Com surto e posterior pandemia do novo Coronavírus o número de voos caiu drasticamente, causando o fechamento de diversos aeroporto no país. Nos últimos meses, os poucos voos disponíveis tem sofrido constantes alterações e cancelamentos devido a baixa ocupação ou necessidade de ajustes na malha. Nesse post vou contar um pouco sobre como estão os voos nacionais durante o período de pandemia da Covid-19.
Tive que realizar algumas viagens para São Paulo por motivos pessoais nessas últimas semanas e por isso posso contar como foi a experiência de voar durante uma pandemia.
SOBRE VOOS DURANTE A PANDEMIA
Disponibilidade de voos nacionais
As principais companhias aéreas brasileiras estão operando na sua capacidade mínima de voos. Sendo assim, notamos de cara que a disponibilidade de voos em Julho/2020 ainda continua muito pequena.
De Porto Alegre para Congonhas por exemplo, são apenas 4 voos diários sendo 2 da Latam e outros 2 da GOL. E isso ainda não garante que o voo será realizado, pois todas as aéreas tem remarcado e cancelado voos constantemente durante esse período.
Preços das passagens
Por outro lado, notei uma queda significativa no preço das passagens.
Em pleno mês de Julho, antes considerado alta temporada, comprei passagem pela Latam, ida e volta de Porto Alegre para Congonhas por R$ 225,00 reais, com taxas incluídas. E tudo isso com apenas 10 dias de antecedência.
Claramente as aéreas estão operando no limite dos custos para manter a operação funcionando.
Regras de remarcação e cancelamento de voos
Fundamental para quem precisa voar nessa época, uma vez que tudo pode mudar de uma hora para outra, é estar ciente das regras de cancelamento e remarcação.
LATAM
As regras de flexibilidade se aplicam a bilhetes adquiridos no Brasil até 31 de julho de 2020, com início da viagem entre 01 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020. Nesse caso, o início da viagem pode ser adiado até 31 de dezembro de 2021, dependendo da disponibilidade de voos.
Para verificar outras condições, acesse o portal sobre o assunto no site da Latam.
GOL
A Gol também segue a mesma política de isentar taxas de remarcação e diferença tarifária até 31/07. Entretanto, ainda oferece isenção da taxa de remarcação para voos até final de Setembro, conforme abaixo. Consulte aqui detalhes atualizados das política da empresa.
AZUL
Para voos nacionais e internacionais comprados até Julho, a Azul oferece uma única remarcação sem custo, para voar até 20/03/2021. Consulte outras informações aqui.
Lembrando que, em casos de cancelamento e solicitação de reembolso, as companhias áreas tem até 12 meses para devolver o dinheiro.
Dicas para voar durante a pandemia
Algumas dicas para quem precisa voar durante a pandemia:
- Check-in online: Mais importante do que nunca agora é realizar o check-in online do seu voo. Além de ser muito mais prático, você ganha tempo e evita filas e aglomerações;
- Confirme o seu voo: Confira se o seu voo está confirmado no site da companhia aérea ou no do seu aeroporto de origem;
- Voe sem bagagem despachada: evite ao máximo despachar a bagagem. Além de ser um custo extra você também evita filas;
- Pesquise sobre restrições de viagem no seu destino: A prefeitura de Florianópolis por exemplo, está exigindo o preenchimento de um formulário de saúde que deve ser enviado a partir de 24 horas antes do seu voo;
- Chegue com antecedência: Apesar dos aeroportos estarem desertos isso também significa menos profissionais das companhias áreas e inspeção no portão de embarque. Portanto, evite sufoco e chegue entre 1h30 e 2 horas antes do voo;
Novas regras nos aeroportos e durante o voo
Chegando no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre já deu pra perceber a diferença, uma vez que o aeroporto estava deserto! Na fila do raio-x todos mantiveram uma distância segura e usavam máscara. Lembrando que desde Maio, o uso de máscaras é obrigatório, tanto no aeroporto como a bordo de todos os voos.
Foi estranho ver todas as salas de embarque vazias, as lojas fechadas e o painel de voo com tão poucas opções de pousos e decolagens.
Algo impensável a alguns meses atrás, o embarque começou antes da hora e o voo saiu 15 minutos antes do previsto.
O voo até estava cheio, mas a grande maioria das poltronas do meio foram vazias. Entretanto, não existe nenhuma restrição de assento para manter distanciamento dentro do avião. Também não houve serviço de bordo.
Em Congonhas o cenário era o mesmo. O voo chegou quase 25 minutos antes do horário previsto e as áreas de desembarque estava desertas.
Voo de volta cancelado pela Latam
O meu voo de volta seria operado pela Latam de Congonhas para Porto Alegre quinta feira a tarde. Porém, ao sair de Santos em direção do aeroporto resolvi fazer o check-in, e para minha surpresa a data voo estava para o dia seguinte.
Por um instante achei que tinha comprado na data errada, mas conferi no e-mail de confirmação do voo e a data estava correta.
Chegando em Congonhas, descobri que o voo daquele dia havia sido cancelado e que a Latam, sem nenhum tipo de comunicação, havia confirmado a minha passagem para o dia seguinte.
A primeira solução da atendente foi “oferecer” que eu pegasse um Uber (por minha conta) para ir até Guarulhos e tentasse pegar um voo que sairia daquele aeroporto em 1h30. Quem conhece São Paulo sabe que, em uma quinta-feira de tarde é praticamente impossível ir de Congonhas para Guarulhos em 1h30 a tempo de pegar o voo.
Depois de muita argumentação, a Latam me colocou em um voo no dia seguinte, saindo de Guarulhos e me ofereceu táxi para deslocamento, e hospedagem com jantar e café da manhã (em um hotel perto do aeroporto).
Dica de Viajante: Situações com atrasos e cancelamento de voos são estressantes e muitas vezes acabamos por não exigir nossos direitos. Por isso, é importante conhecê-los! Quando o cancelamento é culpa da companhia aérea eles são obrigados a prestar atendimento e realocar o passageiro! Se você teve prejuízo com algum voo leia esse post com dicas para pedir indenização para as companhas aéreas!
Depois de passar uma noite em um hotel em Guarulhos (que não estava nos planos), finalmente consegui voar de volta para casa. O aeroporto de Guarulhos, assim como o de Congonhas e Porto Alegre, estava vazio.
Conclusão sobre os voos durante pandemia de Covid-19
Pra mim, voar nunca foi a melhor parte de uma viagem. Com esse novo normal, a experiência ficou muito pior.
Viajar é ter liberdade para conhecer novos lugares, pessoas e destinos. E não tem nada menos libertário do que manter distancia dos outros, usar máscaras de proteção e cuidar onde você toca.
Imagino que todos vocês, leitores-viajantes, assim como eu, estão ansiosos por retomar a rotina de viagens. Mas a não ser que a viagem seja algo necessário, eu recomendo ficar em casa!
Acredito que o turismo regional, principalmente o eco-turismo, deve se tornar o principal estilo de viagem pelos próximos meses, ou até anos.
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