Está planejando uma viagem para Buenos Aires e não sabe muito bem onde se hospedar? Confira nesse post todas as dicas de onde ficar e as melhores opções de hospedagem na capital Argentina!
Nesse post você vai ler:
Caso você esteja programando uma viagem para a Argentina, já deve ter se perguntado onde ficar em Buenos Aires, não é mesmo? Organizar uma viagem para uma cidade grande pode causar algumas dúvidas.
Qual bairro escolher, a facilidade de chegar aos meios de transporte e a proximidade com alguns pontos turísticos podem interferir – e muito – no dia a dia da viagem.
Sendo assim, organizei aqui um post bem completo, para que você consiga entender um pouco mais sobre os bairros de Buenos Aires, e escolher a localização e o hotel ideal para sua viagem.
Já viajei pra Argentina 4 vezes sendo a última uma viagem de 80 dias do Norte ao Sul do país. Portanto, aqui no blog tem muito mais conteúdo sobre a Argentina e destinos como Ushuaia, El Calafate e Mendoza!
COMO ESCOLHER HOTEL EM BUENOS AIRES
Como em qualquer cidade grande, é importante você se atentar a esses principais pontos antes de escolher sua hospedagem:
-
- O bairro que ela está localizada
- A proximidade com pontos turísticos
- Facilidade para se locomover para outros bairros
- A forma de pagamento (esse motivo é bem específico para Argentina)
No mapa abaixo estão os principais pontos de interesse do roteiro que fizemos pela cidade. Ah, e você pode salvar o mapa no seu celular clicando no ícone do lado direito superior do mapa.
COMO PAGAR HOTÉIS EM BUENOS AIRES
Há duas maneiras de economizar na hora de pagar pelo seu hotel na Argentina. O primeiro é pagando diretamente pelo cartão de crédito, e o outro pagando em dinheiro com o câmbio paralelo.
É comum que esse assunto gere um pouco de confusão, já que no Brasil não estamos acostumados com essas diferenças, então vou explicar um pouquinho sobre cada uma dessas possibilidades.
Lembrando que tem post detalhadíssimo aqui no blog explicando todas as formas de levar dinheiro para a Argentina.
Pagando com cartão de crédito brasileiro
Ao pagar com um cartão de crédito que não foi emitido na Argentina, você recebe a isenção do IVA (que é de 21%) e faz a compra com o câmbio tarjeta, um câmbio exclusivo para cartões estrangeiros e que as vezes até se aproxima dos valores do câmbio paralelo.
Nesse caso na hora de pagar é fundamental avisar a recepção do hotel de que vai pagar com cartão e quer a isenção do IVA.
Pagando em dinheiro com câmbio paralelo
O câmbio paralelo (ou dólar/câmbio blue) é muito conhecido pelos turistas por pagar muito mais do que o câmbio oficial (as vezes chegando a quase o triplo).
Ele pode ser realizado tanto no mercado paralelo como pela Western Union, que representa uma maneira mais segura de conseguir este câmbio, e por transferência, não sendo preciso andar com notas de dólar ou real para fazer a troca.
Sendo assim, pagando o hotel em dinheiro com câmbio paralelo, você pode economizar mais da metade do valor da diária.
Na prática, percebi que pagar em dinheiro usando o cambio paralelo ainda vale mais a pena do que usando o cambio tarjeta no cartão de crédito.
ONDE FICAR EM BUENOS AIRES: PRINCIPAIS BAIRROS
A capital argentina é dividida em 48 bairros oficiais, e pode ter certeza que escolher bem o bairro que você se hospedará mudará sua experiência da água para o vinho na cidade.
Com diferentes estilos, podemos dizer que entre todos, 5 dos bairros turísticos são os que mais costumam agradar os viajantes. San Telmo, La Recoleta, Palermo, San Nicolás & Montserrat e Puerto Madero possuem características que conseguem agradar as mais diferentes personalidades.
Sendo assim, vamos agora entender um pouco mais sobre cada um deles, para que você escolha onde vai se hospedar com mais consciência em relação à cidade.
SAN TELMO
O bairro de San Telmo é dono de uma das atmosferas mais boêmias de Buenos Aires. Se você curte uma arquitetura europeia, mercados centrais, galerias de arte mais modernas e bares, este pode ser o bairro perfeito para você.
Além de contar com o Mercado de San Telmo – que merece a visita independente de onde você for se hospedar – o bairro ainda conta com uma famosa feirinha que acontece todo domingo na Praça Dorrego.
San Telmo também é o melhor bairro para encontrar shows de tango. Sendo assim, é um local muito cultural e com várias opções para passar o dia.
L’Adresse Hôtel Boutique
O L’Adresse Hôtel Boutique fica em uma localização excelente, a poucos metros de distância de uma rota de museus que englobam o Buenos Aires Museum of Modern Art, o Natural History Museum e o Museo Penitenciario Antonio Ballve
É um hotel 4 estrelas, possui café da manhã incluído e oferece serviço de câmbio para seus hóspedes (★ nota 8.9 no Booking).
Anselmo Buenos Aires, Curio Collection by Hilton
Além disso, possui café da manhã incluso, serviço de quarto e organiza transfer para o aeroporto caso o hóspede deseje (★ nota 8.8 no Booking).
