As ruínas da antiga cidade de Machu Picchu no Peru são um dos lugares mais indescritíveis que já visitei até hoje! Por isso, nesse post, vou contar todos os detalhes sobre como foi conhecer uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno!
SOBRE MACHU PICCHU
-
- O que é e como ir a Machu Picchu no Peru
- Quando ir a Macho Picchu
- Bate e Volta de Cusco a Machu Picchu
- Passeios e Excursões até a cidade perdida dos Incas
- As Trilhas até Machu Picchu
- Quantos dias pra conhecer Machu Picchu
- Onde ficar hospedado em Águas Calientes
- Todos os links para conhecer Machu Picchu
- Seguro Viagem para o Peru
O QUE É MACHU PICCHU NO PERU
Machu Picchu é uma antiga cidade do império inca, construída em meio a montanhas e vales . Por isso, também é conhecida como a “cidade perdida dos Incas”.
É um dos pontos turísticos mais visitados no Peru, atraindo viajantes tanto para contemplar as ruínas da cidade como também para fazer trilhas pela região.
Machu Picchu significa “Velha Montanha” na língua quíchua.
Dica de Viajante: Quer ajuda pra viajar pro Peru? Então confere esse post detalhado com dicas pra você organizar sua viagem pra lá!
ONDE FICA MACHU PICCHU
As ruínas de Machu Picchu estão localizadas no Peru, as margens do rio Urubamba, em uma montanha a 2400 acima do nível do mar.
A vila mais próxima as ruínas é a de Águas Calientes, onde fica a estação de trem e algumas hospedagens e comércios.
Por outro lado, Cusco é a cidade com melhor infraestrutura e fica a 4 horas de trem da cidade perdida.
QUEM CONSTRUIU MACHU PICCHU
Machu Picchu foi construída no século XV por ordem do imperador Pachacuti.
Acredita-se que a cidadela foi construída para realização de cultos, devido a religiosidade do povo inca. Entretanto, a motivação para a construção de Machu Picchu ainda é cheia de controvérsias.
Isso porque alguns historiadores consideram a possibilidade da cidade ter sido construída como uma rota de fuga para o imperador e a sua trupe. Outros consideram que Machu Picchu era utilizada como forma de controlar outras regiões do império.
De qualquer forma, fica claro que a Machu Picchu era muito importante para o império Inca e que representou um lugar tanto de poder quanto místico.
COMO MACHU PICCHU FOI CONSTRUÍDA
A construção e engenharia das obras na cidade também é cheia de surpresas. Acredita-se que a cidade foi construída levando em consideração características astronômicas e geológicos, como por exemplo os períodos de solstício, horários de nascer e pôr-do-sol.
A cidade também possui 129 canais de drenagem e sistemas de irrigação para o setor agrícola. Inclusive, o mapa da cidade é divido entre o setor urbano, onde ficavam os templos, praças e parques e o setor agrícola.
A maior parte das construções são de pedra com argamassa de barro. Entretanto, atualmente, apenas 30% da construção é original. O resto foi restaurado e reconstruído.
POR QUE MACHU PICCHU FOI ABANDONADA
Infelizmente não existe nenhum registro histórico do motivo real do abandono da cidade perdida de Machu Picchu.
As teorias mais aceitas indicam que o êxodo pode ter sido motivado por doenças. Outra teoria indica que uma tempestade com raios, que inundou a cidade e causou até incêndios, levou o povo inca a considerar o lugar como amaldiçoado.
Fato é que a construção da cidade de Machu Picchu nunca chegou a ser totalmente finalizada, permanecendo abandonara por vários séculos até ser redescoberta em 1911.
COMO IR A MACHU PICCHU
É um longo mas divertido caminho para ir do Brasil até Machu Picchu. Assim, vamos ver em detalhes como chegar na cidade perdida dos Incas.
DO BRASIL A LIMA
A Latam opera voos diários sem escala saindo de Guarulhos para a capital peruana de Lima. Das outras cidades brasileiras é preciso fazer um voo com escala.
