A cidade de El Calafate na Patagônia Argentina que muitos visitam para conhecer o Glaciar Perito Moreno e vivenciar um pouco da atmosfera patagônica. Com tantas informações sobre a cidade, juntei aqui o principal que você precisa saber. Saiba as melhores dicas e veja um exemplo de roteiro em El Calafate.
O que você vai encontrar nesse post:
GUIA DE VIAGEM PARA EL CALAFATE
E finalmente saiu o Guia de Viagem pra El Calafate e El Chaltén! Adquira esse guia onde você vai encontrar tudo sobre quando ir, como chegar e todos os pontos de interesse, hotéis e restaurantes indicados para montar um roteiro completo pela Patagônia!
O guia também conta sugestões de roteiros e detalhes de todas as principais atividades de cada destino.
SOBRE EL CALAFATE
El Calafate costuma entrar na maioria dos roteiro pela Patagônia Argentina, isso porque a cidade comporta um dos glaciares mais imponentes, o Perito Moreno, que é realmente impressionante e faz a visita à cidade valer a pena por si só.
Além de ver a beleza natural de Perito Moreno, El Calafate é um ponto de partida muito usado para os amantes de trilhas que querem conhecer El Chaltén – a capital do trekking na Argentina. E possui também voos e ônibus diretos para Ushuaia, outra cidade que costuma chamar bastante atenção na patagônia (como Bariloche por exemplo).
A cidade também fica as margens do Lago Argentina, outra fonte inesgotável de atividades com outras geleiras, estâncias, passeios de barco e caiaque.
Já viajei para a Argentina 4 vezes, sendo a última uma viagem de 80 dias do Norte ao Sul do país. Portanto, aqui no blog tem muito mais conteúdo sobre a Argentina, inclusive um post completo com dicas de onde ficar em El Calafate!
Dica de Viajante: Lembrando que praticamente todas as atividades em El Calafate estão disponíveis para reserva nos sites da Civitatis e Get Your Guide. Eu indico reservar com antecedência principalmente e a sua viagem tem um roteiro apertado e você não pode se dar ao luxo de perder uma atividade por falta de vaga.
QUANDO IR PARA EL CALAFATE
No geral, aconselho que evitem o inverno nesta região. Alguns turistas tem o impulso de escolherem os meses mais frios por quererem ver muita neve. Porém, El Calafate faz frio o ano inteiro, a geleira está sempre presente, e no inverno alguns dos passeios por lá acabam não sendo realizados devido as condições climáticas extremas.
A temporada que mais atrai visitantes em El Calafate são os meses entre Outubro e Abril, sendo janeiro e fevereiro os meses mais cheios na cidade devido as férias escolares.
Sendo assim, caso você queira fugir das multidões mas ainda assim aproveitar a cidade sem temperaturas extremas e pouca luz solar, recomendo que dê uma olhada principalmente nos meses de Novembro, início de Dezembro e Março.
Nós já fomos para El Calafate duas vezes, uma em Outubro e outra em Dezembro e o clima estava excelente!
COMO CHEGAR EM EL CALAFATE
El Calafate possui aeroporto e rodoviária próprios. Sendo assim, não é uma cidade complicada de se chegar. Você pode optar por pegar um voo direto saindo de Buenos Aires, ou ir de ônibus desde Puerto Natales no Chile caso sua viagem englobe o Parque Nacional Torres del Paine.
Os que citei acima são as duas formas mais comuns de chegar até a cidade. Porém as opção vão além, você pode pegar um ônibus desde Ushuaia, um voo desde Bariloche e entre outras possibilidades. Algumas dicas extra sobre como chegar em El Calafate que podem te ajudar, são:
-
- Existem voos diretos de Ushuaia e Bariloche até El Calafate pela companhia Aerolineas Argentinas
- Caso vá fazer uma escala em Buenos Aires, se atente aos aeroportos. Não faça uma escala curta entre voos que saem de aeroportos distintos. O Aeroparque Jorge Newberry fica mais próxima da região central e turística enquanto o Ezeiza fica mais distante.
- Caso vá cruzar alguma fronteira, seja de ônibus pelo Chile ou em algum aeroporto, lembre de ter seus documentos na mala de mão e sempre em fácil acesso para a imigração.
Como se locomover na cidade
Caso você não esteja viajando de carro, recomendo que busque uma hospedagem próxima ao centro. A cidade é relativamente pequena, e os principais restaurantes, lojas e agências de turismo estão no centrinho, portanto ficar próximo a eles vai simplificar bastante seu dia a dia na cidade.
Para o dia de chegada e saída, você pode fazer o trajeto até o rodoviária de Taxi, ou pegar um dos ônibus até o aeroporto – basta perguntar na recepção do seu hotel ou no centro de ajuda ao turista sobre os horários para o dia em questão. Mas a opção mais prática é contratar um transfer, tanto do Aeroporto para El Calafate quanto direto para El Chaltén!
