O arquipélago de Koh Phi Phi é sem dúvida um destino popular para viajantes de todo o mundo. Conhecido por suas praias de areia branca, águas cristalinas e formações rochosas impressionantes, cada uma de suas ilhas e praias oferece uma experiência única. Uma das formas de conhecer esse paraíso é contratando um barco longtail para um passeio privativo. Confira nesse post como foi nosso passeio e quais dicas para ter uma experiência inesquecível!
SOBRE O PASSEIO PRIVATIVO DE LONGTAIL
GUIA DE VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
O Guia de Viagem do Mapa de Viajante para a Tailândia vai te ajudar a organizar a sua viagem por completo.
O Guia tem mostra de forma detalhada o que fazer nos principais destinos no país, com sugestões de roteiro para diferentes durações. Além disso, o guia dá dicas sobre quando ir, como se comunicar, levar dinheiro, como se deslocar e muito mais!
DICAS PARA ALUGAR UM LONGTAIL EM KOH PHI PHI
Alugar um longtail para passar o dia em Phi Phi é uma das atividades mais divertidas para fazer na ilha. Além de ter total flexibilidade pra escolher os pontos de parada e duração, você ainda pode curtir um tempo a sós ou em família.
Mas é importante ficar ligado em alguns fatores na hora de escolher o barqueiro, o barco, os pontos de parada e também durante a atividade.
Nesse post vamos falar sobre a nossa experiência alugando um longtail em Koh Phi Phi e vamos dar todas as dicas pra você escolher o seu e ter a melhor experiência possível.
Ah, e a maioria dessas dicas também vale pra essa atividade em outras praias da Tailândia.
Lembrando que esse post faz parte do nosso roteiro de 22 dias pela Tailândia e de 100 dias pela Ásia!
O QUE SÃO LONGTAILS
Longtails são esses simpáticos e compridos barquinhos de madeira muito tradicionais na Tailândia. Além do seu comprimento outra característica é a longa hélice utilizada para movimentar o barco e a decoração colocada na frente.
Apesar de parecerem iguais a primeira vista, os barcos diferente em tamanho, qualidade e amenidades.
PORQUE ALUGAR UM LONGTAIL
O longtail é um barco menor e mais lento do que as lanchas rápidas que geralmente fazem os passeios na Tailândia.
Mas esses barquinhos tem um charme diferente e são muito procurados para passeios privativos ou em grupos menores.
Alugar um longtail é uma forma especial de conhecer as praias da Tailândia e no passeio privativo você ainda pode montar o seu próprio roteiro.
Além disso, ao reservar um barquinho, você vai contribuir diretamente para a economia local, já que vai estar pagando diretamente a um morador ao invés de uma agência com vários intermediadores.
QUAL É MELHOR LONG TAIL COMPARTILHADO OU PRIVATIVO
Existem passeios compartilhados de longtail que fazem o mesmo roteiro das lanchas rápidas. Mas eu recomendo avaliar bem essa opção. As lanchas rápidas como o próprio nome já diz chegam nas paradas mais rápido e com isso você tem mais tempo pra aproveitar.
A graça do longtail, na minha opinião, é poder aproveitar o passeio com pessoas que você conhece, seja um casal, grupo de amigos e famílias. Por isso, recomendo fazer o longtail privativo.
COMO ALUGAR UM LONGTAIL EM KOH PHI PHI
Você reservar o barco em uma das agências turísticas espalhadas pelo centrinho de Koh Phi Phi, direto com os barqueiros no pier ou então reservar online pelo site da Get Your Guide.
No caso das agências os passeios tem duração de 4 ou 6 horas e em geral você consegue reservar de um dia para o outro. A vantagem é poder tirar as duvidas na agência com relação a valores, duração, trajeto e qualidade do barco e do barqueiro.
Já pelo site da Get Your Guide é possível escolher entre 3, 4, 6 ou 7 horas de duração e o passeio inclui snorkel, água, frutas e uma parada de uma hora em Maya Bay. Nesse caso a vantagem é poder reservar com antecedência e cancelar até 24 horas antes de forma gratuita.