Lima também tem seus atrativos turísticos e por isso vale a pena ficar uns 2 ou 3 dias na cidade.
DE LIMA A CUSCO
A principal cidade nos arredores é Machu Picchu é a cidade de Cusco, que abriga outras tantas experiências turísticas voltadas a visitação de sítios arqueológicos como Ollantaytambo e o Vale Sagrado.
A forma mais rápida de ir de Lima para Cusco é de avião e a viagem dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Também é possível fazer o trajeto de ônibus mas a viagem entre Lima e Cusco dura entre 21 e 24 horas!
DE CUSCO A MACHU PICCHU
Para chegar em Machu Picchu desde Cusco é preciso pegar um trem (pela PeruRail) que leva cerca de 4 horas para chegar até a vila de Águas Calientes.
Em Águas Calientes é preciso pegar um micro-ônibus ou van que leva aproximadamente 30 minutos pra subir a montanha até Machu Picchu.
O ingresso pra esse ônibus é comprado em Águas Calientes mesmo.
Também é possível subir a montanha a pé por uma trilha que tem 4 km de distância. A subida leva entre 1h30 e 2 horas dependendo do ritmo e preparo físico de cada um.
Lembrando que Machu Picchu fica a 2400 km acima do nível do mar e que algumas pessoas podem sentir fadiga e falta de ar devido ao soroche (mal da altitude).
QUANDO IR A MACHU PICCHU
A melhor época para ir a Machu Picchu é entre o final de Maio e início de Setembro, já que é o período que chove menos e tem maior probabilidade de ver a cidadela com sol.
Por outro lado, os meses de Junho, Julho e Agosto são alta temporada. Entrar em Machu Picchu nessa época é bem concorrido e é bom estar preparado para enfrentar as filas na compra dos ingressos e no embarque do ônibus.
Acredito que a melhor inter-temporada (nem alta nem baixa temporada) são os meses de Maio e Setembro. Afinal, o volume de chuvas ainda é baixo ( se comparado com os meses de Dezembro a Março) e o fluxo de pessoas não é tão alto.
Nós viajamos na última semana de Maio, e apesar de estar bem cheio, conseguimos visitar a cidadela com sol!
Confira aqui uma foto de Machu Picchu em Maio e em Fevereiro.
BATE E VOLTA DE TREM PARA MACHU PICCHU
A forma mais rápida e prática para quem não tem muito tempo no roteiro é fazer um bate e volta de trem saindo de Cusco até Machu Picchu.
Assim, vamos ver o que é preciso fazer para conhecer Machu Picchu em um dia:
INGRESSO DE TREM PELA PERU RAIL
Nesse caso, o ideal é pegar o primeiro horário que sai de Cusco as 6h40 da manhã (previsão de chegada as 10h00) e retornar no último horário que parte de Águas Calientes as 16h43.
Cada horário tem valor diferente, portanto confira no site oficial da PeruRail a disponibilidade e preços. Também é possível reservar pela Get Your Guide com cancelamento gratuito até 24 horas antes da viagem.
INGRESSO DO ÔNIBUS PARA MACHU PICCHU
Chegando em Águas Calientes será preciso comprar o ingresso para o ônibus para subir e descer de Machu Picchu. O valor de ida e volta é 24 dólares, ou 12 dólares caso você decida subir de ônibus e descer a pé (por trilha).
Na alta temporada você vai encontrar filas para comprar o ingresso do ônibus. Os ônibus saem geralmente a cada 10 ou 15 minutos.
Por isso, recomendo fazer a compra online utilizando as plataformas do Get Your Guide ou Civitatis (ambas as opções oferecem cancelamento gratuito até 24 horas antes). O valor é um pouco mais alto do que o ingresso comprado na hora, mas você pode evitar uma longa fila para compra do passe.
Dica de Viajante: Se for fazer o bate e volta, fique ligado nos horários, principalmente para dar tempo de pegar o trem de volta a Cusco. Considere uma margem de segurança para enfrentar filas na subida e na descida de Machu Picchu.
