Nesse post vamos dar todas as dicas de viagem para quem quer organizar uma viagem para o Vietnã. Também vamos mostrar o nosso roteiro do que fazer no Vietnã, passando pelas cidades de Ho Chi Minh, Hoi An e Hanói.
DICAS E ROTEIRO PARA O VIETNÃ
PORQUE CONHECER O VIETNÃ
Sem dúvida o Vietnã foi um dos países mais exóticos e diferentes que visitamos até hoje. Além da diversidade cultural e histórica, o país é rico em belas paisagens, com um litoral recortado por praias e milhares de ilhas.
A principio, quando falamos do Vietnã, pensamos no período de guerra que o país passou a mais de 50 anos atrás. De fato, a guerra e a divisão política do país entre norte e sul ainda são fatores vivos e relevantes na vida do vietnamita. Mas o país é muito mais do que essa página nos livros de história.
Principalmente a região central e do norte do Vietnã oferecerem diversos destinos com paisagens belíssimas como por exemplo Hoi An e Ninh Binh.
Visitar o Vietnã é perfeito para quem quer explorar novas culturas e hábitos já que encontramos poucas coisas parecidas com nosso estilo de vida ocidental.
Nós visitamos o Vietnã durante a nossa viagem de mais de 100 dias pela Ásia! O país foi o quarto país da lista depois de passarmos pela Tailândia, Laos e Camboja.
Nesse post você vai encontrar todas as dicas e o nosso roteiro para o Vietnã!
COMO CHEGAR NO VIETNÃ
DE AVIÃO
Não existem voos diretos de nenhuma cidade brasileira para o Vietnã. Assim, as rotas mais rápidas saem de Guarulhos em São Paulo e Galeão no Rio de Janeiro com destino ao aeroporto da capital Hanói. Os voos mais curtos tem em média duração de 24 horas e apenas uma escala, geralmente na Europa, Qatar ou Emirados Árabes.
O preço das passagens do Brasil para o Vietnã são normalmente um pouco mais caros do que outros países asiáticos como Tailândia e Indonésia por exemplo. Por isso, no nosso caso, optamos por ‘entrar’ na Ásia por Bangkok.
Chegamos ao Vietnã saindo de Phnom Penh no Camboja, voando até a cidade de Ho Chi Minh (Saigon).
POR TERRA
Apesar de ser um país comprido territorialmente, o Vietnã faz divisa apenas com a China, Laos e o Camboja.
A maior fronteira é com o Laos mas a rota turista mais utilizada é entre Phnom Penh, no Camboja, e Ho Chi Minh. As cidades ficam a 267 km de distância e a viagem leva em torno de 6 a 8 horas (dependendo do tempo parado na fronteira).
Para atravessar a fronteira do Camboja para o Vietnã por terra é preciso ter o visto (e-visa) emitido com a data e a forma correta de entrada. Portanto fique atento! Não emita um visto com entrada aérea e tente entrar por via terrestre!
COMO SE DESLOCAR NO PAÍS
A forma mais prática para se deslocar no Vietnã é utilizando o aplicativo de transporte Grab. O aplicativo aceita cartões de crédito e débito internacionais.
No Vietnã é muito comum o transporte de motos, principalmente nas grandes cidades. Mas não recomendo tentar dirigir no transito caótico do país. Nesse caso, a opção é ir na garupa de algum motorista experiente.
Entre os hotéis e aeroportos você pode chamar um Grab ou então negociar com os taxistas e motoristas que ficam na área de desembarque. Se optar por um motorista local, deixe bem claro qual é o seu destino (mostrando no mapa) e confirme (mesmo que aproximadamente) o valor.
VISTOS E DOCUMENTOS PARA O VIETNÃ
Para os brasileiros, é necessário possuir um passaporte válido e obter um visto de turismo antecipado (e-visa) para entrar no Vietnã.
Existem diversos sites na internet que oferecem o serviço de emissão de visto antecipado para o Vietnã. Antes de utilizar qualquer um desses sites, recomendo pesquisar a opinião de pessoas que já utilizaram o serviço para saber como foi a experiência e se tudo deu certo.
