Chegou a hora de ver o resultado do trabalho de acumular milhas em programas de pontos. Hoje vamos ver como comprar e emitir passagem aérea utilizando as milhas e pontos dos programas das companhas aéreas.
COMO EMITIR PASSAGEM COM MILHAS
Você já sabe, leitor-viajante, que tempo (e milhas) são dinheiro. Por isso, não adianta investir um tempão para acumular milhas e não utilizar.
É o mesmo que passar a vida toda trabalhando pra juntar uma grana e não tirar proveito dela! Sendo assim, vamos falar sobre como comprar passagens aéreas com milhas.
ONDE COMPRAR PASSAGEM COM MILHAS AÉREAS
Vai depende de qual programa de milhas e fidelidade você participa sendo que os principais são Smiles (GOL), Latam Pass (Latam) e Tudo Azul (Azul). Por outro lado, os programas dos principais bancos (como Livelo e Esfera) também permitem emitir passagens direto dos seus sites.
Entretanto, geralmente a cotação dos voos não é tão boa no programa do banco. Por isso, o mais importante é avaliar qual a melhor cotação para o voo desejado. Leia nossa publicação sobre como transferir os pontos do cartão de crédito para os programas das companhias aéreas.
COMO ESCOLHER MELHOR VOO
Primeiro passo é escolher o voo com base na quantidade de milhas que você acumulou. Vamos considerar, para efeito desse post, que conseguiu acumular um total de 10 mil pontos no cartão de crédito. Você também pode verificar se o seu cartão está oferecendo algum bônus de transferência para um dos programas de milhas das aéreas.
Os sites para consulta e emissão de passagem com milhas são:
Smiles
Acesse o site da Smiles, informa origem, destino e a data desejada. A Smiles oferece a opção de emissão de Pontos + Milhas que é uma ótima opção quando você não tem o valor total dos pontos para a emissão da passagem.
Tudo Azul
No site do Tudo Azul dá pra consultar os valores em reais, milhas e milhas + dinheiro. Assim fica fácil calcular se vale a pena emitir com pontos ou em dinheiro.
Latam Pass
O Latam Pass não tem opção de milhas + dinheiro em voos nacionais (alguns trechos internacionais oferecem essa função). Por outro lado, o site permite visualizar o valor das passagens de ida e volta em uma tabela, facilitando encontrar as datas mais baratas.
COMO TRANSFERIR PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO
Depois que escolheu o seu voo é hora de transferir a quantidade de pontos necessária para o programa escolhido. Verifique no site do cartão qual é o limite mínimo para transferência. No caso da Livelo os valores mínimos são:
-
- Tudo Azul: 1000 pontos
- Smiles: 10000 pontos
- Latam Pass: 20000 pontos
- Tap Miles&Go: 1000 pontos
O limite mínimo para transferência é um fator importante na hora de escolher o destino dos seus pontos. Nesse caso, se o voo escolhido for da Latam Pass, será preciso transferir pelo menos 20 mil pontos, mesmo que o valor da emissão seja menor.
Dica de Viajante: Confira também a conversão de pontos do programa do cartão para o da companhia aérea. No Livelo, por exemplo, é possível transferir pontos para British Airways, Ethijad, Alitalia entre outras. Porém com uma cotação 2 pontos Livelo para 1 milha aérea.
Dica de Viajante 2: Sempre fique atento a promoção de transferência de pontos! Vira e mexe aparecem bônus de 30, 50 e até 80% a mais de milhas.
Antes de solicitar a transferência é importante você ler as regras e prazos de cada programa. Já aconteceu comigo de transferir pontos para aproveitar uma promoção em uma das aéreas mas os pontos só foram creditados depois do fim da promoção.
Antes de completar a transferência, confirme se o seu e-mail e celular estão atualizados para receber a comunicação da confirmação.
COMO EMITIR A PASSAGEM AÉREA
O valor da passagem com pontos não inclui as taxas de embarque. Sendo assim, mesmo emitindo a passagem com milhas, você terá que pagar a taxa de embarque.
