantes.
Salvador fica localizada em uma península com o Oceano Atlântico do lado direito e a Baía de Todos os Santos ao Oeste. Sua localização geográfica e topografia também são atrativos para o turismo, com belas praias e paisagens.
Assim, Salvador é um bom destino de viagem tanto para quem curte natureza, praia e sol, quanto para quem busca cultura, história, música e gastronomia.
Gastronomia, aliás, que é reconhecida internacionalmente, com uma variedade de comidas típicas e temperos e frutas diferentes.
QUANTOS DIAS FICAR EM SALVADOR
Nossa viagem pela Bahia durou 10 dias, mas passamos apenas 3 noites em Salvador. Foi tempo suficiente para visitar os principais pontos turísticos localizados tanto no centro quanto nos bairros da Barra e Rio Vermelho.
Porém, para quem quer conhecer outros lugares próximos a Salvador como Morro de São Paulo e Costa do Sauipe, eu recomendo aumentar o tempo de viagem para poder aproveitar bem cada destino.
De 3 a 4 noites é tempo suficiente para conhecer bem a capital baiana de Salvador.
QUANDO IR A SALVADOR
As temperaturas em Salvador são estáveis durante praticamente todo o ano, com médias mínimas no inverno de 22º e médias máximas de 31º durante o verão.
Os meses mais chuvosos são os de Abril e Maio com média mensal acima de 150 mm de chuva. Já os meses de menos chuva são justamente durante o verão, de Dezembro a Fevereiro.
ÉPOCAS FESTIVAS EM SALVADOR
Sem dúvida o período do carnaval é o ápice de alta temporada em Salvador. Por isso, só recomendo viajar pra lá nessa época se você quiser curtir as festas de rua e blocos de carnaval. Todo o turismo da cidade estará voltado para atender os milhões de turistas que viajam até a capital em busca de festa!
O período de Ano Novo também é de alta temporada em Salvador, pois muita gente procura a cidade para assistir a shows, festas e os fogos de artificio nas praias da capital.
Durante o verão também acontecem outros eventos importantes como por exemplo a Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim (meados de Janeiro) , a Festa de São Lázaro (28 de Janeiro) e Nossa Senhora dos Navegantes (2 de Fevereiro).
ONDE FICAR HOSPEDADO EM SALVADOR
Nós ficamos hospedados em dois bairros diferentes de Salvador: uma noite no BahiaCafé Hotel que fica no centro da cidade, a poucas quadras do Pelourinho e do Elevador Lacerda.
Também ficamos hospedados duas noites no bairro do Rio Vermelho, mais boêmio e com mais opções de restaurantes e bares. No Bairro do Rio Vermelho optamos por ficar hospedados no IBIS Hotel.
Pra ver outras opções de hospedagem na capital baiana recomendo ler nosso post com dicas dos melhores bairros e hotéis em Salvador!
COMO FAZER OS PASSEIOS EM SALVADOR
Por ser uma grande capital é muito fácil encontrar diversas agências de turismo fazendo passeios ou fechando pacotes de viagem na capital baiana. Portanto, para quem curte viajar com uma agência, Salvador é uma boa opção.
Mas Salvador também é um destino de fácil organização pra quem prefere viajar por conta própria. Alguns sites para reserva de passeios online em Salvador são Get Your Guide, Civitatis e Easy Travel Shop.
Também é possível visitar muitas atrações sem reserva, como por exemplo Pelourinho, Farol da Barra, Elevador Lacerda e A Casa do Rio vermelho. Além disso, para conhecer as praias de Salvador, basta organizar o transfer ou Uber do seu hotel.
Dica de Viajante: Tem dúvidas sobre como reservar passeios online? Confira nosso post com dicas para pesquisar e reservar passeios pela internet!
Então vamos ao roteiro! Lembrando que todos os lugares mencionados no roteiro estão indicados no mapa abaixo:
SALVADOR É SEGURO
Muitas cidades baianas, como por exemplo Feira de Santana e Camaçari, sempre aparecem entre as cidades mais violentas do Brasil. Além disso, Salvador é a capital brasileira mais violenta com uma média de 49 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Certamente é preciso ter cuidado ao viajar a turismo para Salvador. Entretanto, nas região mais turísticas, o cuidado maior deve ser com os famosos trombadinhas e batedores de carteira.
Por isso, fique sempre atento aos seus pertences e evite, se possível, carregar bolsas e mochilas que chamem muita atenção.
Também evite ir a bairros e entrar em ruas desconhecidas. Dê preferencia para fazer as viagens de Uber, Taxi ou transfer turístico.
FITINHA DO SENHOR D BONFIM E AMBULANTES EM SALVADOR
Sempre um assunto polêmico, são as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, amplamente distribuídas ‘gratuitamente’ por ambulantes nas ruas de Salvador.
