Koh Phi Phi é um destino turístico popular para viajantes de todo o mundo que passam pela Tailândia. O arquipélago possui seis ilhas principais, cada uma oferecendo uma experiência diferente. Nesse post vamos mostrar o nosso roteiro por Koh Phi Phi, dicas do que fazer nas ilhas e porque vale a pena ficar hospedado por lá!
O QUE FAZER EM KOH PHI PHI
PORQUE CONHECER E FICAR PHI PHI
O arquipélago de Koh Phi Phi dispensa apresentações e é um dos lugares mais paradisíacos na Tailândia. Além dos passeios de barco pelas ilhas e praias paradisíacas, Phi Phi conta com atividades como mergulho, trilhas, caiaques e mirantes.
Porem, muitos viajantes incluem Phi Phi no roteiro apenas como um passeio de bate e volta partindo de Krabi ou Phuket. Na minha opinião, isso é um enorme erro!
Em primeiro lugar porque no passeio de um dia não será possível explorar todas as belezas do arquipélago e muitas atividades ficarão de fora do roteiro.
Em segundo lugar porque essas excursões costumam fazem o mesmo roteiro e chegar no mesmo horário nas mesmas atrações. Ou seja, todos os lugares vão estar lotados.
Ficando hospedado em Phi Phi Don você poderá conhecer Maya Bay e Pi Leh Lagoon um pouco mais vazias, antes da muvuca chegar.
Além disso, também poderá explorar outros lugares que não entram no roteiro de bate e volta e ter a oportunidade de curtir a vida noturna de Phi Phi com seus bares pé na areia.
Nós visitamos a Phi Phi durante a nossa viagem de 27 dias pela Tailândia e 100 dias pela Ásia! A ilha foi nossa quarta parada no país depois de visitar Phuket.
Nesse post você vai encontrar todas as dicas para organizar uma viagem pra Phuket, e as atividades que fizemos pela cidade.
GUIA DE VIAGEM PARA A TAILÂNDIA
O Guia de Viagem do Mapa de Viajante para a Tailândia vai te ajudar a organizar a sua viagem por completo.
O Guia tem mostra de forma detalhada o que fazer nos principais destinos no país, com sugestões de roteiro para diferentes durações. Além disso, o guia dá dicas sobre quando ir, como se comunicar, levar dinheiro, como se deslocar e muito mais!
COMO CHEGAR EM PHI PHI
DE AVIÃO
Não tem como chegar em Phi Phi de avião. Assim, os aeroportos mais próximos são os de Phuket e Krabi. A logística completa ainda inclui o deslocamento do aeroporto para o pier e uma lancha ou balsa até chegar em Phi Phi.
Justamente por isso o roteiro normalmente inclui uma parada de alguns dias ou em Phuket ou em Krabi para conhecer as cidades antes de seguir a Phi Phi.
DE BARCO
As balsas e lanchas rápidas saem de Phuket e Krabi para Koh Phi Phi todos os dias em diversos horários. Muitas delas já incluem o transporte do hotel até o pier (mas é sempre bom confirmar).
De um modo geral são dois tipos de transporte: lancha rápida ou balsa. A lancha rápida, como o próprio nome já diz, faz o trajeto em menos tempo mas mais sujeita as condições do mar.
Já as balsas, apesar de mais lentas tendem a ser mais estáveis e confortáveis. Nós fizemos tanto o trajeto de ida de Phuket para Phi Phi quanto o de volta para Krabi de balsa.
-
- De barco a partir de Phuket: A maneira mais comum de chegar em Koh Phi Phi é pegar um barco a partir de Phuket. Existem vários serviços de ferry e lanchas que operam diariamente, com saídas frequentes do Píer Rassada em Phuket. O trajeto leva cerca de 1,5 a 2 horas, dependendo das condições marítimas.
- De barco a partir de Krabi: Outra opção é pegar um barco em Krabi. Há serviços regulares de ferry que partem do Píer de Ao Nang e do Píer de Krabi Town. O tempo de viagem varia entre 1,5 a 2 horas.
- De barco a partir de outras ilhas: Se você estiver em outras ilhas próximas, como Koh Lanta ou Koh Yao Noi, também é possível pegar um barco para Koh Phi Phi. Verifique os horários e disponibilidade dos serviços de ferry locais.
É importante verificar os horários dos barcos com antecedência, especialmente durante a alta temporada, pois os horários podem variar. Recomenda-se fazer reservas antecipadas, principalmente se estiver viajando em períodos movimentados.