Além disso, verifique se o nome do site correspondem exatamente ao que foi indicado, pois existem sites com nomes muito parecidos!
Nós optamos pelo site Vietnam-Visa.com e tanto o processo de cadastro quanto o suporte posterior foram excelentes. Nosso visto foi emitido no prazo e funcionou perfeitamente.
Algumas informações relevante para a emissão do visto para o Vietnã:
-
- Validade: O visto tem validade de 30 dias corridos para turismo.
- Prazo de emissão: O prazo normal de emissão é de até 5 dias úteis, portanto é importante se planejar. De qualquer forma existem opções de emissão de visto em menos tempo ou emergencial (custa mais caro).
- Preço: O valor da emissão em 5 dias úteis é de 50 dólares por pessoa.
- Fronteiras de entrada: Escolha corretamente a fronteira de entrada (aeroportos ou terrestres). Uma vez emitido o visto você terá que entrar no país pela fronteira escolhida.
- Data da entrada: Confirme a data de chegada correta do seu voo. Uma vez emitido o visto ele só terá validade para a data escolhida.
- Para viagens de ônibus, o visto é solicitado no embarque do ônibus e se houver divergência de informações a empresa pode impedir o seu embarque.
SEGURO VIAGEM
Quando vamos viajar queremos aproveitar ao máximo a viagem, curtir o destino, a comida e as companhias. Justamente por isso temos que estar preparados e seguros para qualquer imprevisto.
Sendo assim, é imprescindível fazer um seguro viagem internacional. A Real Seguro Viagem é um site que vende seguros de diversas empresas e foi a nossa escolha para emitir o nosso seguro viagem para a Ásia.
É possível emitir vistos antecipados ou com a viagem já em andamento.
CHIP DE INTERNET
Para nossa viagem para o Vietnã nós utilizamos um eSim para ter acesso a internet e telefone. É uma opção bem prática para quem tem essa funcionalidade ativa no celular.
Os planos de internet da GigaGo para o Vietnã custam a partir de U$ 10 para 7 dias até U$ 18,00 para 30 dias de uso.
COMO LEVAR DINHEIRO PARA O VIETNÃ
A moeda oficial do Vietnã é o Dong. O Dong é extremamente desvalorizado em relação ao Real e justamente por isso o Vietnã acaba sendo um país bem atrativo para nós brasileiros.
Hoje em dia existem diversas formas práticas de levar dinheiro durante a viagem para o Vietnã. Nós utilizamos, sempre que possível, os cartões de débito internacionais da C6, BS2 e Wise. Cada um tem suas vantagens e desvantagens mas funcionaram super bem para pagar hotéis, passeios e outros gastos.
De qualquer forma, é sempre bom levar um pouco de papel moeda. No nosso caso, nós levamos Euros e Dólares aqui do Brasil.
Outra alternativa é utilizar as remessas internacionais da Western Union. A vantagem é poder fazer pequenas transferências durante a viagem sem ter que se preocupar com taxas abusivas (dos cartões) ou ficar carregando papel moeda (dólar). O ponto negativo é encontrar os lugares que façam essa remessa, principalmente em cidades menores.
O Real não é aceito em nenhuma casa de câmbio no Vietnã portanto não vale a pena levar. Tampouco recomendo trocar real por Dong no Brasil (acho até que nem tem Dong nas casas de câmbio).
QUANDO VIAJAR PARA O PAÍS
A melhor época para viajar para o Vietnã é entre Dezembro e Março quando chove bem pouco no país.
Por ser um país bem extenso o clima no Vietnã varia bastante entre o sul e o norte. Na região de Ho Chi Minh as temperaturas são mais estáveis durante todo o ano e ficam entre 22 e 34 graus.
Já na parte de cima, a capital Hanói tem estações bem definidas. O verão é mais chuvoso e com temperaturas entre 27 e 34 graus e no inverno (de Dezembro a Março) chove bem pouco e as médias ficam entre 14 e 20 graus no período mais frio.
Já na região central, como a cidade litorânea de Da Nang, a época menos chuvosa é entre os meses de Fevereiro e Abril.
