Continuando nossa série sobre pontos e milhas aéreas é hora de falar sobre a gestão e controle das milhas. Vamos falar sobre como solicitar e acumular pontos e milhas aéreas de voos já realizados nas principais companhias aéreas brasileiras.
COMO ACUMULAR MILHAS AÉREAS E PONTOS
COMO SOLICITAR PONTOS DE VOOS REALIZADOS
Atualmente os sistemas das companhias aéreas para contabilizar pontos de voos realizados funciona bem. A maioria dos cadastros nos programas é feito com o seu CPF.
Quando você realiza a compra de uma passagem esse é o documento que precisa informar para vincular a passagem com seu programa de pontos.
Entretanto pode acontecer de um determinado voo não ser creditado na sua conta. Nesse caso você tem até 6 meses para solicitar os pontos no site da companhia aérea.
Abaixo um resumo de como solicitar pontos de voos não creditados para cada companhia aérea:
PROGRAMA TUDO AZUL
É possível solicitar pontos realizados pela Azul, TAP Portugal, United e Copa Airlines. No menu de acesso da conta tem uma opção “Solicitar pontos das viagens” ou através desse link.
As solicitações devem ser feitas caso os pontos de seu voo realizado na Azul não tenham sido registrados no extrato em até 72 horas após a data de embarque do voo.
Em caso de pontuação retroativa de outras companhias aéreas parceiras, o prazo para a solicitação são de 14 dias após a data o embarque.
Para voos da Azul será necessário saber o código localizador, data do voo, cidade de origem e número do voo. Para companhias parceiras mais dados serão necessários como a classe da reserva, cabine e cidade de destino.
PROGRAMAS SMILES
Se você é cliente Smiles e voou recentemente com a GOL, pode solicitar as milhas pelo site Smiles após 72 horas da sua viagem ou até seis meses da data original do voo realizado.
Mas se você voou com outra companhia aérea parceira, que permite o acúmulo de milhas com a compra de passagens, pode solicitar as milhas pelo site a partir de 15 dias e até cinco meses após a data do voo.
O link para solicitar pontos é esse aqui e nele você pode selecionar qual companhia aérea voou. Para voos pela Gol, apenas o localizador e data do voo são necessários para solicitar os pontos.
Para voos de outras companhias será necessário informar outros dados como nome, bilhete eletrônico e anexar uma cópia do bilhete.
PROGRAMA LATAM PASS
É possível acessar a sua conta pelo site da Latam mas eu prefiro muito mais a plataforma da Latam Pass. Para solicitar os pontos:
- Voos pela LATAM: Se você já voou e seus pontos não foram creditados em até 7 dias, você pode solicitar os pontos por este link ou pelo telefone da Central de Vendas da LATAM no 4002-5700. Você precisará do número do bilhete (código formado por 13 números, no formato 957-1234567890).
- Voos por outras companhias: para solicitar seus pontos de companhias aéreas parceiras da LATAM, acessar o Site da LATAM por este link ou entrar em contato com a central de atendimento da LATAM. Você precisará de algumas informações disponíveis em seu cartão de embarque, portanto esteja com ele em mãos.
Lembrando que na Latam Pass você pode solicitar pontos de voos realizados por várias empresas parceiras.
OUTROS PARCEIROS LATAM PASS
Uma das grandes vantagens do Latam Pass é que ele oferecia uma gama bem maior de parceiros. Desde bancos, hotéis, aluguel de carro, marketplaces e lojas de departamento.
Conforme eu disse no primeiro post dessa série é importante ficar ligado em todas as empresas que fazem parte desse grupo e que fazem parte do seu dia a dia de gastos.
Cada empresa tem uma regra diferente de pontuação e crédito de pontos. Portanto, fique ligado nos termos e condições de cada parceiro.
PROMOÇÕES DE BÔNUS DE MILHAS
É bem comum esses parceiros realizarem promoções pontuais aumentando ainda mais o crédito de milhas por real gasto. Só para ilustrar, no momento que escrevo esse post, a Booking.com está pagando 8 milhas por dólar gasto.
Sendo que a pontuação normal é 4 pontos por dólar. Também é comum ver promoções de lojas virtuais como Extra e Ponto Frio pagando 10 pontos por real.
Mas antes de sair gastando grana em coisas que você não precisa é importante ter em mente que as milhas só valem a pena se adquiridas por um bom preço.
Por isso eu recomendo que você faça uma lista de produtos e serviços que você quer adquirir. Assim, poderá acompanhar especificamente as empresas que oferecem esses produtos e aproveitar quando a promoção aparecer.