Alugar um carro em El Calafate pode ser uma ótima opção principalmente se você estiver viajando em 4 ou 5 pessoas. O valor dos transportes (mesmo para passeios com agências) é bem elevado. Portanto, alugar um carro pode valer a pena tanto financeira quanto em termos de conforto.
E caso considere essa possibilidade, recomendamos utilizar o site da RentCars, É uma ótima opção pra pesquisar todas as empresas de aluguel de carro e a disponibilidade por categoria.
COMO LEVAR DINHEIRO PARA A ARGENTINA
Sempre gosto de falar sobre isso nos meus posts da Argentina, e é por um simples motivos: levar dinheiro para o país não é tão simples como parece. É possível economizar muito dinheiro sabendo sobre os tipos de câmbio atuais e a melhor forma de lidar com seu dinheiro por lá.
Já temos aqui no blog um texto bem detalhado sobre Câmbio na Argentina: como levar e trocar dinheiro para a viagem. Recomendo que você dê uma olhada caso esteja programando sua viagem para o país. Ou, se preferir, assistir a esse vídeo no YouTube!
Câmbio em El Calafate
Sobre o cambio de dinheiro em El Calafate, aqui vão as dicas de ouro:
-
- Não existe Western Union em El Calafate. Nem perca tempo com isso. A agência dos correios na avenida principal não faz saques e tem um serviço péssimo!
- A cotação do Real em papel moeda é péssima! Tanto nas lojas quanto nas casas de câmbio o valor do Real vai ser calcular muito abaixo do mercado se comparado com Bariloche e Buenos Aires.
- Use a abuse do cartão de débito internacional (como C6 e Wise) e dos cartões de crédito (se a cotação do dólar MEP estiver boa).
- Dólar e Euro em papel moeda tem uma boa cotação para troca no centro da cidade.
O ideal pra quem quer fazer Remessas Internacionais pela WU é fazer antes de ir para El Calafate, caso vá passar por Buenos Aires ou Bariloche por exemplo. Caso contrário, indico levar dólar e usar cartão de débito.
QUANTO TEMPO FICAR EM EL CALAFATE
El Calafate tem vários passeios interessantes, e a quantidade de dias que você precisa passar na cidade está relacionado com a quantidade de passeios que você deseja fazer por lá (e do tamanho do seu orçamento). Sim, El Calafate é o destino mais caro da Argentina e por isso é bom escolher bem os passeios!
A cidade te um centro comercial bem projetado, com restaurantes, lojas e cafeterias. Porém, caso você vá para outras cidades na Patagônia, como Ushuaia ou Bariloche, recomendo deixar mais tempo para aproveitar o centro e as lojas nestas outras cidades.
Caso sua ideia seja conhecer o Glaciar Perito Moreno em um tour rápido de barco ou caminhando pelas plataformas, duas ou três noites na cidade já são o suficiente.
Porém, caso queira fazer um trekking pela geleira, um passeio a cavalo, fazer um passeio de barco pelo lago Argentino ou queira ir mais de uma vez ao glaciar, acredito que entre 4 a 5 noites seja o ideal.
ROTEIRO EM EL CALAFATE
Agora que você já sabe o básico e eu já te passei algumas dicas imprescindíveis, vamos ao roteiro. Para te ajudar na organização da sua viagem, montei um roteiro de 3 dias (4 noites) por El Calafate, contando com passeios pela cidade, no Glaciar Perito Moreno e até mesmo uma ida até El Chaltén.
Dia 1 – Chegada e conhecendo a cidade
Além de chegar até a cidade e ir até sua acomodação, recomendo que você utilize o seu primeiro para se descansar e conhecer o centro turístico.
Dependendo do horário de chegada, aproveite para almoçar ou jantar em uma Parrilla, tirar dinheiro caso precise e se instalar na sua acomodação.
Caso você chegue pela manhã e tenha o dia livre, você tem algumas opções de atividades para fazer durante a tarde:
-
- Fazer um passeio a cavalo com jantar no Cerro Frias. A Estância ainda tem outras atividades como passeio de 4×4 e tirolesa. Vale muito a pena!
- Ir caminhando até a Reserva Laguna Nimez, que fica a margem do lago Argentino. Lá você pode fazer uma caminhada de observação de pássaros e Flamingos.
- Ou fazer um city tour e conhecer as cavernas Walichu.
Dia 2 – Glaciar Perito Moreno
Acho importante não deixar a visita ao Glaciar nem para o primeiro e nem para o ultimo dia. Por ser o ponto principal da cidade, é interessante disponibilizar um dia inteiro para conhecê-lo bem.
Existem diversas formas de conhecer o Glaciar e a escolha depende do tipo de passeio de você quer fazer. Existem diversas agencias de turismo pelo centro da cidade que permitem que você escolha e marque um passeio pelo glaciar. Você também pode ir até o parque de maneira autônoma ou reservar um passeio de antemão, o que fizer você se sentir mais confortável.