Por fim, você pode ir até o pier e negociar diretamente com o barqueiro. Foi exatamente isso que fizemos. O preço é mais ou menos tabelado dependendo do numero de pessoas e duração (eles dão um descontinho se insistir).
Como ponto negativo é a comunicação (muitos não falam bem inglês) e o risco de não ter nenhum barqueiro disponível no dia. Nesse caso, recomendo reservar com o barqueiro um dia antes, deixando bem claro o valor e o horário de saída.
QUANTO CUSTA ALUGAR UM LONGTAIL PRIVATIVO
O preço pode variar dependendo da forma que você resolver contratar o barco. Nós pagamos 2600 Baht (cerca de R$ 430,00 na data da viagem) pra um passeio de 6 horas.
QUANDO FAZER O PASSEIO DE LONGTAIL
Sei que em Phi Phi (assim como em toda Tailândia) é complicado determinar a previsão do tempo mas eu sugiro ficar de olho no clima antes de fazer o passeio.
Nós reservamos em um dia que estava nublado e com “cara de chuva” mas fomos mesmo assim. Dito e feito, começou um temporal que durou 1h30 e nos deixou ilhados na Pi Leh Lagoon.
Quando a chuva diminuiu pedimos pro barqueiro pra voltar pro pier e remarcamos para o dia seguinte (pagamos uma parte do valor pelo tempo gasto).
ONDE PARAR NO PASSEIO DE LONGTAIL EM KOH PHI PHI
A escolha dos pontos de parada é muito peculiar de cada um. Vai depender principalmente se você já conheceu ou vai conhecer alguns pontos em outros passeios como por exemplo o Gold Day Tour.
No nosso caso, nós optamos por não voltar a Maya Bay já que tínhamos tido tempo suficiente no passeio do dia anterior.
Para o roteiro de 6 horas eu indico no máximo 5 paradas pra não ficar corrido, considerando o tempo de deslocamento entre as paradas. Nosso roteiro foi o seguinte:
-
-
- Loh Lana
- Nui Bay
- Monkey Beach
- Wang Long Bay
- Pi Leh Bay
-
Dessa lista não curtimos muito a Loh Lana mas foi porque ainda era muito cedo, estava nublado e a mare estava muito baixa. Outras opções de paradas no passeio privativo:
BAMBOO ISLAND
É a única praia que fica fora das Ilhas de Phi Phi Don e de Phi Phi Lee e por isso é preciso considerar que o tempo de deslocamento até essa praia é maior.
Considere também que o longtail pode balançar um pouco mais até chegar na ilha já que uma parte do trajeto é em mar aberto. Pegar a praia vazia recomendo ir no início da manhã ou no fim de tarde.
Combine bem certinho com o barqueiro se quiser ir para Bamboo Island pois pode ser que ele queira cobrar um pouco mais caro por causa da distância.
NUI BAY
Nui Bay é pequena faixa de areia rodeada de paredões de pedra. Com a maré mais alta dá pra praticar snorkel nesses paredões. Também é uma excelente praia para assistir ao pôr-do-sol.
Outra forma de chegar na Nui Bay é alugando um caiaque na praia de Loh Dalum (praia das festas).
MONKEY BEACH
Não confunda a praia dos Macacos com a Baía dos Macacos pois ambas estão na ilha de Phi Phi Don. Só que a baía dos macacos dica do lado de dentro da baía perto do pier de Ton Sai. Já a Monkey Beach fica do lado oeste da ilha.
A praia é muito bonita mas o que chama a atenção mesmo é a presença de vários macacos nas árvores próximas a praia.
Uma dica, tanto na Monkey Beach quanto na Monkey Bay os macacos costumam se afastar das árvores se a maré estiver muito alta. Também dá pra chegar na Monkey Beach de caiaque a partir de Loh Dalum.
WANG LONG BAY
A Wang Long Bay é uma baía rodeara de paredões de pedra bem altos. Tem uma prainha ao final da baía mas a graça mesmo é entrar na lagoa e tirar umas fotos.