Pesquise barcos para Koh Phi Phi
Ao chegar em Koh Phi Phi, os barcos geralmente atracam no Tonsai Pier, que é o ponto de entrada principal na ilha. A partir daí, você pode facilmente caminhar até o seu hotel ou pegar um táxi aquático (barquinho) para levá-lo ao seu destino final na ilha.
Lembre-se de verificar as condições do mar antes de viajar, especialmente durante a temporada de monções (segundo semestre), quando os serviços de barco podem ser interrompidos ou alterados devido às condições climáticas.
Abaixo um mapa das ilhas Phi Phi com os principais pontos de interesse da ilha e as paradas dos passeios por mar. Você pode salvar esse mapa no seu celular clicando no ícone do lado direito superior.
COMO SE DESLOCAR EM KOH PHI PHI
Ficando hospedado entre as praias de Tonsai e Loh Dalum você poderá fazer tudo a pé. Todo tipo de comércio, agências, mercadinhos, bares e restaurantes estão a até 10 minutos de caminhada leve pela cidade.
Já para se deslocar para outras praias como Loh Lana e Loh Moo Dee é preciso contratar um barquinho. Outras praias como Long Beach dá pra chegar de barquinho ou por trilha.
ONDE FICAR HOSPEDADO EM PHI PHI
Nós ficamos hospedados no hotel PP Insula bem no centrinho de Phi Phi. O quarto era razoável mas o hotel em geral é bem simples, beirando o precário. Apesar disso a localização é excelente e fica perto de todo tipo de comércio.
As hospedagens em Phi Phi foram uma das mais caras que encontramos na Tailândia (e na Ásia de um modo geral). O PP Insula foi um dos hotéis mais baratos que encontramos na ilha e mesmo assim foi um dos mais caros que pagamos durante toda a viagem de 100 dias pela Ásia.
Algumas sugestões de hospedagem em diversas regiões da ilha e para diferentes bolsos:
-
- Phi Phi Island Village Beach Resort: Situado na praia de Loh Ba Gao, este resort 4 estrelas oferece quartos confortáveis, piscinas, spa, restaurantes e acesso direto à praia.
- Phi Phi The Beach Resort: Localizado na praia de Long Beach, este resort oferece bangalôs à beira-mar com vistas deslumbrantes. Possui piscina, restaurante e bar na praia.
- Phi Phi Banyan Villa: Localizado na área de Ton Sai Bay, este hotel oferece quartos modernos e confortáveis. Possui uma piscina, restaurante e está a uma curta caminhada das principais atrações de Phi Phi.
- Phi Phi CoCo Beach Resort: Este resort está localizado a menos de 1 km do Píer Ton Sai e a 3,6 km da Baía Ao Poh. Uma recepção 24 horas e uma piscina ao ar livre estão disponíveis.
- Ibiza House Phi Phi: Situado na praia de Loh Dalum, o Ibiza House Phi Phi oferece quartos compartilhados e privativos. O albergue possui um bar na cobertura com vista para o mar e é conhecido por suas festas temáticas.
- Hangover Hostel Phi Phi: Inspirado no famoso filme “Se Beber, Não Case!”, o Hangover Hostel Phi Phi oferece quartos compartilhados e privativos. O albergue possui um bar animado e organiza atividades como jogos e festas temáticas.
QUANTOS DIAS FICAR EM PHI PHI
Nós ficamos 5 noites em Koh Phi Phi pois quisemos aproveitar ao máximo a ilha e suas atrações. De fato em 4 dias inteiros é possível fazer de tudo: passeios de barco, mergulho, trilhas, e descansar na praia.
Mas reserve pelo menos dois dias inteiros para que a viagem não fique muito corrida!
MELHOR ÉPOCA PARA IR
Os melhores meses pra visitar Phi Phi são durante o período de seca que vai de Dezembro a Março. Já de Agosto a Novembro é o período das monções asiáticas, com muita chuva durante o período.
NOSSO ROTEIRO EM PHI PHI
Abaixo está o nosso roteiro pelo arquipélago de Koh Phi Phi.
GOLD DAY TOUR
No primeiro dia fizemos a excursão de lancha com a Phi Phi Brazuca chamado Gold Day Tour! A excursão parte um pouco mais tarde do que a maioria dos barcos com a intenção de fugir do maior fluxo de turistas.