LA RECOLETA
Uma excelente opção de onde ficar em Buenos Aires, a “Paris da América do Sul” – como é conhecida por alguns – costuma ser um dos bairros preferidos de quem conhece a capital argentina.
La Recoleta está localizado um pouco mais ao norte da região central, possui uma arquitetura europeia marcante e fica próximo a vários pontos turísticos.
Além disso, pontos importantes como o Cemitério da Recoleta, a livraria El Ateneo e o Museu Nacional de Belas Artes, ficam localizados no bairro. A Floraris Genérica, um dos meus lugares preferido em Buenos Aires, também fica na Recoleta!
Hotel CLub Francês
Hotel Intersur Recoleta
Possui café da manhã incluído (★ nota 8.5 no Booking).
PALERMO
Palermo costuma ser considerado um bairro mais sofisticado, se comparado com San Telmo e La Recoleta. Possui muitos restaurantes, bares e lojas, sendo excelente para se hospedar.
O bairro é bem grande e pode ser dividido em algumas partes, como Palermo Soho, Palermo Chico e Palermo Hollywood. Fica um pouco mais distante do centro mas é de fácil acesso pela linha de metro verde.
É considerado o bairro mais badalado da capital, com uma grande concentração de bares e boates mas também tem diversos parques e atividades diurnas como o Jardim Japonês e o Planetário.
Magnolia Hotel Boutique
Possui café da manhã incluso na diária e um bar com uma seleção de vinhos argentinos.(★ nota 9.4 no Booking).
Hotel 248 Finisterra
Esta região conta com muitos restaurantes e lojas, perfeito para quem quer experimentar um bom vinho argentino enquanto descobre a cidade. Possui café da manhã incluso (★ nota 8.5 no Booking).
SAN NICOLÁS E MONTSERRAT
Estes se tratam de dois bairros distintos, mas por serem colados e dividirem o micro centro da cidade, acabam sendo muito semelhantes.
Estes bairros são excelentes para quem ainda não conhece ou tem poucos dias na cidade. Comportam diversos pontos turísticos e estão próximos de vários outros – como a casa rosada, o teatro Colón, o obelisco da praça da república e a catedral metropolitana.
Nós ficamos hospedados 15 dias no bairro Monserrat, a duas quadras da casa rosada e foi excelente. Além da praticidade dos pontos turísticos e comércio também ficamos muito próximos das principais linhas de metrô e dos bairros de San Telmo e Puerto Madero.
Apartamento com Co-Living
Na nossa estadia de 15 dias na capital argentina nós optamos por ficar em um apartamento com uma ótima estrutura pra co-working e uma estadia mais longa.
O prédio tem lavanderia, co-working, piscina e estacionamento. Além disso, o apartamento tem uma cozinha equipada com frigobar, microondas e cooktop.
Esplendor by Wyndham Buenos Aires
Localizado na região do micro centro de Buenos Aires, próximo a vários pontos importantes da capital.
Este hotel 4 estrelas oferece café da manhã, terraço, piscina ao ar livre e banheira de hidromassagem.(★ nota 9.1 no Booking).
Tango de Mayo Hotel
O Tango de Mayo Hotel está localizado no centro da importante Avenida Mayo, próximo ao Obelisco da praça da república.
Situado num edifício histórico restaurado de 1910, o hotel apresenta um estilo bem único. Além disso, oferece café da manhã diário. (★ nota 8.9 no Booking).
PUERTO MADERO
Por ultimo, um bairro que você precisa conhecer se ainda não sabe onde ficar em Buenos Aires é Puerto Madero. Localizado na área portuária da cidade, que foi revitalizada há algumas décadas, e hoje é considerada uma das regiões mais bonitas da capital.
Tem uma arquitetura mais moderna – principalmente se comparado com os outros bairros citados nesse post – e possui alguns arranhas céus e a Puente de La Mujer, uma ponte suspensa bem famosa que atravessa o cais.
O bairro possui um calçadão, onde se encontram vários restaurantes e bairros, sendo excelente para quem quer curtir uma vida noturna mais calma e com a vista para o rio da Plata.
Alvear Icon Hotel
O Alvear Icon Hotel é um hotel 5 estrelas a 1 km da famosa Plaza de Mayo. Possui um Spa com piscina climatizada com teto retrátil, sauna seca e a vapor, ducha escocesa e cabines de tratamentos, além de academia completa.
Possui café da manhã e quartos com vista direta para o Rio de la Plata (★ nota 9.0 no Booking).
Hotel Resort Experience
O Resort Experience Puerto Madero possui um jardim, vista para o rio e acesso a instalações de spa e academia.
Todas as unidades dispõem de sofá, área de estar, TV de tela plana com serviços de streaming, cozinha bem equipada com área para refeições, cofre e banheiro privativo com secador de cabelo.
Um café da manhã italiano é servido diariamente no apartamento (★ nota 9.7 no Booking).
Espero que este post tenha te ajudado a entender melhor os bairros da capital argentina, e a escolher um bom hotel para sua estadia na cidade.
Além da hospedagem, o câmbio é um assunto importante para quem está planejando uma viagem para a Argentina atualmente. Dê uma olhada no post explicativo sobre como levar e trocar dinheiro na Argentina.