QUANTOS DIAS FICAR NO VIETNÃ
Nós ficamos 18 noites no total no Vietnã passando por Ho Chi Minh, Hoi An, Hanói e o cruzeiro em HaLong Bay.
Mas é possível esticar a viagem para até um mês e incluir outros paradas como Nha Trang, Da Nang e Ninh Binh.
NOSSO ROTEIRO RESUMIDO NO VIETNÃ
Abaixo está o nosso roteiro pelo Vietnã.
HO CHI MINH / SIAGON (5 NOITES)
A antiga capital de Siagon, que depois da vitória do governo comunista mudou de nome para Hi Chi Minh, é uma cidade moderna e cosmopolita, com diversas atividades para fazer.
No primeiro dia na cidade decidimos visitar as atrações históricas, que contam a visão vitoriosa da guerra contra os estados unidos.
Museu da Guerra Americana
O Museu da Guerra (que no Vietnã é conhecida como Guerra Americana) foi nosso ponto de partida para explorar a histórica vitória dos vietnamitas contra França e Estados Unidos.
É bem interessante acompanhar a história contada com um ponto de vista diferente do que aprendemos nos livros escolares.
Palácio da Reunificação
O Palácio da Reunificação é um dos espólios da guerra que é utilizado como troféu pelo lado vitorioso. Foi ali onde aconteceu a rendição da República do Vietnã.
Outros pontos turísticos que valem a pena uma passada:
-
- Basílica de Notre Dame
- Ópera de Siagon
- Estátua de Ho Chi Minh
- Bixteco Financial Tower
Todos esses lugares estão marcados no mapa abaixo:
Excursão até Cu Chi Tunnels
Sem dúvida uma das atividades mais legais em Ho Chi Minh é visitar o complexo de túneis em Cu Chi utilizados pelos vietcongues durante a guerra contra os Estados unidos.
É um passeio divertido, informativo e interativo e pode ser reservado online com cancelamento gratuito até 48 horas antes da atividade.
Explore a gastronomia Vietnamita
Não tem como passar pelo Vietnã sem experimentar os diferentes pratos, temperos e sabores da comida local. Você pode fazer isso por conta própria ou contratando um passeio guiado.
Nós optamos por um passeio noturno de motinho (com motorista é claro) pelo centro de Ho Chi Minh para experimentar as comidas e cultura local.
Andar de moto por si só no transito caótico do Vietnã já foi uma experiência única. E ainda pudemos visitar mercados locais e experimentar vários pratos típicos.
HOI AN (6 NOITES)
A cidade de Hoi An foi fundada no século 16 e funcionou como um porto comercial importantíssimo para a Rota da Seda que conectava a Ásia á Europa. A cidade cresceu com grande influência externa tanto na sua cultura quanto arquitetura.
Atualmente a cidade antiga de Hoi An é considerada um patrimônio mundial pela Unesco. Por isso, ainda é possível andar pelas ruas de Roi An e visitar construções que remetem ao seu passado.
Hoi An também é muito famosa pela alfaiataria e é possível encomendar roupas sob medida de um dia para o outro em diversas lojas no centro da cidade antiga.
Nós optamos por ficar apenas em Hoi An (e retiramos Da Nang do nosso roteiro) para poder descansar um pouco durante nossa viagem de 3 meses pela Ásia. Mas combinar Da Nang com Hoi An também é uma boa opção de roteiro.
Passeio pela cidade Antiga de Hoi An
Dedicamos nosso primeiro dia para explorar a cidade de Hoi An de bicicleta. É comum os hotéis terem bicicletas disponíveis para hóspedes andarem pela cidade e é bem tranquilo e seguro andar pela cidade antiga. Aliás, na parte da tarde, as ruas principais são fechadas apenas para pedestres e ciclistas.
Aproveitamos esse dia para comprar um ticket que dá acesso a 5 entradas em diversas atrações na cidade, como as casas japonesas, teatros e alguns museus.
Passeio de barquinho com lanternas
A noite de Hoi An é mais agitada do que o dia. O centrinho fica lotado de turistas que visitam os cafés, restaurantes, lojinhas e mercado noturno.
