Uma das grandes surpresas na nossa viagem para Florianópolis foi conhecer a praia da Lagoinha do Leste. Com acesso possível apenas por trilhas e barco, ainda é um paraíso pouco explorado, principalmente na baixa temporada!
RESUMO POST TRILHA LAGOINHA DO LESTE
SOBRE A PRAIA DA LAGOINHA DO LESTE
A praia da Lagoinha do Leste fica ao sul na ilha de Florianópolis. O nome da praia vem justamente do lago formado pelo deságue de diversos e rios e córregos dos morros em volta da praia.
A praia nunca foi colonizada e a única estrutura são poucas barracas vendendo águas, sucos e lanches. Mesmo assim, essas barracas só estão funcionando durante o verão e alta temporada
Por isso, quando for até a Lagoinha, esteja preparado com água e algo para comer.
O acesso a praia pode ser feito apenas por trilhas ou de barco (como veremos mais abaixo).
De fato, o grande atrativo da praia é exatamente por ela ser praticamente deserta, principalmente fora da alta temporada e feriados.
COMO CHEGAR ATÉ LAGOINHA DO LESTE
Existem 4 formas de chegar até a Praia da Lagoinha do Leste e vamos falar sobre cada uma delas mais a baixo. Mas resumidamente são duas opções de trilhas e duas de barco. Cada uma com suas vantagens e desvantagens.
No mapa abaixo estão todos os pontos de interesse e as trilhas (em verde) e os trechos de barco (em vermelho).
TRILHA DO MATADEIRO ATÉ LAGOINHA DO LESTE
Sem dúvida a forma mais aventureira e com paisagens cênicas mais bonitas e pela Trilha da Praia do Matadeiro até a Lagoinha do Leste.
Essa trilha tem aproximadamente 3,6 km de extensão e uma elevação de até 110 metros acima do nível do mar.
O início da trilha fica do lado direito da praia do Matadeiro e é bem sinalizada.
A primeira parte da trilha é na mata fechada e é o trecho de maior esforço pois é preciso subir até uma elevação de 100 metros. Por outro lado, é o trecho mais fresquinho, pois caminhamos por dentro da mata.
Com sorte você vai encontrar uns saguis pulando de galho em galho no percurso.
Depois de aproximadamente 1 hora de caminhada, a trilha se encontra com a costa e o visual muda completamente. Passamos a caminhar a céu aberto e por isso é importante levar um água, chapéu e protetor solar.
Em contraste com a mata fechada, passamos a caminhar bem perto dos costões de pedra até chegar ao Mirante da Pedra do Falcão.
A trilha segue pela costa até a Ponta da Lagoinha. Essa é parte que requer mais atenção durante a trilha. Mas também é o trecho mais bonito.
Ao chegar na Ponta da Lagoinha já é possível ver a praia. A partir dai, são mais uns 20 minutos de descida até chegar a praia.
Essa trilha pode ser feita entre 2 e 3 horas, dependendo do seu ritmo e das paradas para descansar e tirar fotos.
Dica de Viajante: Para ficar hospedado na praia do Matadeiro eu recomendo a Casinha Charmosa. A casinha fica a poucos metros da praia, e é ideal para curtir uns dias com o pé na areia.
TRILHA DO PÂNTANO DO SUL ATÉ LAGOINHA DO LESTE
A outra opção de trilha até a praia da Lagoinha do Leste é saindo da praia do Pântano do Sul. A trilha é mais curta (tem certa de 2 km) que a do Matadeiro porém com uma elevação que chega a 200 metros.
Justamente pela distância menor, é uma trilha muito mais movimentada, principalmente de turistas levando cadeiras, guarda-sóis e cooler para passar o dia.
Essa trilha inicia (ou termina, dependendo da sua direção) do lado esquerdo da praia da Lagoinha do Leste.
Em um dos dias que visitamos a Lagoinha, nós decidimos voltar por essa trilha e pegar um Uber de volta até a praia do Matadeiro.
Dica de Viajante: Na alta temporada, a rodovia que liga a praia do Pântano com o resto da ilha fica bem congestionada no final da tarde. Portanto, leve isso em consideração se decidir terminar a trilha no Pântano e voltar de carro ao Matadeiro.
DE BARCO ATÉ PRAIA DA LAGOINHA
Por fim, existe a possibilidade de chegar até a Lagoinha do Leste de barco. Essa opção só está disponível durante a alta temporada.
É possível pegar um barco na praia do Pântano do Sul ou então na praia da Armação. A praia da Armação fica do lado esquerdo da praia do Matadeiro.