INGRESSO PARA MACHU PICCHU
Além disso, você também precisa comprar o ingresso para a entrada na cidadela e esse é sem dúvida o ingresso mais concorrido.
Os horários de entrada são das 6 da manhã as 2 da tarde, de hora em hora e podem ser adquiridos pelo site da Get Your Guide. Lembre-se que esse horário é o horário da entrada no parque (depois do trajeto de ônibus).
Pandemia de Covid-19: O limite de ingressos para Machu Picchu está reduzido a 100 pessoas por hora durante a pandemia e por isso é recomendável comprar os ingressos com pelo menos 45 dias de antecedência. Além disso, os acessos a Huayna Picchu e Machu Mountain não estão fechados.
PASSEIOS COMPLETOS PARA MACHU PICCHU
Existem algumas opções de passeios completos para Machu Picchu. São ideais pra quem não curte ficar se preocupando com cada etapa da viagem, como por exemplo ter que reservar o trem, ônibus e ingresso em Machu Picchu de forma separada.
Tem opção de excursão de ônibus com almoço opcional que incluir um translado de ônibus de Cusco até Ollantaytambo, trem até Águas Calientes, ônibus e ingresso até Machu Picchu (o passeio tem duração total de 14 horas)!
Outra opção de excursão completa com guia em espanhol (e portunhol) onde o trem sai de Cusco, também inclui todos os ingressos e tem duração estimada de 15 horas!
Por fim, pra quem já está em Águas Calientes, tem um passeio que inclui o translado do hotel, ônibus de ida e volta, ingresso e uma visita guiada de 2 horas por Machu Picchu.
AS TRILHAS QUE LEVAM A MACHU PICCHU
Quem visita Machu Picchu tem também a oportunidade de fazer uma série de trilhas e caminhadas com muita aventura, história e paisagens surpreendentes.
São várias opções de trilhas desde a subida de 4 km até Machu Picchu até a trilha Inca com duração de 4 dias! Abaixo um resumos das principais opções:
TRILHA DE ÁGUAS CALIENTES ATÉ MACHU PICCHU
Essa trilha pode ser feita sem agendamento e basicamente consiste em subir os degraus que levam de Águas Calientes até a entrada de Machu Picchu. O percurso tem aproximadamente 4 km e dura em média 2 horas.
Esse percurso substitui o ônibus que faz esse trajeto tanto na subida quanto na descida.
TRILHA ATÉ HUAYNA PICCHU
Huayna Picchu é a inconfundível montanha que fica atrás da cidade de Machu Picchu. Existe uma opção de ingresso a cidadela que inclui uma trilha de duas horas até essa montanha.
A trilha precisa ser agendada no momento da compra do ingresso de entrada e tem um limite diário de acessos (por isso é bem concorrida). Também é uma trilha com muitas subidas íngremes e escadarias em pedra.
TRILHA ATÉ INTIPUNKU (PORTAL DO PÔR DO SOL)
O Intipunku fica a 40 minutos de caminhada da entrada de Machu Picchu (cerca de 1,8 km) e servia como mirante e portão de controle durante o império Inca.
A caminhada pode ser feita por conta própria para aqueles que compraram o ingresso padrão de acesso a cidadela. Lembrando que é preciso considerar tempo suficiente para a caminhada de ida e volta.
Pandemia de Covid-19: Lembrando que Huayna Picchu e Machu Mountain estão temporariamente fechadas por conta da pandemia.
TRILHA INCA
A trilha Inca é considerada uma das melhores trilhas do mundo e compreende um percurso total de 43 km desde Cusco até Machu Picchu.
Existem basicamente duas opções de trilhas de 2 e 4 dias e o preço fica entre 480 e 700 USD. Você pode comprar o ingresso pra Trilha Inca de forma online e já inclui a passagem de trem de retorno para Cusco.
Aviso de Viajante: Machu Picchu fica a 2400 metros acima do nível do mar. Portanto, é recomendável fazer as trilhas se você tiver um bom preparo físico. A altitude também pode causar mal estar, fadiga, cansaço e falta de ar em algumas pessoas.