A iluminação das ruas com as lanternas deixa o lugar ainda mais cenográfico.
Uma atividade bem legal pra fazer é andar de barquinho pelo rio. É uma atividade de 15 minutos, mas é bem divertida e romântica se feita a dois.
BaNa Hills e Golden Bridge
BaNa Hills é um parque temático que fica no topo de uma montanha próxima a Hoi An e Da Nang. Nós fizemos um passeio combinado entre o Santuário My-Son e o parque, porém eu sugiro fazer as atividades em dias diferentes.
O BaNa Hills é um parque bem grande, com diversas atividades pra fazer por lá. Além da famosa Golden Bridge o parque conta com diversas atrações, jardins, cafés, restaurantes e mirantes. Com toda certeza é um lugar pra passar o dia inteiro.
O Teleférico que leva até o topo da montanha é o mais longo e mais alto do mundo sem paradas (5,7 km de extensão e quase 20 minutos de viagem).
Antes de reservar o passeio leve em consideração:
-
-
- Algumas excursões incluem todos os custos (transporte, almoço, teleférico e entrada no parque) mas outras podem incluir apenas o ingresso ou até mesmo somente o transporte;
- Escolha bem o dia e horário para visitar o parque, já que por conta da altitude é muito comum ter neblina lá em cima. Dizem que na parte da manhã a chance de pegar o tempo aberto é maior;
- Confirmar o local de saída dos passeios já que existem opções saindo tanto de Hoi An quanto de Da Nang;
-
Santuário My-Son
O Santuário My-Son é considerado um Patrimônio Mundial pela Unesco. O sítio arqueológico é um composto de templos hindus do período do reinado Champa que ocupou parte do Vietnã e Camboja entre os séculos 4 e 14.
Como eu disse acima, minha sugestão é visitar o Santuário em um dia dedicado a ele. Existem passeios de meio período que partem de Hoi An bem cedo (entre 5 e 5h30 da manhã) para assistir ao nascer do sol e fugir do fluxo de turistas.
Mas também tem opção de passeio de dia inteiro para explorar com tranquilidade os templos.
Atenção ao tradutor: É comum ver descritivos de passeio fazendo referência ao Santuário “Meu Filho”. Isso ocorre por conta da tradução literal de My-Son mas o significado não é esse.
Passeio de Bicicleta pelo interior da cidade
No terceiro dia em Hoi An fizemos um passeio guiado de bicicleta pelo interior da região. Foi um passeio bem leve, completo e agradável, passando pelos campos de arroz, visitando casas de artesanato, marchetaria, produção de canoas.
Também pudemos conhecer alguns comércios locais e remar no típico barco de cesta.
A atividade de bike é bem tranquila e divertida e atende bem a todas as idades. Além disso, o passeio também inclui o guia, a bicicleta, travessia de barco e almoço.
Aula de Culinária e passeio de barco na cesta
Em Hoi An também aproveitei para fazer a aula de culinária vietnamita. A atividade que reservei teve duração de 5 horas e além da aula de culinária também incluiu um passeio de barco cesta pelo rio.
Não precisa saber cozinhar para participar desse tipo de atividade. Além disso, é uma forma de conhecer mais sobre a cultura do país, explorando os temperos e sabores locais.
Praias próximas a Hoi An
Por fim, visitamos as praias que ficam no litoral próximo a Hoi An. Fizemos essa atividade por conta própria mesmo utilizando as bicicletas do hotel.
Saindo de Hoi An leva entre 20 e 30 minutos até as praias de Coconut e An Bang. Nós fomos até a praia de An Bang e paramos em no restaurante Soul Kitchen para passar o dia e almoçar.
Não são praias paradisíacas, como as que encontramos na Tailândia e no Camboja mas pra quem tem tempo sobrando vale a pena o passeio.
HANÓI (5 NOITES)
Visitamos Hanói, a capital do Vietnã, por 5 noites mas aproveitamos alguns dias para descansar e trabalhar um pouco também. A cidade é bem movimentada, tem bastante coisa pra conhecer e explorar como museus, cafés e mercados.