Aqui, vale a máxima do “não existe almoço grátis”. Nesse caso, não existe fitinha grátis. E os ambulantes e vendedores vão insistir e tentar todas as formas possíveis para te parar na rua e tentar vender alguma coisa. Muitas vezes, eles de fato dão da fita. Mas logo em seguida mostram algum outro produto “artesanal” pra te vender.
É normal que haja esse tipo de comércio, que muitas vezes serve como fonte de renda para os moradores da cidade. Entretanto, especificamente em Salvador, a quantidade e insistência desses ambulantes é muito grande.
Além disso, as tentativas de dissimulação para tirar proveito do turista não deixam uma boa lembrança. Assim, seguem algumas dicas para tentar driblar o assédio exagerado nas ruas de Salvador:
-
- Evitar o contato é a primeira forma de fugir dos ambulantes. Sempre que possível, não dê atenção a primeira chamada. As vezes um discreto gesto com a mão em forma de recusa e o distanciamento já resolvem a situação;
- Peça uma fitinha no hotel. Nosso hotel oferecia no check-in as fitinhas. Dessa forma, ao sair na rua desde o primeiro dia, já podíamos mostrar a fitinha no pulso indicando que não queríamos outra. Funciona parcialmente, pois eles passam a oferecer pra você levar outras de presente;
- Não aceite nem pegue nenhum objeto. Essa é a porta de entrada para você se ver ‘obrigado’ a comprar alguma coisa. Alguns ambulantes chegam ao ponto de ir colocando a fitinha no pulso mesmo com você andando. Se afaste e demonstre, com educação, que não quer;
- Se não conseguiu desviar e foi parado, não seja rude. Diga que está com pressa ou use a minha frase predileta de “hoje eu não vou querer não“;
- Não confie em camisetas e coletes que indiquem que a pessoa é autorizada a prática pela prefeitura ou qualquer outro órgão público. Sim, já aconteceu de sermos abordados por um cara com colete da ‘prefeitura’ que depois nos tentou vender artesanato e fitinha;
COMO CHEGAR ATÉ SALVADOR
A boa notícia para quem quer visitar a capital baiana é que o aeroporto de Salvador recebe voos diários e diretos de praticamente todas as capitais brasileiras.
O voo direto mais longo parte de Porto Alegre e tem duração de 3 horas e meia.
DO AEROPORTO ATÉ A CIDADE DE SALVADOR
O aeroporto Internacional de Salvador fica a aproximadamente 25 km distante do centro da cidade.
A forma mais prática sem dúvida é pegando um Uber ou Taxi. Mas dependendo do horário do dia o transito do aeroporto até o centro pode ser bem intenso.
Outra forma confortável e contratando um transfer do aeroporto até o seu hotel. Você pode contratar o transfer para apenas um trecho ou para os trechos de ida e volta.
Também existem transfer que levam até as praias do Litoral Norte e que incluem, até mesmo, o translado até Morro de São Paulo.
Por fim, a opção mais barata é pegar o metro. Para isso, é preciso embarcar em um ônibus gratuito que sai da área de desembarque do aeroporto e leva até o terminal de Metro.
O Metro não chega até nenhum bairro turístico, mas você pode descer na estação Acesso Norte ou fazer baldeação até a estação da Lapa (que fica pertinho do centro de Salvador). Em ambos os casos, você pode seguir viagem de Uber ou Taxi pagando bem menos comparado com o aeroporto.
CITY TOUR GRATUITO PELO PELOURINHO (DIA 1)
Começamos a viagem fazendo o Walking Tour Gratuito pelo centro de Salvador, passando pelo Elevador Lacerda, Praça da Cruz Caída e Largo do Pelourinho.
O tour é uma ótima oportunidade de se localizar no início da viagem, permitindo, assim, voltar nos lugares que gostar mais. A duração do tour é de aproximadamente 2 horas e meia e o valor a ser pago fica totalmente a seu critério. No nosso caso, gostamos muito do tour e da guia e colaboramos com R$ 50,00 cada um.
Existem vários formatos de tours e passeios de reconhecimento da cidade de Salvador. Vai depender muito do gosto e estilo de viagem de cada um. Por isso, abaixo, recomendo algumas outras opções para começar a conhecer a cidade.
TOUR PANORÂMICO POR SALVADOR
Outra opção de tour por Salvador é o Tour Panorâmico em ônibus turístico. Nesse tipo de passeio as vantagens são o conforto do ônibus e a possibilidade de conhecer mais lugares em menos tempo (aprox. 4 horas). O tour inclui passagem pelo bairro da Barra, Dique do Itororó, Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Forte Nossa Senhora do Monte Serrat e Mercado Modelo.
