Nesse post eu falar como foi a minha experiência utilizando o serviço de contestação da AirHelp e explicar como a plataforma funciona. A AirHelp ajuda os viajantes a exercer seus direitos e conseguir reembolsos e indenizações em casos de atrasos e cancelamentos de voos.
O QUE É E COMO FUNCIONA A AIRHELP
A AirHelp é uma plataforma que ajuda passageiros aéreos a conhecer e exercer seus direitos em casos de atrasos, cancelamentos, perdas de conexão, extravio de bagagem e muito mais.
Abaixo, vamos ver o passo a passo para que você entenda melhor como usar a ferramenta.
Verifique a elegibilidade
Antes de mais nada é importante verificar se o seu voo se qualifica para compensação. A plataforma utiliza de informações como a data do voo, a origem e o destino, bem como a duração do atraso para determinar se você tem direito a uma indenização.
Cada caso precisa ser avaliado de forma independente. Mas em geral as ocorrências abaixo podem dar direito a compensação financeira:
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- Voos cancelados em cima da hora;
- Voos atrasados por mais de 4 horas ou perda de conexão;
- Overbooking;
- Atraso ou extravio de bagagem;
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Enviar o Pedido
Para começar o processo de reivindicação, você pode preencher o formulário online. Nessa etapa você precisa informar detalhes sobre o seu voo e a situação ocorrida, como atraso, cancelamento ou extravio de bagagem. Quanto mais informações você puder fornecer, melhor.
Avaliação e Processamento
Após receber o pedido, a equipe da AirHelp avaliará as informações fornecidas e verificará se há uma base sólida para prosseguir com a reivindicação.
Nessa etapa, é feita uma análise detalhada das circunstâncias do seu voo e dos regulamentos aplicáveis para determinar a viabilidade da reivindicação.
Lembrando que cada voo e companhia aérea está sob o regime de diferentes leis e normas no mundo todo.
Comunicação com a Companhia Aérea
Uma vez que haja uma base sólida para a sua reivindicação, a AirHelp entra em contato com a companhia aérea responsável em seu nome.
Toda comunicação e negociação são feitas pela plataforma e durante todo o processo, você pode consultar o status da sua reivindicação pelo site e por e-mail.
Com sucesso, recebimento da compensação
Se a negociação for bem sucedida a AirHelp deposita o valor recebido. A compensação geralmente é enviada diretamente para sua conta bancária.
Quanto a AirHelp cobra
Todo o processo é gratuito para o passageiro até que saia o resultado positivo da compensação. Em caso de sucesso na reclamação, a AirHelp cobra uma taxa de 35% do total da compensação.
Além disso, caso o processo seja judicializado, será cobrada uma taxa de ação judicial de 15% (além dos 35%).
MINHA EXPERIÊNCIA
Em Maio de 2016 eu tive um voo que saiu de Londres com destino a São Paulo pela British Airways que atrasou mais de 4 horas. Até então eu não conhecia a AirHelp e foi somente em Novembro de 2017 que um amigo comentou sobre o site.
Resolvi testar e abri uma solicitação de compensação pelo atraso do voo. Demorou apenas 3 meses para ter a confirmação de que eu iria receber uma compensação de 225 euros.
E de fato, o pagamento foi realizado no mês seguinte na minha conta corrente no Brasil (com os devidos descontos).
Assim, não precisei fazer absolutamente nada além de carregar as informações do meu voo e acompanhar o status da solicitação.
Espero que tenha gostado desse post sobre como funciona a AirHelp e a possibilidade de compensação financeira em caso de atrasos e cancelamentos de voo. Se quiser mais dicas então confere o post em que recomendo 5 sites para pedir reembolso e compensação financeira por problemas em voos.