Devido ao trânsito caótico da cidade e a falta de transporte público de qualidade, o ideal é ficar hospedado no French Old Quarter. Assim, é possível fazer quase tudo a pé.
Tour Gratuito pelo centro de Hanói
Sempre uma boa forma de começar a viagem em uma grande cidade é fazendo um tour exploratório. E eu gosto bastante desse modelo de tour ‘gratuito’ a pé.
Dessa forma, exploramos mais os lugares e podemos contribuir com o valor que achamos mais justo para a atividade.
Nós fizemos um tour em inglês pelo Old Quarter de Hanói, parando para experimentar o famoso café com ovo, visitando mercados locais e experimentando comidas típicas.
Na Civitatis tem a opção de um tour gratuito em Espanhol.
Excursão até Ninh Binh e Tam Coc
Saindo de Hanói fizemos essa excursão de um dia até Ninh Binh. É um passeio de dia inteiro, repleto de atividades que incluem passeio de barco em Tam Coc, passeio de bicicleta, visita a antiga capital de Hoa Lu e uma subida até um mirante espetacular no topo da caverna Mua.
Essa região é tão legal que eu recomendo ficar alguns dias por lá. Mas pra quem não tiver tempo roteiro eu sugiro fazer o passeio saindo de Hanói.
CRUZEIRO HA LONG BAY (2 NOITES)
Posso afirmar sem sombra de dúvidas de que o cruzeiro por Halong Bay está no nosso top 3 da viagem pela Ásia. Foi uma experiência única e completíssima.
Em apenas 3 dias pudemos conhecer as belíssimas regiões de Halong e HanLa, fazer atividades como caiaque, trilhas e passeios de bicicleta.
Em contrapartida, tivemos tempo para curtir o cruzeiro, descansar e comer MUITO bem!
Com toda certeza eu vou escrever mais sobre esse cruzeiro em um post dedicado a ele e também vou gravar um vídeo para YouTube.
Nós fizemos o cruzeiro da UniCharm e o melhor de tudo é que dá pra reservar pelo Booking com cancelamento grátis!
E enfim depois do Camboja seguimos viagem para as Filipinas, nosso próximo destino nessa viagem pela Ásia!
Se gostou do post com o nossas dicas e roteiro no Vietnã, então comenta aí embaixo! Se quiser saber mais sobre a nossa viagem pela Ásia então confere os outros posts aqui no blog ou os vídeos no canal do YouTube.
17 comments
Gostaria de receber a planilha.
Muito obrigada
Valeria Bonello
Enviado Valeria!
Bom dia Felipe, parabéns pela viagem e obrigado pelas dicas. Certamente seguirei muitas delas. Tenho acompanhado seu trabalho, tanto no Instagram, quanto no YouTube e me agregou muito. Poderia me enviar a planilha, por favor?
Obrigado Diego! Te mandei a planilha por email! Abs!
Parabéns pelo blog!
Gostaria de receber a planilha por favor.
Obrigado! Planilha enviada!
Parabéns pelo blog! Dicas muito boas e valiosas. Poderia disponibilizar a planilha? Obrigado desde já!
Obrigado Edu. Te mandei por email!
Ola, Felipe!
Gostaria de receber a planilha por favor.
OBRIGADA
Enviado Sabrina!
Acebei de ver o video sobre o vietna e foi super informativo!!! Amei. Gostaria de receber a planilha de gastos. Já estou planejando a minha viagem,
Que bom que gostou Rubia! Te mandei a planilha por e-email!
Olá Felipe! Achei muito útil as informações e sugestões de passeios pelo Vietnã. Estou me programando para conhecer o país e gostaria de receber a planilha de gastos.
Oi Selma que bom que gostou! Te mandei a planilha por email!
Bom dia, curtindo muito as experiências das suas viagens. Obrigado por compartilhá-las e desejo muito sucesso.
Bom dia, curtindo muito as experiências das suas viagens. Obrigado por compartilhá-las e desejo muito sucesso.
Obrigado André!