TOUR HERANÇA AFRICANA PELO CENTRO
Já o Tour Herança Africana perfaz a pé, pelo centro de Salvador, a história negra contada através do ponto de vista do povo colonizado. Saindo da Catedral Basílica São Salvador e passando pelo Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco e Escola do Olodum.
PELOURINHO E OLODUM
Na parte da tarde ficamos ainda no centro de Salvador, caminhando pelas ruas do bairro até chegar ao Largo do Pelourinho. Ali, encontramos um grupo do Olodum praticando a batucada a plena luz do dia.
O grupo realiza essa atividade principalmente durante os fins de semana mas é possível encontrar grupos menores durante a semana.
Mas ruas laterais ao Lardo do Pelourinho, também é possível brincar de batucar e ainda contribuir para os grupos que desenvolvem esse trabalho na cidade.
O CRAVINHO E O LARGO TERREIRO DE JESUS
No Largo Terreiro de Jesus ficam alguns lugares marcantes do centro de Salvador como a Catedral Basílica e a Igreja de São Domingos Gusmão. Também encontramos alguns restaurantes, lojinhas e comércio.
Ali fica também O Cravinho, uma pequena adega que serve e vende cachaças artesanais de diversos sabores. O lugar está sempre cheio, mas com sorte você consegue encontrar uma mesa para sentar e provar as dezenas de sabores de cachaça!
ELEVADOR LACERDA E MERCADO MODELO
Seguindo ainda pelo centro de Salvador, chegamos ao Elevador Lacerda, com um dos cartões postais da cidade: a baía de Todos os Santos. O Elevador conecta a parte superior do bairro com a marina e com o Mercado Modelo. A subida ou descida custa R$ 0,15.
Lá embaixo você pode visitar o Mercado Modelo e conhecer a marina de Salvador de onde saem os passeios de barco pela região.
A Praça Tomé de Sousa, onde fica o Elevador Lacerda também é um lugar legal para assistir ao pôr-do-sol em Salvador.
PRAIA DO FAROL DA BARRA (DIA 2)
No segundo dia em Salvador foi dia de conhecer o Bairro da Barra. A Praia do Farol da Barra fica ao sul da cidade de Salvador e é uma boa opção pra quem quer passar algumas horas com pé na areia.
Do lado direito da praia fica o famoso Farol da Barra (ou Forte de Santo Antônio da Barra).
O farol foi construído em 1702 para servir de apoio aos navios que entravam e saiam da Baía de Todos os Santos. Mas o local já era usado, décadas antes, como forte de defesa.
O ingresso ao Forte custa R$ 15,00 e dá acesso a construção, ao farol e ao Museu Náutico da Bahia.
FORTE DE SANTA MARIA E PRAIA DO PORTO
Saindo a esquerda do Forte da Barra, seguimos pelo calçadão da Avenida Sete de Setembro até chegar no Forte de Santa Maria, outra imponente construção da orla de Salvador.
O Forte de Santa Maria foi construído em 1614 e atualmente serve como local para ensaios e exposições. Também é um lugar legal para assistir ao pôr-do-sol da Baía de Todos os Santos.
Seguindo mais adiante, chegamos na Praia do Porto. Por estar localizada do lado de dentro da baía é considerada uma das melhores praias pra banho de Salvador, já que o mar é mais calmo.
Do lado direito da Praia do Porto, é possível encontrar o Marco de Fundação da cidade de Salvador e o Forte de São Diogo (atualmente Espaço Carybé de Artes).
A CASA DO RIO VERMELHO (DIA 3)
Dentre os vários artistas, escritores e músicos que nasceram ou cresceram em Salvador, sem dúvida Jorge Amado é um dos mais ilustres.
Além da Fundação Jorge Amado, que fica no Largo do Pelourinho, também visitamos a Casa do Rio Vermelho, residência do escritor.
A entrada custa R$ 20,00 por pessoa e dá acesso a várias instalações da casa que foram transformadas em museu. A Casa fica no Bairro do Rio Vermelho, abre de Terça a Domingo das 10 as 18 horas (fechado as segundas-feiras).
OUTRAS ATIVIDADES EM SALVADOR
Na parte da tarde ou restante do dia, você pode aproveitar outras atividades na capital baiana. Há tanto atividades culturais como para conhecer as belezas naturais da região.
EXCURÇÃO AS ILHAS DE SALVADOR
Nesse passeio de dia inteiro pelas Ilhas de Salvador é possível visitar as ilhas dos Frades e a de Itaparica. Ambas ficam na região da Baía de Todos os Santos e nas duas paradas é possível aproveitar pra dar um mergulho e curtir o local.
Esse passeio é ideal pra quem tem pouco tempo de viagem e não poderia conhecer Morro de São Paulo e Costa do Sauipe mas quer aproveitar um pouco as praias baianas.
MERGULHO DE BATISMO
O mergulho de batismo em Salvador acontece no recife de corais de Santa Maria com saídas do Porto da Barra. Você vai receber toda a orientação para fazer o primeiro mergulho a 10 metros de profundidade.
