As trilhas de Fernando de Noronha reservam belas paisagens e um contato muito próximo com vida marinha e selvagem da ilha. Nesse post vamos ver as melhores trilhas de Fernando de Noronha e como escolher e reservar cada uma delas!
AS TRILHAS DE FERNANDO DE NORONHA
SOBRE A ILHA DE FERNANDO DE NORONHA
A primeira coisa a se saber sobre Fernando de Noronha é que todo o arquipélago é protegido, sendo uma parte a Área de Proteção Ambiental (APA) e outra parte do Parque Nacional Marinho (Parnamar). Cada uma dessas áreas tem suas regras de acesso e realização das trilhas.
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA)
A área de Proteção Ambiental é de responsabilidade do Governo do Estado e compreende 30% de todo o território de Noronha. É na APA onde ficam os hotéis, restaurantes, aeroporto e todo tipo de infraestrutura da ilha principal.
Todas as trilhas desse setor não precisam de reserva e a contratação do guia é opcional. A região da APA compreende tudo entre a praia da Cacimba do Padre até a Praia do Porto (mar de dentro).
PARQUE NACIONAL MARINHO (PARNAMAR)
Os outros 70% do arquipélago ficam dentro do Parque Nacional Marinho (Parnamar) que é controlado, atualmente, pelo ICMBio. Por ser uma área de preservação a entrada só é possível pra quem adquirir o ingresso ao Parque (veja mais sobre as taxas em Noronha aqui).
Algumas trilhas dentro do Parque Nacional Marinho em Fernando de Noronha, precisam de reserva prévia no ICMBio sendo que algumas delas também precisam da contratação de guia.
AS TRILHAS DO PARQUE NACIONAL MARINHO
A primeira coisa a se fazer é comprar o ingresso ao Parque Nacional Marinho. A compra pode ser feita de forma antecipada mas também dá pra comprar chegando na ilha no ICMBio, PIC Sancho ou PIC Sueste.
Atualmente é possível gerar um QR Code no celular pra apresentar na entrada do parque mas eu também sugiro retirar a carteirinha no ICMBio. Dessa forma, você não fica dependendo do celular ter bateria.
COMO RESERVAR TRILHAS NO ICMBIO
O próximo passo é reservar as trilhas que deseja fazer no ICMBio. E a boa notícia é que agora o agendamento pode ser feito online de forma antecipada. Mas pra isso é preciso já ter adquirido o ingresso ao parque.
Ao acessar o site de agendamento do Parnanoronha você vai precisar informar o seu número de ingresso para fazer os agendamentos.
É importante saber que os agendamentos de determinadas trilhas podem ser cancelados sem aviso prévio, devido as condições do mar, maré ou clima.
Foi o que aconteceu com a disponibilidade de algumas trilhas como a trilha do Abreu quando a gente foi.
Quando fomos para Noronha ainda não era possível agendar online, então fomos direto do aeroporto para o ICMBio no dia da chegada em Noronha.
Chegamos antes das 16 horas e ficamos em segundo na fila. Mas mesmo assim só conseguimos reservar a trilha do Atalaia Pontinha Caieiras e a Trilha do Capim Açu (essa sempre tem disponibilidade).
ESCOLHENDO A TRILHA
A escolha das trilhas vai depender também do seu preparo físico e nível de dificuldade de cada uma. Das que exigem reserva, a trilha do Morro São José é a mais curta, porém na maré alta só pra chegar lá de snorkel.
Já a trilha do Capim Açu é a mais longa, tem duração de um dia inteiro de caminhada mas também é considerada a mais bonita da ilha.
As trilhas do Atalaia, Pontinha Caieiras e Abreu tem piscinas naturais na maré baixa. Por isso o ideal é fazer essas trilhas em um dia em que a maré estará baixa durante o passeio.
Não é algo muito fácil de se organizar, haja visto a dificuldade na reserva. De qualquer forma, tenha isso em mente no momento da reserva, pois se a maré está alta não dá pra entrar nas piscinas.
* Morro São José não precisa de guia na maré baixa mas na maré pode ser obrigatório.