QUANTOS DICAS FICAR EM MACHU PICCHU
No passeio mais tradicional, onde é feito um bate e volta de trem de Cusco a Machu Picchu, não é preciso passar nenhuma noite no povoado de Águas Calientes. Recomendo essa opção pra quem pretende conhecer a cidadela no tour tradicional.
Já para aqueles que pretendem ter uma experiência mais tranquila, ou que querem fazer as trilhas nos arredores de Machu Picchu, recomendo ficar de uma ou duas noites em Machu Picchu/Águas Calientes.
As vantagens de pernoitas no povoado são:
-
-
- Fazer o passeio de trem até Águas Calientes de forma mais tranquila, principalmente na volta;
- Visitar Machu Picchu nos primeiros horários do dia com o parque (um pouco) mais vazio;
- Conhecer o simpático povoado de Águas Calientes;
- Fazer as trilhas, incluindo a que visita Huayna Picchu;
-
ONDE FICAR EM ÁGUAS CALIENTES
Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é o povoado que fica na subida a cidade perdida. É lá que fica a estação final do trem que vem de Cusco e de onde saem os ônibus para Machu Picchu.
A cidade tem uma boa estrutura para os turistas, com restaurantes, mercadinhos, artesanatos, bem como várias opções de hospedagem. É ideal para quem quer conhecer uma das 7 maravilhas do mundo com calma!
As opções de hospedagem em Águas Calientes são bem variadas, atendendo tanto quem viaja com o orçamento apertado (Mantu Boutique) quanto tem procura luxuosos hotéis 5 estrelas (Sumaq Hotel).
Nós ficamos hospedados uma noite no Hotel El Mapi (nota 8.6) , que fica a poucos metros do rio e a 5 minutos do local de embarque dos ônibus para Machu Picchu.
LINKS PARA RESERVAR ATIVIDADES
Abaixo um resumo dos links para planejar e reservar antecipadamente os ingressos para Machu Picchu:
-
-
- Trem de Cusco a Aguas Calientes pela Peru Rail ou pelo Get Your Guide;
- Ônibus de Aguas Calientes para Machu Picchu (★ nota 9.0 Get Your Guide);
- Ingresso tradicional a Machu Picchu (★ nota 9.2);
- Trilha Inca de Cusco a Machu Picchu (★ nota 9.2);
- Excursão com almoço opcional de Cusco a Machu Picchu (★ nota 9.0);
- Excursão com trem saindo de Cusco a Machu Picchu (★ nota 9.0);
- Passeio a Machu Picchu saindo de Águas Calientes (★ nota 9.1);
- Hotel El Mapi em Águas Calientes (★ nota 8.6 Booking);
-
SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL NO PERU
Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados para não ter dores de cabeça no futuro. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que te deixa tranquilo quanto a alguns problemas.
O Seguro Viagem não é obrigatório no Peru, para turistas que visitam o país por até 90 dias mas pode ser exigido em casos de viagens de intercâmbio ou estágio.
O Seguros Promo é um site que vende seguros de diversas empresas e é uma das melhores formas de pesquisar o melhor seguro para sua viagem. Para melhorar ainda mais temos um cupom de 5% de desconto usando o código MAPADEVIAJANTE5.
Se curtiu esse post com dicas para conhecer Machu Picchu no Peru então deixa seu comentário ai embaixo!
3 comments
Este é um dos lugares que está na minha lista de viagens a ver. Machu Picchu é um dos sonhos que pretendo concretizar. Adorei ver o seu post e irei guardar para quando tiver a oportunidade de ir. Fica bastante cansativo todo o percurso até lá, não?
Eu tenho muita vontade de voltar em Machu Picchu, eu não aproveitei tanto que deveria quando fui em 2013. Abraços e adoro vir aqui, sempre ótimo!
[…] de Viajante, nos deixou com vontad de voltar pra Machu Picchu. Ele falou sobre as ruínas de Machu Picchu, vai lá […]