O custo do trecho de barco é de R$ 40,00 para o Pântano do Sul e R$ 50,00 para a praia da Armação.
No nosso segundo dia visitando a praia da Lagoinha nós decidimos voltar de barco. Apesar de ser mais rápida, não recomendo essa opção do barco para quem enjoa facilmente.
TRILHA DO MORRO DA COROA
A última trilha na praia da Lagoinha do Leste é a do Morro da Coroa. Essa trilha inicia e termina na praia da Lagoinha e é uma trilha de alta dificuldade.
Isso porque a trilha é praticamente uma escalada 600 metros (com uma elevação de 200 metros) até o Morro da Coroa.
O visual lá de cima é impressionante e é um dos cartões postais da praia da Lagoinha.
Nós não fizemos essa trilha por cansaço mesmo, e porque confiei que o drone capturaria fotos com o visual parecido do de lá de cima!
DICAS GERAIS DE TRILHAS PARA A LAGOINHA
Algumas dicas importantes para quem quer conhecer a praia da Lagoinha do Leste.
- Os quiosques na praia da Lagoinha funcionam na alta temporada. Se for na baixa temporada vá preparado para não ter estrutura na praia;
- Não esqueça de levar água, lanches, protetor solar, roupas confortáveis e sapato fechado;
- Leve todo seu lixo com você e descarte nas lixeiras da cidade;
- Comece o passeio cedo e evite o sol do meio dia, principalmente se fizer pela trilha do Matadeiro;
- Assim como os quiosques, os barqueiros também só fazem o trajeto na alta temporada;
Pra quem pretende fazer as 3 trilhas no mesmo dia (Matadeiro para Lagoinha, Morro da Coroa e Lagoinha para Pântano do Sul), lembre-se:
A distância total percorrida é de 10 quilômetros. O tempo total de trilha deve ficar em aproximadamente 5 horas. Entretanto, considere também tempos de parada durante a trilha e na praia da Lagoinha.
PREVISÃO DO TEMPO E CLIMA EM FLORIANÓPOLIS
É possível visitar Florianópolis o ano inteiro! Mas, para aproveitar as praias, é claro que existem alguns períodos melhores que os outros.
Com relação ao clima, em Floripa, tem clima encoberto e chuvas esparsas o ano inteiro.
No verão chove mais e as temperaturas ficam entre 20 e 30 graus. Também é a época em que a água do mar está mais quente (entre 22 e 24º).
Final de Março e os meses de Abril e Maio são de queda de temperatura mas ainda assim é uma época em que dá pra curtir a praia.
Já a partir de Junho é recomendável escolher bem a viagem e torcer para pegar um período de sol. De qualquer forma, a temperatura da água do mar vai cair até atingir as médias mínimas de 18 graus em Agosto!
QUANDO IR A FLORIANÓPOLIS
Considerando o clima e a alta temporada, os melhores meses para viajar para Florianópolis são de Novembro a Março.
Se você quer sossego, fuja de feriados como Ano Novo e Carnaval. Já se você quer curtir praias lotadas e bombar nas baladas, esses feriados são a época ideal.
Alguns feriados como Sete de Setembro, Finados e Páscoa podem ser uma boa opção para quem não tem muita disponibilidade. Isso porque são feriados já na baixa temporada e a cidade não está (muito) cheia.
Se a sua viagem para Florianópolis precisa ser durante o inverno, se programe para aproveitar o clima mais ameno e trocar as praias pelas trilhas da ilha.
Também é a melhor época para surfar (apesar do frio). Já entre Agosto e Setembro é o período ideal para avistar as baleias francas.
HOTEL E HOSPEDAGEM EM FLORIANÓPOLIS
A Ilha de Florianópolis é grande, e as estradas que conectam as praias não são das melhores. Por isso, é importante saber escolher o lugar da sua hospedagem.
Com base na nossa lista de praias, veja qual região mais te agrada e pesquise os hotéis no mapa abaixo.
PASSAGEM AÉREA PARA FLORIANÓPOLIS
Geralmente os preços das passagens a partir das principais capitais do Brasil é baixo. Essa é outra grande vantagem de viajar para Florianópolis. Além disso, Florianópolis está com um terminal de aeroporto novíssimo em folha!
Portanto, pesquise passagens nacionais no site da Passagens Promo e compare os melhores preços entre as companhias aéreas.
Se curtiu esse post sobre a praia da Lagoinha do Leste do Mapa de Viajante então deixa seu comentário ai embaixo e compartilha esse post nas redes sociais.