Outra grande vantagem da Phi Phi Brazuca é que os guias são brasileiros! O roteiro foi bem completo e visitamos todas as principais atrações de Phi Phi:
-
- Maya Bay (ingresso ao parque nacional de 400 baht não incluso)
- Pi Leh Lagoon
- Viking Cave
- Monkey Bay
- Wang Long Bay
- Nui Beach
- Mergulho com plânctons
Lembrando que, depois da reabertura da Maya Bay em 2022, os turistas só podem ficar na praia por um período de até uma hora!
MERGULHO DE CILINDRO
No segundo dia fizemos um mergulho de cilindro com a Princess Divers. A estrutura da empresa é excelente, guias simpáticos e bem profissionais, barco e equipamentos de boa qualidade.
Phi Phi é um dos melhores para prática do mergulho na Tailândia tanto para quem é certificado quanto para iniciantes. Por isso, se você tem vontade de mergulhar pela primeira vez, considere Phi Phi no seu roteiro.
TRILHAS ATÉ VIKING E LONG BEACH
Na parte da tarde aproveitamos para fazer a trilha que leva até as praias do lado leste de Koh Phi Phi. A trilha é bem tranquila e dá acesso as praias de Viking (não confundir com Viking Cave que fica na PiLeh Bay) e Long Beach.
Fique atento as placas e não tente colocar a praia no mapa do celular pois vai acusar o caminho errado.
As praia não tem nenhuma estrutura exceto pelos resorts a beira mar portanto é bom levar água e algo para comer se pretende passar muito tempo por lá.
TRILHA ATÉ VIEWPOINT
Outra trilha recomendável é a que dá acesso aos mirantes de Phi Phi. A subida é por uma escadaria de alvenaria e apesar da dificuldade de subida não é uma trilha muito difícil.
De preferencia por subir ou no inicio da manhã ou no final do dia assim você o visual mais bonito e também não passa tanto calor.
O ingresso pra subir no mirante custa 20 baht por pessoa.
PASSEIO PRIVATIVO DE LONGTAIL
Reservamos o último dia para fazer o passeio privativo de longtail. Deixamos essa atividade para o final para escolher os melhores lugares que gostaríamos de retornar e para visitar outros que não passamos no Gold Day Tour.
Negociamos diretamente com o barqueiro no pier de Tonsai (apesar de certa dificuldade de comunicação por conta do inglês).
Pra quem não fala inglês e não quer passar perrengue com comunicação eu recomendo reservar o privativo com alguma agência para assim facilitar a negociação de valores e lugares de parada.
Apesar da previsão do tempo acusar que poderia chover na parte da tarde, decidimos fazer o passeio mesmo assim. Ao chegarmos na PiLeh Lagoon, nossa primeira parada, o tempo fechou e começou a cair um temporal.
Ficamos 1h30 esperando a chuva passar pois o barquinho não tinha como sair da baía. Negociamos novamente com o barqueiro para cancelar o resto do dia, pagamos o valor proporcional pelo tempo gasto por ele.
Por sorte nosso barco para Krabi saia apenas na parte da tarde e com isso pudemos remarcar o passeio para o dia seguinte. Portanto, fique ligado na previsão do tempo para fazer esse passeio de longtail, seja compartilhado ou privativo.
Com chuva ou mar muito agitado os barqueiros podem não parar em alguns lugares como Bamboo Island e Loo Moo Dee Beach.
O QUE FAZER A NOITE NA ILHA
Apesar de ser uma ilha bem pequena a vida noturna em Koh Phi Phi é bem animada. São vários bares espalhados pelo centrinho, principalmente na Loh Dalum Beach. Justamente por isso a praia é conhecida como a praia das festas.
O clima é bem tranquilo e informa e é normal encontrar pessoas ainda com roupa de praia nas festas.
Tem festas na piscina, touro mecânico, shows com fogo e os famosos baldinhos com drinks bem doces e alcoólicos.
As pool parties mais famosas são Ibiza Pool Party e Princess Pool Party.
O Relax Bar é o local onde os brasileiros se encontram antes de partir para os bares da praia.
E enfim, seguimos viagem para Krabi, nosso próximo destino na Tailândia!
Se gostou do post com o nossas dicas e roteiro em Koh Phi Phi na Tailândia então comenta aí embaixo! Se quiser saber mais sobre a nossa viagem pela Tailândia então confere os outros posts aqui no blog ou os vídeos no canal do YouTube.
2 comentários
Gostaria da planilha da Tailandia.
Foi por email Ricardo!