Abaixo vamos ver um pouco mais sobre cada uma das trilhas.
CONTRATAÇÃO DO GUIA
Primeiro faça a reserva da trilha e depois contrate o guia! Minha dica é pegar alguns contatos de guias antes da viagem e falar com eles depois de efetuar o agendamento.
Posso indicar a guia Iza que fez a trilha da Pontinha Caieiras (+55 81 9532-1525). Os preços que os guias cobram são mais ou menos tabelados, tanto nas agencias quanto nos guias avulsos.
TRILHAS DO COMPLEXO DO SANCHO
Acessando o Parque Nacional Marinho pelo PIC Golfinho Sancho você terá acesso as trilhas com melhor infraestrutura do parque. O melhor de tudo é que nenhuma delas exige reserva ou contratação de um guia.
A Trilha do Golfinho (942 metros) tem passarelas suspensas que levam até um mirante de onde podemos observar o mar de dentro e com sorte os golfinhos nadando em direção ao porto. O melhor horário pra ver os golfinhos é pela manhã e por isso eu sugiro fazer essa trilha logo na chegada ao parque.
Depois, dá pra seguir pela trilha Golfinho-Sancho (1100 m) que vai costeando a praia do Sancho até chegar na escadaria que dá acesso a praia.
A escadaria até a Praia do Sancho tem horários específicos para subida e descida. Eu recomendo visitar a praia na parte da manhã pois é quando está mais vazia.
Depois de voltar da praia do Sancho, faça a Trilha até o Mirante do Morro Dois Irmãos para ver um dos cartões postais de Fernando de Noronha!
TRILHAS DO COMPLEXO DO SUESTE
Outro ponto de partida de várias trilhas é o PIC Sueste e o PIC Leão que ficam na parte sudeste da ilha. A única trilha que exige reserva é a trilha dos Abreu.
O ideal é começar a trilha no PIC Leão. O acesso a praia do Leão (230 m) é feito uma parte por passarelas suspensas e outra parte de terra. Mas é bem tranquilo chegar até a praia.
A Praia do Leão é uma da mais bonitas de Noronha porém devido ao mar agitado não é recomendado entrar no mar. Vale a pena caminhar pela faixa de areia até o final da praia e curtir a natureza praticamente intocada.
Para chegar na trilha do Forte São Joaquim do Sueste (560 m) você pode ir caminhando ou de buggy do PIC Leão até o início da trilha.
É uma das trilhas mais bonitas da ilha com um visual bem legal do mar de fora e da costa sul. Entretanto, essa ilha não tem área para banho.
O forte praticamente não existe mais mas ainda é possível ver os canhões espalhados pela costa.
TRILHA DO CAPIM AÇU
Considerada por muitos como a trilha mais bonita de Fernando de Noronha, é a trilha mais longa da ilha e inclui a caminhada por uma estrada histórica, trechos em terra, sob pedras e costão rochoso.
Os principais pontos de parada são o Farol da Sapata e a impressionante caverna do Capim Açu. A trilha termina na Praia do Leão e é uma atividade pra quem tem bom condicionamento físico.
A reserva no ICMBio é obrigatória mas não é difícil conseguir vaga uma vez que é uma trilha com pouca procura. A contratação do guia também é necessária.
TRILHA DO ATALAIA
A trilha do Atalaia (1500 m) é famosa principalmente por conta das piscinas naturais e diversidade de vida marinha. Com sorte, é possível encontrar tubarões, polvos e moreias nadando pelas piscinas.
Por isso, só é possível acessar a praia na maré baixa e também com agendamento no ICMBio. São apenas 96 vagas por dia que se esgotam rapidamente. Essa trilha é autoguiada e assim não é necessário contratar um guia.
Em quaisquer piscinas naturais é proibido:
-
- Usar protetor solar ou repelente;
- Tocar o fundo da piscina;
- Perseguir animais ou coletar materiais;
- Usar nadadeiras, sticks (pau de selfie), sapatilhas ou luvas;
TRILHA PONTINHA CAIEIRAS (PONTE ALTA)
A Trilha Pontinha Caieiras (3700 m) se inicia na Vila do Trinta e termina no norte da ilha, perto da Praia do Porto.