As principais formas de conhecer o Perito Moreno são:
-
- De carro ou ônibus até as passarelas suspensas. Tem opção de passeio pelas passarelas que inclui ou não um passeio curto de barto até o Glaciar.
- De barco (que podem ou não incluir parada nas passarelas).
- Trekking curto ou longo (que sempre incluem as passarelas).
- Caiaque (atividade que chega mais perto dos paredões de gelo).
Sobre fazer o Mini Trekking (trilha curta) ou o Big Ice (trilha longa) eu fiz as duas e minha opinião é que o mini trekking é suficiente para ter contato e se surpreender com o Glaciar.
O Big é uma trilha bem longa, sendo que boa parte é por dentro da mata com muitos trechos de subida. Só recomendo o Big Ice pra quem curte trilhas de um modo geral.
Tem um post bem completo em que eu conto como foi minha experiência com o Mini Trekking no Perito Moreno.
Dica de Viajante: Para todas essas opções de atividades será preciso pagar o ingresso para o Parque Nacional de Los Glaciares. Esse ingresso vale por um dia mas se você voltar no dia seguinte consegue um desconto de 50%. Ou seja, se pretende fazer mais de uma atividade que entre no parque, vale a pena organizar as duas em sequência para economizar.
Dia 3 – Navegação Glaciar Upsala e Spegazzini
Para explorar ainda mais a região dos glaciares eu indico fazer o passeio de barco chamado Navegação Gourmet, que inclui diversos glaciares sendo os principais o Upsala e o Spegazzini,
Na minha opinião, inclusive, o Glaciar Spegazzini é mais imponente que o Perito Moreno, pois a montanha está muito mais próxima do contato com o lago e a altura do glaciar também é maior.
Vale saber também que nenhum barco (independente do passeio) chega perto do Glaciar Upsala. A explicação oficial é pelo risco de desprendimento dos icebergs (que vemos durante o passeio) mas eu acho que também é por conta da distância (o Upsala fica bem mais longe que os outros glaciares).
Outra dica: nesse passeio de barco você pode escolher a opção com “lunch box” que nada mais é do que um sanduiche com um bebida inclusa. Nós preferimos comprar algumas frutas, grãos e vinho no supermercado e fizemos um mini piquenique que saiu mais barato que o lunch box.
Dia 4 – Passeio rápido em El Chaltén
Para o último dia em El Calafate você pode voltar ao Parque Nacional e fazer algum passeio que tenha ficado com vontade no dia anterior, como por exemplo conhecer a Estância Cristina que também oferece trilhar 4×4 com mirante para o Glaciar Upsala ou passeio a cavalo.
Mas, caso você não tenha tempo no seu cronograma para passar mais tempo em El Chaltén, recomendo que faça um bate e volta para a cidade.
Você pode fazer isso de maneira autônoma, pegando um ônibus na rodoviária e escolhendo uma das diversas trilhas que a cidade oferece. Ou pode contratar o transporte até El Chaltén com uma empresa.
Entre as trilhas não tão longas da cidade, recomendo que dê uma olhada nas seguintes:
-
- Laguna Capri
- Mirador de los Cóndores
- Chorillo del Salto
Caso você tenha vontade de fazer outras trilhas – como a famosa Laguna de los 3 que leva até a vista mais famosa da cidade aos pés do Monte Fitz Roy – recomendo que passe pelo menos 2 noites na cidade, ao invés de fazer um bate e volta.
Outras atividades em El Calafate
É claro que El Calafate ainda oferece muitas outras atividades, relacionadas ou não aos Glaciares. Da ultima vez nós ficamos 10 dias na cidade e conseguimos fazer muito mais coisa!
Portanto, se você curte paisagens cinematográficas, trilhas e atividades ao ar livre, considere ficar mais tempo por lá e por El Chaltén. Assim, aqui vão algumas dicas de outras atividades em El Calafate:
-
- Caiaque pelo rio La Leona e trilha pelo bosque petrificado: Sem dúvida uma atividade que valeu muito a pena! O rio é largo e de água azulzinha e o mirante do boque é fantástico.
- Excursão de 1 dia até Torres del Paine no Chile: Aqui vale a mesma dica de El Chaltén. Se possível passe algumas noites por lá mas se não der tempo considere fazer um bate e volta e El Calafate.
- Safari Estância 25 de Mayo: Essa estância fica bem perto da cidade e oferece várias atividades entre elas observação de animais e pode ou não incluir almoço e jantar.
- Trilha pelo Bosque Petrificado: É o mesmo bosque do caiaque e uma boa opção pra quem não quer fazer a atividade aquática mas tem vontade de conhecer o bosque.
Espero que este post tenha te ajudado a entender melhor a cidade de El Calafate, e a organizar o seu roteiro por lá. Dê uma olhada nos posts sobre a Argentina aqui do blog. Saiba onde se hospedar em El Calafate, veja um roteiro completo por Buenos Aires e muito mais.
Também temos um roteiro completo de 12 dias pela Patagônia passando por Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine no Chile!