Algumas aéreas (como a GOL por exemplo) permitem utilizar pontos para pagar a taxa. Entretanto, eu não gosto muito dessa opção, porque geralmente a cotação para calcular a quantidade de milhas não é boa!
Passagens emitidas com milhas não acumulam mais milhas. Seria bom se acumulassem né? Por outro lado, as passagens com milhas tem a vantagem de marcação gratuita de assento. Mas não sei até quando isso vai durar!
Assim como uma compra normal de passagens aéreas, temos o direito de arrependimento de compra até 24 horas depois da emissão. Isso significa que podemos cancelar a passagem sem custo e os pontos voltam pra conta. Passadas as 24 horas, começam a valer as regras, multas e tarifas para reembolso e remarcação.
COMO COMPRAR PASSAGEM EMITIDA COM MILHAS AÉREAS DE TERCEIROS
Isso mesmo! Dá pra emitir passagem aérea utilizando pontos de terceiros. É uma opção interessante quando você não tem milhas aéreas.
Isso porque o valor cobrado segue uma cotação de oferta e procura de pontos e (geralmente) o valor da passagem custa menos do que se comprado no site da companhia aérea.
Atualmente existem duas grandes plataformas para emissão de passagem com milhas de terceiros. São elas a Maxmilhas e a 123 Milhas.
A emissão é bem semelhante a compra de uma passagem normal sendo que os valores aparecem em reais.
Mas fique atento as regras de cancelamento e reembolso, uma vez que a passagem é emitida através da plataforma utilizando a conta do programa de milhas de um terceiro.
CONCLUSÃO
Esse é o último post da série básica sobre milhas aéreas e espero que tenha aproveitado o conteúdo gerado até agora.
Se aplicou tudo que foi dito aqui você deu os primeiros passos para aproveitar de todos os benefícios desse mercado! E de quebra já aprendeu como emitir uma passagem com pontos. Se perdeu algum assunto é só procurar os links ao final desse post.
Para ajudar a divulgar o blog, por favor compartilhe esse e outros posts nas redes sociais e ajude a disseminar esse conhecimento! Aproveite e deixe seu comentário e ative a notificação para receber posts futuros!
Se curtiu o post então siga para o post em que falo sobre entrar em um Clube de Vantagens de milhas aéreas.
Se inscreva na nossa lista de e-mail para receber as novidades do blog e receba gratuitamente a nossa planilha de controle de gastos de viagem!
QUER APRENDER TUDO SOBRE MILHAS AÉREAS?
-
- O QUE SÃO MILHAS AÉREAS (Parte 1)
- COMO SE CADASTRAR EM PROGRAMAS DE MILHAS (Parte 2)
- SOLICITAR MILHAS E PONTOS DE VOOS REALIZADOS (Parte 3)
- COMO TRANSFERIR PONTOS DO CARTÃO DE CRÉDITO (Parte 4)
- FORMAS DE ACUMULAR PONTOS E MILHAS AÉREAS (Parte 5)
- COMO COMPRAR PASSAGEM COM MILHAS (Parte 6)
- COMO ESCOLHER E SE INSCREVER EM UM CLUBE DE VANTAGENS
- O QUE SÃO PROGRAMAS DE CASHBACK
- O QUE FAZER COM PONTOS E MILHAS VENCENDO
2 comentários
Bom dia tudo bem
bem interesante as dicas
Eu tenho uma consulta, uma agencia do viagem me ofreceu uma passagem com um valor bem legal e muito mais barata do que tá na compañía área, dizendo que é comprada pelas milhas, e que a passagem será entregue antes de 48 horas da data da viagem, é possível isso?
oi Alex bom dia! Eu já comprei passagem emitida por milhas de terceiros sem problemas. Mas procure por sites mais confiáveis como MaxMilhas e 123 Milhas. O valor da passagem é mais barata com milhas justamente pela conversão de milhas para real. Mas procura por sites e agências mais confiáveis no mercado (você pode olhar no Reclame Aqui e no TripAdvisor as avaliações das agências).