É uma trilha pra quem curte aventura, com caminhadas por terra e sobre pedras, costeando o Mar de Fora.
Depois, descemos até as praias as praias de Pontinha e Caieiras, onde fazemos paradas para prática de snorkel nas piscinas naturais.
O uso de colete é obrigatório pra quem vai entrar nas piscinas e estes devem ser alugados no início da trilha (R$ 20,00) e devolvidos no final.
Dica de Viajante: Existe uma opção de reserva no ICMBio que combina as trilhas do Atalaia e Pontinha Caieiras. Nós até reservamos essa opção, mas por conta da maré a guia sugeriu ir direto para Pontinha Caieiras (ou não daria tempo de pegar as piscinas). Esse é um ponto importante, porque dependendo da tábua das marés não vai dar pra ir nas piscinas do Atalaia e Pontinha Caieiras no mesmo dia.
TRILHA MORRO JOSÉ
O Morro São José é a única ilha, além da principal, onde é permitido a visitação de turistas. O agendamento no ICBMio é obrigatório e são apenas 16 vagas por dia. O acesso terrestre só acontece na maré baixa quando uma faixa se pedra se forma entre o Mirante da Air France e o Morro (500 metros).
No momento da reserva no ICMBio será avisado caso a trilha precise ser feita com guia. Essa decisão é baseada na tábua das marés no dia da trilha.
AS TRILHAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Fora da área do Parque Marinho também encontramos várias trilhas pra fazer. E o melhor de tudo é que não precisa reservar e as trilhas são autoguiadas.
Como eu já expliquei, a área do APA fica desde as praias da Cacimba do Padre até a Praia do Porto. Além disso, para essas trilhas, não é preciso ter o ingresso ao Parque Nacional Marinho.
Abaixo vamos ver as principais trilhas nessa parte da ilha.
TRILHA BAIA DOS PORCOS
O acesso até a Baía dos Porcos acontece por uma pequena trilha (uns 400 metros) a partir da Praia da Cacimba do Padre. O percurso é tranquilo mas tem uma pequena subida por uma escadaria de pedra.
Do outro lado encontramos uma pequena faixa de areia, com formações rochosas e uma bela vista do Morro Dois Irmãos.
Apesar da Baía dos Porcos pertencer ao Parque Marinho o acesso é liberado. Entretanto, a entrada em algumas piscinas naturais formadas na maré baixa é proibida para preservar a vida marinha. Também não pode entrar com stick (pau de selfie).
Lá em cima também é possível acessar um mirante com vista para o Morro Dois Irmãos.
O acesso a trilha é permitido das 08h as 18h30 mas eu recomendo ir no horário de maré baixa para poder curtir melhor a praia.
A Baía dos Porcos e Cacimba do Padre é um dos lugares de parada no Ilha Tour, um passeio guiado de dia inteiro que passa pelos principais pontos de Noronha.
TRILHA COSTA DA ESMERALDA
Essa ‘trilha’ aparece em alguns roteiros e blogs de viagem mas eu estava bem confuso em relação ao seu trajeto. Na verdade, a Trilha Costa da Esmeralda é percorrer boa parte das praias do mar de dentro.
Pode começar pela Cacimba do Padre e terminar na Praia do Cachorro ou vice e versa. A trilha tem pouco mais de 2 km de extensão e boa parte é feita pela faixa de areia, principalmente se a maré estiver baixa.
Entretanto, alguns trechos precisam ser feitos por trilhas e pedras, como é o caso dos trechos entre as praias do Bode e Americano e da Praia do Boldró e a da Conceição.
É uma ótima opção de roteiro de dia inteiro, passando por várias praias e parando pra curtir cada uma delas ao seu tempo.
Nas praias do Meio e do Cachorro também dá pra conhecer umas piscinas naturais: Morro de Fora, Buraco do Galego e Lasca da Velha (todas na maré baixa).
Tem um passeio guiado que passa por essas piscinas naturais e ainda inclui o snorkel na Praia do Porto.