Com o sol a pino você conseguir fotos mais bonitas com a água cristalina mas no fim de tarde o pôr-do-sol também deixa o lugar com um visual muito bonito.
VIKING BEACH E LONG BEACH
Viking Beach e Long Beach são praias que ficam do lado direito do pier de Ton Sai. Ambas são acessíveis a pé a partir do centrinho de Phi Phi portanto você pode deixá-las fora do seu roteiro caso tenha tempo de ir andando.
A Long Beach é uma das poucas que oferece estrutura de praia pra comprar alguma coisa pra beber e comer. Na verdade, essa praia tem vários resorts e você pode comprar alguma coisa nos restaurantes desses hotéis.
LOH MOO DEE
A praia de Loh Moo Dee fica voltada para o leste da ilha de Phi Phi Don. É uma praia menos procurada por turistas e uma opção pra ir de manhã cedo já que o sol nasce daquele lado do mar.
PI LEH BAY
Descendo agora para as paradas na ilha de Phi Phi Lee, a primeira é a baía de Pi Leh. Com toda certeza várias fotos paradisíacas que você vê na internet sobre Phi Phi são tiradas nesse local.
É uma baía formada pelos paredões de pedra com uma cor azul turquesa impressionante. Quando mais baixa a maré mais clara a cor da água. Porém se a maré estiver muito baixa, alguns barqueiros podem não querer entrar na baía.
Além das fotos é um ótimo lugar para dar um mergulho na água quente de Phi Phi!
MAYA BAY
Sem dúvida a praia mais famosa de Phi Phi, Maya Bay reabriu para entrada de turistas depois de ficar fechada por 4 anos. O acesso a praia é feito por um pier que fica na baía de Loh Samah e pra entrar é preciso pagar uma taxa de 400 baht.
Reserve pelo menos uma hora e meia para ficar na praia já que é preciso caminhar por uns 5 a 10 minutos pelas passarelas até chegar na praia. Combine um horário com o barqueiro pois ele não poderá ficar esperando no pier.
Ao chegar na praia, vá direto para o lado direita da faixa de areia onde está mais vazio.
Lembrando que na praia de Maya Bay não é possível entrar na água (só até o joelho) por conta da tentativa de recuperar os corais.
Você pode pedir para o barqueiro dar a volta na ilha onde é possível fazer snorkel em uma costa próxima a Maya Bay. Se a maré estiver baixa do lado esquerdo se forma uma pequena praia e dá pra ir até lá nadando.
ORDEM DAS PARADAS
Você até pode escolher a ordem das paradas mas provavelmente o barqueiro vai fazer na ordem que faça mais sentido logisticamente. Por exemplo, não faz sentido querer ir pra Bamboo Island, depois Maya Bay e voltar para Nui Bay. Você até pode tentar, porém é provável que o barqueiro não queira fazer.
Além disso, eles estão (ou deveriam pelo menos) estar atentos as condições do mar. No nosso caso queríamos parar de Loh Moo Dee mas no dia o barqueiro disse que o mar estava muito agitado e com vento daquele lado da ilha.
GOLD DAY TOUR OU PASSEIO PRIVATIVO?
Além do passeio privativo nós também fizemos o Gold Day Tour com a Phi Phi Brazucas. Se você tiver tempo recomendo fazer primeiro o passeio coletivo e depois o privativo. Assim, você se familiariza com as praias e ilhas e consegue escolher de forma mais assertiva o roteiro do privativo.
Para grupos maiores, entre 6 e 8 pessoas, sem dúvida vale a mais a pena (financeiramente) reservar o privativo. A dica é negociar bem certinho com o barqueiro o valor e quantidade de pessoas para não ter grandes surpresas.
Se curtiu esse post sobre Passeio Privativo de Longtail por Koh Phi Phi então compartilha com alguem que você levaria para pra esse passeio! E confere nosso roteiro completo de 100 dias pela Ásia!