Lembrando que, depois do mergulho, é recomendável esperar 24 horas para realizar uma viagem de avião.
ATIVIDADES PRÓXIMAS A SALVADOR
O que nós fizemos foi combinar a viagem a Salvador com alguns dias na Costa do Sauipe, que fica ao norte da Bahia. Mas existem outras opções de destinos para completar a experiência em terras baianas.
MORRO DE SÃO PAULO
Morro de São Paulo é uma pequena vila que fica ao norte da Ilha de Tinharé. É o lugar perfeito pra curtir por alguns dias a praia, nadar no mar e comer comidas típicas locais.
Assim, essas são as melhores opções de transporte disponíveis:
-
- De Catamarã, saindo do Terminal Marítimo de Salvador: a viagem dura 2 horas e meia com horários na parte da manhã e da tarde e um custo de R$ 113,00 o trecho;
- Passeio de barco e lancha que inclui parada na Ilha de Taparica ficando em Morro de São Paulo. O passeio inclui pick-up no hotel em Salvador;
COSTA DO SAUIPE
A Costa do Sauipe é a região mais famosa mas outras praias como Embassaí e Praia do Forte também são boas opções de destinos.
As melhores opções de hospedagens são o aluguel de casas de temporada e os diversos resorts espalhados pela região como o IberoStar, Grand Palladium Imbassaí e o Costa do Sauipe Resorts.
ONDE COMER EM SALVADOR
Sem dúvida alguma a gastronomia baiana precisa fazer parte de qualquer roteiro pela Bahia. Por isso, indico aqui os restaurantes que visitamos durante a nossa viagem e que valem a pena.
Lembrando que todos esses lugares estão indicados no mapa que está no início do post:
-
- Sorriso da Dada fica pertinho do Pelourinho e tem pratos típicos como a excelente moqueca de camarão;
- Odoyá Restaurante fica no Largo Terreiro de Jesus e foi onde provamos nosso primeiro vatapá e aprendemos que a caipirinha baiana não leva açúcar;
- Dona Mariquina fica no Bairro do Rio Vermelho e tem um cardápio repleto de comidas típicas regionais;
- Também visitamos o restaurante Portuguesa Maluca com um cardápio tipicamente português pra mudar um pouco os ares;
Alguns outros restaurantes que estavam na nossa lista mas que não conseguimos visitar:
-
- Restaurante Dende Salvador no bairro Ondina;
- Toka do Turista no bairro da Barra;
- Cafelier no bairro Santo Antônio Além do Carmo;
- Restaurante Casa da Tereza no Rio Vermelho;
- Restaurante Yemanjá na praia da Armação;
- Ki-Mukeka na praia da Armação;
O QUE COMER EM SALVADOR
São tantos sabores, temperos e pratos diferentes que fica até difícil escolher o melhor. Segue a nossa lista de pratos típicos para experimentar quando for a Salvador e a Bahia:
-
- Moqueca Baiana: tradicional prato com peixe, leite de coco e frutos do mar;
- Vatapá: creme de amendoim, castanha, camarão, gengibre, leite de coco e dendê;
- Acarajé: prato de rua preparado com massa de grão de bico ou feijão fradinho, frito do azeite de dendê e recheado com vatapá, caruru e camarão;
- Cocada: o doce baiano é preparado a base da polpa do coco e açúcar;
- Mungunzá: parece uma canjica, preparado com milho, leite, canela, açúcar e manteiga;
- Caruru: refogado de quiabo, cebola, amendoim, castanhas e outros vegetais;
- Beijú ou Tapioca: farinha de tapioca esquentada com um pouco de manteiga pode ser recheada com queijo, camarão ou carne seca;
- Arroz de Polvo: o hábito de comer arroz foi trazido pelos escravos para a cultura brasileira;
- Frutas e temperos: é uma ótima oportunidade de experimentar os diversos tipos de frutas e temperos que muitas vezes nunca ouvimos falar;
FAÇA UM SEGURO VIAGEM PARA SALVADOR
Fundamental em viagens internacionais, o seguro viagem passou a ser importante também para viagens nacionais, uma vez que muitos planos de saúde tem cobertura regional.
O Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem. Para melhorar ainda mais temos um cupom de 5% de desconto usando o código MAPADEVIAJANTE5.
QUANTO CUSTA VIAJAR PARA SALVADOR
Para ver todos os gastos dessa viagem basta se inscrever com o seu e-mail abaixo. Vou enviar a planilha com todos os gastos dessa nossa viagem para Salvador na Bahia!
E aí, curtiu esse post com O que fazer em Salvador? Então compartilha ele com a família e amigos e segue o Mapa de Viajante nas redes sociais!
1 comentário
Regina