Recomendo levar água e um lanche, já que as opções de alimentação nessas praias são escassas. Também sugiro levar um tênis para caminhar nas partes em que não tem areia da praia. Protetor solar, repelente e chapéu são indispensáveis.
É bem tranquilo fazer essa trilha por conta própria mas quem preferir contratar um guia pode fazer a reserva online.
Dica de Viajante: Confira nosso roteiro de 7 dias em Fernando de Noronha para conferir mais opções de atividades nas praias do mar de dentro.
TRILHA DO PIQUINHO
Sem dúvida a Trilha do Piquinho é uma trilha imperdível em Fernando de Noronha. A entrada da trilha fica um pouco depois da Pousada Teju-Açu.
A Trilha do Piquinho leva até o mirante mais alto de Fernando de Noronha, pois fica ao lado do famoso Morro do Pico. O Morro do Pico tem pouco mais de 320 metros de altura e acredito que subimos até metade dessa altura.
A trilha não é longa (tem 500 metros o trecho) mas é uma subida íngreme e exige bom preparo físico. Embora seja possível fazer a trilha por conta própria, recomenda-se contratar um guia. Principalmente se você não está acostumado a esse tipo de trilha.
Pra quem vai assistir ao pôr-do-sol, também recomendo iniciar a descida assim que sol se por. Assim, dá pra chegar no final da trilha antes de ficar muito escuro.
TRILHA MIRANTE DA AIR FRANCE
Na parte norte da ilha, perto da Praia do Porto, tem uma pequena trilha que leva até o Mirante da Air France (mesmo local do inicio da Trilha do Morro São José).
É um percurso bem tranquilo de fazer e com vários lugares pra parar e tirar foto.
Passa pelo Mirante Buraco da Raquel, Enseada dos Tubarões, capela de São Pedro dos Pescadores e as Ruínas do Forte Santo Antônio até chegar no Mirante do Frances (ou Air France).
O QUE LEVAR NAS TRILHAS
É importante se organizar pra não levar coisa demais mas também pra não faltar nada de importante! Aqui vai o básico para fazer as trilhas em Fernando de Noronha:
-
- Protetor solar – antes de entrar nas piscinas naturais dentro do Parque Nacional Marinho não é permitido usar protetor (pode passar depois);
- Repelente – Durante o dia não é preciso se preocupar com mosquitos, mas no fim da tarde eles dão o ar da graça pra quem está assistindo o pôr-do-sol nas praias;
- Máscara e snorkel – para as trilhas com paradas para banho seja no mar ou em piscinas naturais;
- Tênis fechado – praticamente todas as trilhas passam por trechos de mata ou sobre pedras e rochedos. Por isso não esqueça do tênis;
- Lanche – principalmente para as trilhas mais longas ou se pretende passar o dia na praia é sempre bom ter um lanche pra matar a fome
- Garrafa de Água – nós compramos uma garrafa de 500 ml e pedíamos na pousada pra deixar no congelados. Assim durante a trilha a água fica fresca por mais tempo;
- Colete salva vidas – em algumas piscinas naturais (como Atalaia e Pontinha Caieiras) é obrigatório. Mas você pode alugar na própria entrada do parque;
O QUE NÃO FAZER DURANTE AS TRILHAS
Algumas dicas pra não pagar mico durante a visita a ilha de Fernando de Noronha:
-
- Nas piscinas naturais, não pise no fundo ou toque nos corais;
- Não tente tocar ou seguir os animais: Se uma tartaruga, tubarão ou arraia passar por você, observe, contemple mas não o siga;
- Não jogue lixo na trilha, praias ou piscinas: O lixo que produzir deve ser levado com você;
- Nas piscinas não pode usar nadadeiras, pau de selfie, luva ou sapatilhas;
- Não desobedeça a sinalização das trilhas e siga as orientações do seu guia ou dos fiscais do parque;
E aí, curtiu esse post com sobre as Melhores Trilhas de Fernando de Noronha? Então compartilha ele com a família e amigos e segue o Mapa de Viajante nas redes sociais!