Por fim, para ajudar a acompanhar as promoções, recomendo seguir as notícias publicadas nos sites do Melhores Destinos e Mestre das Milhas. Ah, e claro acompanhe o nosso blog que também vai trazer ótimas dicas para aproveitar essas promoções!
Outro site muito bom para comparar preço e histórico de produtos online é o Buscapé. Assim você não cai nas promoções do “dobro pela metade do preço”.
LIÇÃO DE CASA
Todo final de post sobre as dicas básicas de como acumular pontos e milhas vou deixar tarefas para colocar em prática as dicas recebidas no post. A lição de casa de hoje é simples:
-
- Solicite os pontos de voos realizados;
- Faça uma lista de produtos que você realmente precisa. Pesquise o modelo e o preço atual para quando aparecer uma boa promoção;
Se curtiu o post então siga para a próxima parte onde vamos falar sobre Como transferir pontos para Companhias Aéreas.
Se inscreva na nossa lista de e-mail para receber as novidades do blog e receba gratuitamente a nossa planilha de controle de gastos de viagem!
QUER APRENDER TUDO SOBRE MILHAS AÉREAS?
-
- O QUE SÃO MILHAS AÉREAS (Parte 1)
- COMO SE CADASTRAR EM PROGRAMAS DE MILHAS (Parte 2)
- SOLICITAR MILHAS E PONTOS DE VOOS REALIZADOS (Parte 3)
- COMO TRANSFERIR PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO (Parte 4)
- FORMAS DE ACUMULAR PONTOS E MILHAS AÉREAS (Parte 5)
- COMO COMPRAR PASSAGEM COM MILHAS (Parte 6)
- COMO ESCOLHER E SE INSCREVER EM UM CLUBE DE VANTAGENS
- O QUE SÃO PROGRAMAS DE CASHBACK
- O QUE FAZER COM PONTOS E MILHAS VENCENDO
11 comments
Olá tudo bem, no caso de ter comprado um pacote de viagem em uma agência de viagem, tenho direito aos pontos da companhia aérea?
Oi Marcio, tudo ótimo! Essa é uma excelente pergunta! Sim você tem direito aos pontos de voos comprados em pacotes de viagem, isso porque os pontos são do passageiro. Claro que a quantidade de pontos depende da tarifa da passagem (algumas promocionais não pontuam). Outra dica é quando fizer o check-in faça questão de informar o seu CPF para que os pontos sejam creditados corretamente! Abraço!
Oi Felipe tudo bem,?gostaria de saber se milhas é spenas para quem tem cartão de credito, como viajei sem gastar no cartão posso solicitar milhas para a Emirates ?
oi Morion bom dia! Sim você pode solicitar os pontos de um voo mesmo que tenha pago em dinheiro ou débito. As milhas do voo independem da forma de pagamento! Abraço!
Uma dúvida:
No caso de eu comprar uma passagem latam para terceiro (meu pai, por exemplo), as milhas provenientes desta compra ficam no meu cpf?
Oi Rafael. O Acumulo de milhas é sempre no CPF da pessoa que fez a viagem. Então se voce comprar uma passagem para o seu pai, as milhas vao pro CPF dele.
Obrigado!
boa tarde,se a pessoa nao tem programa de pontos, e fez uma viagem para australia com a air france, como solicito as milhas, pelo site da air france? a volta é pela etihad airways tambem solicito pelo site da cia? mto obrigadaaa
Oi Camila. Antes de mais nada você precisa se cadastrar em algum programa de milhas que seja parceiro da AirFrance, como a Smiles por exemplo. Ou então se cadastrar no programa da AirFrance (que no caso eu só recomendo se voce pretende voar muito pela companhia). Ai você precisa ir no site da Smiles e solicitar o crédito desses pontos da AirFrace. A forma mais rápida é você informar o seu numero Smiles na hora do check in do voo mas se voce nao fez isso tem até 6 meses pra pedir retroativo. Abs!
Olá, tudo bem? Gostei do conteúdo. Uma pergunta. Se viajo no fim do ano, por exemplo dia 30/12 e os pontos qualificáveis são creditados somente em janeiro, como fica a questão da categoria? Vale a data do voo para considerar o acúmulo de pontos ou estes pontos entrarão somente no próximo ano calendário?
Oi Iara! Não sei te responder com certeza, cada companhia aérea pode ter uma prática diferente. Mas acredito que o calculo seja baseado na data do crédito dos pontos e não na data do voo. Em geral, os pontos de voos da mesma companhia área (Smiles/Gol por exemplo) tendem a ser creditados mais rápido. Já voos com parceiras podem demorar dias e até meses para cair.